Proxxima

Ghost Interview

Lugar de Mulher é no Morse

Um bate-papo, no formato Ghost Interview, com grandes lideranças femininas

Published

on

Ao longo da nossa editoria do Ghost Interview, “entrevistamos” diversas mulheres incríveis que nos ensinaram sobre liderança, sonhos, empreendedorismo, criatividade, inovação, tecnologia, resiliência, entre outros… Neste dia das mulheres, o time do Morse criou um verdadeiro bate-papo reunindo o melhor das entrevistas que tivemos com grandes lideranças femininas. Pelas mulheres da nossa comunidade, toda a nossa admiração! Pois sim, mulheres podem e devem ser agentes de transformação e inovação! E o papo de hoje é um compilado de exemplos💖

Sara Blakely, founder da SPANX e bilionária “self-made-woman” mais jovem do mundo

Você comenta sobre a importância de seguir seus instintos e adotar abordagens únicas para os negócios, como isso reflete na história da Spanx? 

Quando comecei a Spanx, estava em um coquetel. Um monte de gente tinha ouvido que eu tinha inventado algo e veio até mim e disse: “Sabe, Sara, negócios são guerra”. Eu simplesmente não aceitava isso e não acreditava nisso. Acreditei que poderia ser diferente.

Tenho estado focada no cliente, focada em encantá-lo e surpreendê-lo, e tornar sua vida melhor, e não tive nenhum tipo de atitude implacável, como ‘outras pessoas têm que ser destruídas ou demolidas para que eu tenha sucesso.’ Esse não era o meu caminho! 

(Entrevista ao Susie Moore)

Sheryl Sandberg, ex-COO da Meta

Sabemos que as mulheres já estavam se sentindo sobrecarregadas e estressadas tentando equilibrar tudo, e o relatório Women in the Workplace que a Lean In e a consultoria McKinsey & Company fizeram descobriu que entre as mulheres que consideram reduzir suas carreiras ou sair da força de trabalho, quase duas em cada três citam o esgotamento como principal motivo. O que pode ser feito no nível pessoal ou do empregador para tentar ajudar a gerenciar nossa saúde mental e bem-estar durante esse período em que estamos lidando com tanta coisa?

Acho que há muito o que fazer. Eu acho que as empresas têm que abordar isso explicitamente. Temos que ajustar os critérios de desempenho. Temos que garantir que as pessoas possam se despedir. Damos a qualquer um no Facebook que precise de licença adicional para cuidar de si mesmo, de uma criança, ou um parente doente. Precisamos resolver os problemas que as pessoas estão enfrentando. Para as mulheres negras e pessoas de cor, elas estão passando por essa violência horrível que está acontecendo em nosso país, e então elas vão trabalhar e ninguém sequer menciona ou pergunta sobre isso. Precisamos ajudar as pessoas a se dedicarem totalmente ao trabalho e ajudar as empresas a lidar com isso, para que as pessoas possam prosperar na força de trabalho, e não estamos fazendo isso. 

(Entrevista Forbes – Outubro 2020

Mary Beth Westmoreland, Vice-Presidente de tecnologia da Amazon

Você já afirmou em uma das entrevistas sobre a importância de não se preocupar com pequenas coisas, pode nos explicar isso para o mundo dos negócios? 

Às vezes, posso me auto rebaixar se eu deixar cair alguma coisa ou cometer algum erro. Não gosto de desapontar ninguém perdendo um e-mail ou me atrasando para uma reunião. O que aprendi é que às vezes essas coisas não podem ser evitadas, que nenhuma pessoa razoável espera perfeição e, no esquema das coisas, às vezes esses “erros” simplesmente não importam. Portanto, não desperdice energia se preocupando com as pequenas coisas… economize para comemorar as grandes VITÓRIAS!

(Authority Magazine – 2020

Jacky Wright, ex-diretora digital da Microsoft é agora CTPO da McKinsey & Company

Como você avalia as habilidades necessárias para as líderes de hoje?

Os negócios futuros se tornarão rapidamente irrelevantes se não acompanharem o que está acontecendo ao seu redor. Para os líderes de hoje, as habilidades sociais precisam envolver uma combinação de olhar para o mundo e o que está acontecendo ao seu redor, entender a dinâmica das pessoas e certificar-se de incluí-las de uma maneira que mostre que você pode aproveitar o poder de todos. 

(Entrevista Microsoft Magazine – 2021)

E por último… Quais são seus conselhos para as líderes de hoje?

Seja corajoso ao pedir apoio. Aprenda a ser vulnerável, pois isso ajudará as pessoas a entender quais são suas necessidades específicas. Todos os líderes da organização devem se ver como defensores. Cada momento pode ser um momento de mentoria ou um momento de aliança.

(MSFTEnable – 2021

Anjali Sud, CEO do Vimeo

Como você garante que você tenha um equilíbrio entre vida profissional e pessoal?

