Proxxima

Ghost Interview

A presidente e COO da SpaceX

Gwynne Shotwell gerencia as operações da empresa comercial de exploração espacial fundada por Elon Musk

Published

on

Como presidente e COO da SpaceX, Gwynne Shotwell é responsável pelas operações diárias e pelo gerenciamento de todos os clientes e relações estratégicas para apoiar o crescimento da empresa. Ela ingressou na SpaceX em 2002 como vice-presidente de desenvolvimento de negócios e construiu o manifesto da família de veículos Falcon para quase 50 lançamentos, representando quase US$ 5 bilhões em receita.Shotwell é membro do Conselho de Administração da SpaceX.

Antes de ingressar na SpaceX, Shotwell passou mais de 10 anos na Aerospace Corporation. Lá ela ocupou cargos em Engenharia e Tecnologia de Sistemas Espaciais, bem como em Gerenciamento de Projetos. Ela foi promovida ao cargo de engenheira-chefe de um programa de satélites da classe MLV, gerenciou um estudo de referência para a Federal Aviation Administration sobre transporte espacial comercial e concluiu uma extensa análise da política espacial para o futuro investimento da NASA em transporte espacial. Em 2021, Shotwell foi listada como a 38ª mulher mais poderosa do mundo pela Forbes. Em 2020, ela foi incluída na lista da Time das 100 pessoas mais influentes do mundo. 

Quando você acha que iremos para Marte?

Devemos colocar as pessoas na superfície de Marte ainda nesta década! Acho que devemos fazer uma grande entrega na superfície de Marte e então as pessoas vão começar a pensar mais sobre isso…E então eu penso que dentro de 5 ou 6 anos as pessoas verão que será um lugar real para ir!

(CNBC – Maio 2022)

Na sua jornada com a SpaceX você teve muitos momentos emocionantes e cheios de adrenalina, como você descreve as suas experiências?

Na verdade, a propósito, para os futuros empreendedores, acho muito importante ter esses grandes momentos, descobrir quais são os grandes momentos em que você pode reunir suas equipes. Cura muitos males. Isso realmente ajuda com o moral e é incrível para a formação de equipes. Portanto, os lançamentos são fáceis. É um espetáculo fácil de fazer isso. Mas acho que é realmente importante encontrar esses tipos de momentos no desenvolvimento de seus negócios futuros.

(Stanford – Julho 2022

Como você equilibra essas metas ambiciosas? Como lidar com as metas de Musk e comunicar ao seu time para inspirá-los a tornar o impossível possível?

Existem algumas estratégias para fazer isso. Em primeiro lugar, você sempre mira alto. Conseguimos tudo o que queríamos, nunca na linha do tempo. Falhamos na linha do tempo, mas isso parece ser a falha certa em vez de não alcançar o que você está tentando alcançar tecnicamente. Então você demonstra que foi capaz de fazer essas coisas malucas, insanas e absurdamente ambiciosas no passado. Você pode continuar incentivando as pessoas a fazê-lo novamente. E você tenta separar essa situação aparentemente impossível e como vamos projetar e desenvolver isso, e você a divide em pedaços menores. Você constrói um protótipo. Você testa. Você coloca protótipos – você sabe, subsistemas juntos e testa isso. E você meio que usa uma abordagem de blocos de construção para atingir seus objetivos.

(Stanford – Julho 2022

Muitas mulheres na indústria olham para você como um modelo. Como você está usando sua posição para encorajar outras mulheres na indústria espacial?

Eu gostaria de ter feito mais, honestamente. Mas espero que apenas fazer um ótimo trabalho e fazer parte desse grande empreendimento seja inspirador para as pessoas. Quando faço palestras, tento me concentrar em veículos minoritários sub-representados, bem como em STEM. Eu realmente sinto que nosso mundo será impulsionado ainda mais pela tecnologia e quero garantir que a divisão social não seja exacerbada pela divisão de compreensão tecnológica. Quer você queira ser engenheiro ou técnico ou não, acho importante que todos daqui para frente entendam o básico. Você não precisa codificar para entender como o código é montado.

O melhor que pude fazer é garantir que estou fazendo meu melhor trabalho todos os dias e que a SpaceX está fazendo grandes coisas. À medida que as coisas desaceleram na SpaceX – e nunca o fizeram, mas como o fazem – espero ter mais tempo para me conectar com as pessoas mais de perto e falar sobre minha história. Como cheguei onde estou e talvez dar alguns conselhos para as pessoas que têm dúvidas.

(Satellite Today – Maio 2021)

Ouvi dizer que a SpaceX tem uma cultura de feedback. O quão importante é essa cultura? 

Tão criticamente importante. Feedback 360º e imediato – quanto mais cedo você receber o feedback, melhor para você. Essa é uma pepita de ouro de dados sobre como você está impactando seus colegas de trabalho, sua empresa, o projeto. Portanto, esse feedback é tão crítico. Portanto, dê feedback o mais rápido possível. E sempre tentamos dizer às pessoas para fazerem isso. Em nosso sistema de revisão, exigimos que você obtenha feedback 360 revisado de pelo menos três. Às vezes, se você tem funcionários que têm – que são realmente ótimos em algumas áreas e não muito bons em outras áreas, você tenta solicitar mais feedback para descobrir o que está acontecendo nessas áreas e tenta trabalhar com eles para descobrir como você pode levar as pessoas a este lugar onde tudo é contribuição o tempo todo.

