Proxxima

Ghost Interview

O co-fundador da Koo

Conheça quem é o responsável pela rede social que viralizou nesta semana

Published

on

“Existem muitos casos de uso para um produto como a Koo. Uma delas é a necessidade de líderes e personalidades de destaque manterem contato com pessoas que desejam ouvi-los. Nós permitimos que eles façam isso em vários idiomas – algo que nenhum outro faz” 

Aprameya Radhakrishna é co-fundador da Koo, uma plataforma de microblogging que compete com o Twitter ao se concentrar em falantes de línguas locais na Índia, um país com mais de 20 idiomas oficiais. Koo, que foi lançado em novembro de 2019, ganhou destaque em 2021, quando o Twitter resistiu a remover conteúdo que não agradava ao governo indiano. Em junho de 2021, quando o governo nigeriano baniu o Twitter, Koo se posicionou como substituto, levando vários políticos locais, incluindo o presidente Muhammadu Buhari, a abrir contas na Koo. Agora com as polêmicas da compra do Twitter por Elon Musk, o aplicativo não só bombou na Índia como também aqui no Brasil, atingindo 1 milhão de downloads no país em 24 horas, seja pela alternativa ao Twitter ou simplesmente pela possibilidade incontável de trocadilhos com o nome do aplicativo. Para falar sobre a rede social que bombou nesta última semana, Aprameya é nosso convidado do Ghost Interview de hoje! 

Como você compara a Koo com aplicativos como o Twitter?

Assim como o Twitter, a Koo é uma plataforma de microblogging. No entanto, é aí que a semelhança termina. Projetada com a abordagem ‘India-first’ em mente, a plataforma incentiva os criadores a apresentar suas personalidades linguísticas por Kooing em seu idioma local em uma variedade de tópicos.

(Money Control – 2022)

Quais são os desafios que você tem enfrentado para tornar a Koo popular na Índia?

Prevê-se que a Índia tenha 900 milhões de usuários de internet até 2025. Os falantes de inglês constituem menos de 10% da nossa população. Até agora, uma grande parte dos usuários da Internet na Índia não estava familiarizada com o conceito de microblogging devido às plataformas existentes com foco no inglês. Koo é um pivô nesse sentido, um aplicativo ‘Made in India’ para usuários iniciantes de mídia social e pessoas que preferem interagir em suas línguas maternas.

A taxa de adoção de Koo tem sido fenomenal. Desde o lançamento em março de 2020, Koo ultrapassou 20 milhões de downloads, um feito notável para uma plataforma doméstica. Temos mais de 5.000 contas eminentes em todas as categorias. Apoiada por tecnologias robustas e recursos exclusivos, a plataforma continuará crescendo, prosperando e atingirá 100 milhões de downloads no futuro.

(Money Control – 2022)

Com os relatórios recentes da aquisição do Twitter por Elon Musk, muito debate girou em torno da liberdade de expressão, e você tem defendido muito isso, marcando Musk no Twitter. Qual é exatamente a filosofia de Koo? 

De acordo com nossa filosofia na Koo, a liberdade de expressão será o futuro da mídia social. Como plataforma de opinião, a própria plataforma não pode opinar. E cada ação, cada recurso do produto tem que fazer a pessoa sentir que essa plataforma não tem opinião própria.  Por exemplo, o mais básico são as comunidades linguísticas em Koo. Para uma pessoa que fala em tâmil, telugu, hindi, qualquer que seja o idioma, se ela for a uma plataforma dominada pelo inglês como o Twitter, ela se sentirá julgada por falar no idioma. 

Na Koo, eles não serão julgados. Agora, apenas um recurso sutil como esse em que uma pessoa não se sentirá julgada por como está dizendo, em que idioma está dizendo, é por onde começamos.  Em seguida, independentemente de sua opinião sobre política, sobre críquete, sobre um filme, sobre qualquer coisa, você pode dizer isso sobre Koo, quem quer que seja. A única coisa que é o nosso princípio orientador é que vivemos em um país. O país é governado democraticamente. Temos uma lei de terra no mundo offline. E tudo o que você fizer online também seguirá a mesma lei da terra.

(Inc 42 – 2022

Qual foi a intenção de começar Koo? Conta para a gente a sua jornada! 