Bem, eu não procuro o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Acho que a palavra equilíbrio implica que não há trade-offs. E na minha experiência, é claro que existem trade-offs. Tenho sido muito feliz e realizada como mãe, como esposa e como filha. Colocamos muita pressão em nós mesmos para fazer tudo e não acho que isso seja realista e temos que ser capazes de priorizar. Para mim, eu diria que sei as coisas que priorizo ​​e um ótimo exemplo é — dormir. Preciso ter uma boa noite de sono, mesmo que isso signifique menos tempo social ou ter que largar meu laptop. Farei essa troca, porque fico muito mais feliz e energizada quando faço isso. A outra coisa que todos nós experimentamos com a pandemia é que precisamos de mais flexibilidade na forma como trabalhamos. Se você fornecer essa flexibilidade, melhorará tanto a qualidade de vida quanto a qualidade do trabalho. No Vimeo, não acho que o conceito de uma semana tradicional de 5 dias existirá no futuro e isso será realmente poderoso para qualquer pessoa que esteja se esforçando por um equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

(Rediff – 2021)

Gwynne Shotwell, presidente e COO da SpaceX

Muitas mulheres na indústria olham para você como um modelo. Como você está usando sua posição para encorajar outras mulheres na indústria espacial?

Eu gostaria de ter feito mais, honestamente. Mas espero que apenas fazer um ótimo trabalho e fazer parte desse grande empreendimento seja inspirador para as pessoas. Quando faço palestras, tento me concentrar em veículos minoritários sub-representados. Eu realmente sinto que nosso mundo será impulsionado ainda mais pela tecnologia e quero garantir que a divisão social não seja exacerbada pela divisão de compreensão tecnológica. Quer você queira ser engenheiro ou técnico ou não, acho importante que todos daqui para frente entendam o básico. Você não precisa codificar para entender como o código é montado.

O melhor que pude fazer é garantir que estou fazendo meu melhor trabalho todos os dias e que a SpaceX está fazendo grandes coisas. À medida que as coisas desaceleram na SpaceX – e nunca o fizeram, mas como o fazem – espero ter mais tempo para me conectar com as pessoas mais de perto e falar sobre minha história. Como cheguei onde estou e talvez dar alguns conselhos para as pessoas que têm dúvidas.

(Satellite Today – Maio 2021)

Shonda Rhimes, escritora e fundadora da produtora Shondaland 

Qual personalidade você procura em pessoas para compor seu time? O que você valoriza nos profissionais e em lideranças femininas? 

Gosto de pessoas com suas próprias opiniões e gosto de pessoas que discutem comigo. É muito cansativo estar em uma sala cheia de pessoas que apenas acenam e sorriem.

Ou concordam com você em tudo o que disser. É importante ter pessoas que estejam absolutamente dispostas a dizer que você está errado ou que tenham uma perspectiva totalmente diferente da sua sobre tudo. É difícil encontrar novas ideias e as boas são ainda mais difíceis. E então, para mim, se você pode ter uma ideia nova, se você pode ter uma perspectiva totalmente diferente sobre algo, isso é interessante para mim.

Eu não contrato ninguém que em uma entrevista não possa me dizer o que acha que está errado com os programas, ou como estamos fazendo as coisas. Se você não pode me dizer em uma entrevista o que você acha que está errado (e eu sei que isso não é uma coisa fácil de fazer) mas se você não pode me dizer lá, então você nem vai chegar à segunda fase das coisas.

(Entrevista ao podcast Recode Decode em 25 de outubro de 2017)

Melanie Perkins, CEO e cofundadora do Canva

Você recebeu muitos “nãos”, certo? Como foi continuar e batalhar pelo sonho do investimento? 

Tomamos muitos nãos. Toda vez que nós recebíamos uma pergunta difícil de um possível investidor ou toda vez que eles nos falavam a razão por que não investiriam na Canva, a gente mudava alguma coisa do pitch. Eu revisei tanto nosso pitch que acho que passou das 100 vezes, a cada vez eu acrescentava informações que os investidores pareciam mais interessados e mudava as partes que sofriam rejeições. O normal seria você desistir depois do centésimo não, mas a gente perseverou.

(Sydney Startups em 14 de janeiro de 2018)

Corie Barry, CEO da Best Buy

Como você se sente sendo a primeira mulher CEO da empresa e a mais jovem CEO mulher no fortune 100? E qual é o seu diferencial?

Carrego muita responsabilidade nessa função, e adoro poder dar o exemplo como mulher ou como alguém que talvez seja mais jovem do que o CEO médio. Mas essa não é a prioridade. A prioridade é ser a melhor CEO possível para esta empresa incrível. Acredito genuinamente que somos tão fortes quanto nosso pessoal e uma força de trabalho engajada é o ativo mais poderoso que temos. Tudo o que posso fazer para investir em nosso pessoal, para garantir que eles sintam que têm uma carreira, para garantir que sintam que estão fazendo algo significativo e genuíno, isso para mim cria mais impulso do que qualquer outra ideia estratégica que eu possa pensar. Outra coisa que é muito importante para mim é constantemente experimentar novas ideias. Saúde e nossa inserção no setor de atenção à saúde da terceira idade é um exemplo dessa inovação. Acredito que será uma das maiores evoluções em tecnologia.

(Entrevista Kare 11 – Junho 2019)

Continue Reading
Advertisement Proxxima

Trending

Copyright © 2021 Morse News