(Stanford – Julho 2022

Eu ia perguntar exatamente isso…Como isso é operacionalizado no dia-a-dia? Como é criada e repassada essa cultura? 

Então está no nosso sistema de avaliação. Falamos sobre isso no primeiro dia de trabalho, por favor, dê feedback. Mas engenheiros e – bem, não é realmente da natureza humana estar disposto a olhar alguém nos olhos e dizer: “Ei, isso não foi útil, não foi super útil. Você poderia fazer desse jeito?” Seja objetivo. Tente não personalizá-lo. Em quase todos os casos – e o feedback pode ser técnico. Não precisa ser como: “Ei, você foi um idiota total comigo e eu estou realmente preocupado com isso”. Mas em quase todos os casos, a pessoa – pelo menos em minha experiência, a pessoa não é mal-intencionada – não pretende fazer coisas ruins. Ambos cometeram um erro. Eles desconheciam.

Então, acho que abordar isso não é por – não levar para o lado pessoal, mas apenas falar sobre como essa situação afetou você ou como o trabalho dessa pessoa fez com que seu trabalho não fosse ótimo, você não conseguiu terminar seu projeto ou o que quer que seja, é muito importante.

(Stanford – Julho 2022

No Starlink, Elon falou abertamente sobre os desafios de tornar o Starlink um negócio de sucesso. E a indústria de satélites tem esse santo graal de conectar os desconectados há anos, mas ninguém conseguiu alcançá-lo ainda. Como você garantirá que o Starlink seja bem-sucedido?

Starlink é o sistema de satélite, o sistema/rede terrestre e o lançamento. Entendemos o lançamento extraordinariamente bem. Dragon é uma máquina e um satélite extraordinários. Poderíamos aproveitar muito desse aprendizado e conhecimento no sistema de satélite. Trouxemos muitas pessoas de eletrônicos de consumo porque queríamos que o Starlink parecesse mais uma peça de eletrônicos de consumo do que um satélite tradicional, e isso era incrivelmente importante.

Ainda estamos aprendendo o sistema terrestre e a rede. Mas temos uma equipe muito dedicada a proporcionar uma ótima experiência. Todos que trabalham no Starlink têm o Starlink. Eles sabem quando o sistema tem pontos problemáticos e se dedicam a corrigi-los. A rede tem que melhorar a cada dia. Ainda estamos tropeçando e tropeçando e descobrindo coisas novas sobre esse sistema. Mas estou confiante de que o sistema será extraordinário. Então, é realmente deixado para o mercado… É algo que o mercado quer e compra? Isso é desconhecido, mas, dada a resposta até o momento, é um ótimo produto para quem mora em áreas rurais.

(Satellite Today – Maio 2021)

Quais são suas esperanças pessoais quando você olha para um futuro interplanetário com a Starship? Que tipo de futuro você espera que a SpaceX esteja possibilitando?

Para mim, Starship é o primeiro passo de bebê da SpaceX na exploração humana de outros planetas no sistema solar e na mudança para outros sistemas solares e outras galáxias. Nunca fiz aula de astronomia, mas fico cativada e hipnotizada quando olho para as estrelas, sabendo que cada uma delas é um sistema solar que poderia ter vida como a Terra. Anseio por ir para lá e acho que Starship é o começo disso. É um passo muito importante para a existência humana, e para o aprendizado humano. Eu vejo isso como um pequeno passo para levar as pessoas para as estrelas! 

(Satellite Today – Maio 2021)

Como é trabalhar para Elon Musk e como você consegue obter autonomia diante de um líder como ele? 

Eu amo trabalhar para Elon. Eu gosto mais dele pessoalmente do que do Twitter. [Risos] Na verdade, eles parecem duas pessoas diferentes para mim muitas vezes. Ele é justo demais. Ele é engraçado. Ele leva as pessoas a fazer um ótimo trabalho. Ele cria situações desconfortáveis ​​com certeza no escritório, mas as pessoas respondem – tendem a responder intensificando, fazendo coisas realmente difíceis e pensando mais sobre como podem realmente fazer algo em vez de dizer: “Oh, não posso faça isso.” 

Temos uma linha muito distinta entre o que ele faz e o que eu faço. Eu me concentro no operacional — aliás, ele pode encostar quando quiser, claro; ele é meu chefe. Mas eu comando o dia a dia, ele comanda a tecnologia. E é uma boa divisão. Eu não sou um desenvolvedor de tecnologia. Na verdade, sinto que sou um facilitador de tecnologia. Sou um defensor dos funcionários. Eu ajudo a equipe a descobrir como fazer essas coisas malucas. Mas ele é realmente o visionário e dirige até o fim da tecnologia. E então, quando fica chato, eu entendo – [risos] – e consigo executá-lo, o que é ótimo.

(Stanford – Julho 2022

Quais são os seus conselhos para os empreendedores?

Você enfrenta adversidades e acho que a única maneira de superar isso é entender a situação e ser honesto consigo mesmo. Escolha um caminho e faça e não tenha medo de dizer que errou, se errar. 

Mire alto! Sempre alcançamos o que queríamos, mas nunca na linha do tempo. Na SpaceX falhamos na linha do tempo, mas isso parece ser o erro certo em oposição a não alcançar o que você está tentando alcançar tecnicamente…

(Satellite Today – Maio 2021)

Continue Reading
Advertisement Proxxima

Trending

Copyright © 2021 Morse News