A ideia de Koo nos ocorreu enquanto estávamos construindo nosso primeiro produto – Vokal – que é uma plataforma de perguntas e respostas para falantes nativos do idioma. Vários usuários do Vokal expressaram seu grande interesse em compartilhar seus pensamentos de fluxo livre, além de responder a perguntas na plataforma. Foi quando reconhecemos que, quando se trata de se expressar online, existe uma imensa oportunidade esperando para ser aproveitada, especialmente em idiomas nativos. Num país como a Índia – onde mais de 90 por cento da nossa população pensa e fala numa língua regional – o poder de expressão na língua materna é verdadeiramente imenso. Estudamos os produtos existentes e percebemos que o conteúdo em idiomas indianos é escasso, já que a maioria das plataformas de mídia social carrega uma abordagem que prioriza o inglês e é criada principalmente para falantes de inglês que residem em centros urbanos. Os falantes nativos também carregam um forte desejo de se conectar e criar conteúdo, mas são deixados de fora das principais experiências da Internet devido aos fundamentos centrados no inglês da maioria das plataformas. Assim, começamos a desenvolver a Koo como uma plataforma de microblog multilíngue para os indianos se expressarem em sua língua materna e se conectarem com suas comunidades linguísticas e culturais. 

(Hindustan Times – 2021)

Qual é o tamanho da equipe? Algum plano de expansão?

Temos uma base de funcionários de 300 e vamos expandir para outros países que têm vários idiomas. Mesmo grupo demográfico, como se houvesse uma pequena porção de ingleses. Haverá outra porção maior que fala em vários idiomas. Existem tantos países assim. Assim que resolvermos na Índia, que é o país mais complexo, acho que todos os outros países se tornarão fáceis. 

(Inc 42 – 2022

Como uma plataforma de microblogging como a Koo ganha dinheiro?

No momento, estamos focados no crescimento e na conquista do mercado! A monetização acontecerá depois… Isso não é um problema. Existem maneiras suficientes pelas quais as mídias sociais dos EUA e da China ganharam dinheiro. Então o importante é capturar o mercado. Isso é o que estamos fazendo. É onde estamos gastando tempo.

(Inc 42 – 2022

Quais são os casos de uso da Koo? Para quem é a plataforma? 

Existem muitos casos de uso para um produto como a Koo. Uma delas é a necessidade de líderes e personalidades de destaque manterem contato com pessoas que desejam ouvi-los. Nós permitimos que eles façam isso em vários idiomas – algo que nenhum outro faz. Essas atualizações e conversas bidirecionais tornam-se inestimáveis ​​quando feitas no idioma que as massas preferem.

(Hindustan Times – 2021)

Quais são os novos recursos que Koo planeja lançar?

Nossa equipe técnica altamente qualificada trabalha diligentemente para introduzir melhorias no produto. Recursos como o Talk-to-Type permitem que os usuários se expressem sem precisar digitar, apenas dizendo em voz alta tudo o que desejam. Esse recurso é especialmente benéfico para aqueles que não podem ou não desejam digitar em um idioma específico.

(Money Control – 2022)

Quais tecnologias e tendências emergentes oferecem o máximo de desafios e oportunidades para um aplicativo de microblogging? 

Nossa estrutura de produto é genérica e permite a expressão aberta da melhor forma. Atendemos às necessidades humanas mais essenciais – algo que nunca mudará. Qualquer nova tecnologia que melhore essa comunicação é algo que adotaremos como plataforma.

(Hindustan Times – 2021)

Como acontece a moderação de conteúdo na Koo?

Nossas diretrizes da comunidade são um reflexo da lei de terras da Índia, o que é permitido online, o que não é. Portanto, discurso de ódio, pornografia, nudez e discurso de ódio contra uma religião… Esses são exemplos do que não é permitido na plataforma. Acho que se expressar respeitosamente é o princípio orientador. E é isso que seguimos.

É muito simples, não é muito complicado. Existem apenas alguns lugares onde está na área cinza. Alguma declaração feita… para algumas pessoas pode ser liberdade de expressão. Para outras pessoas, será discurso de ódio. Agora, esses são os tipos de cenários que precisam ser tratados com cuidado. É sobre isso. No entanto, vamos continuar evoluindo com as mudanças na tecnologia.

(Inc 42 – 2022

Continue Reading
Advertisement Proxxima

Trending

Copyright © 2021 Morse News