Proxxima

Ghost Interview

A CEO do Vimeo

Conheça Anjali Sud

Published

on

Uma mulher que enfrentou a rejeição de todos os bancos de investimento, que uma vez foi informada de que ela não possui a personalidade para ser uma banqueira, se tornou a CEO do Vimeo – a maior plataforma de vídeo aberta sem anúncios do mundo. Anjali Sud nasceu em 1983 em Michigan como filha de imigrantes indianos. Ela se formou com uma licenciatura em B.Sc. em Finanças e Gestão. Mais tarde, ela fez MBA na Harvard Business School.

Sua jornada depois de se tornar CEO não foi fácil, foi uma jornada bastante desafiadora e crucial, pois o mercado foi inundado com muitos concorrentes para o Vimeo. Mas quando Anjali assumiu o cargo de CEO em 2017, ela parou tudo para reinventar o Vimeo como uma empresa de software que atende criadores de vídeo. E esse mercado está crescendo: no final de 2020, o Vimeo tinha mais de 1,5 milhão de clientes pagantes, gerando US$ 83,8 milhões em receita apenas no quarto trimestre. Na verdade, o Vimeo cresceu tão rápido em 2020 que acidentalmente gerou lucro no terceiro trimestre, mesmo quando a empresa estava tentando reinvestir no crescimento. Essa é uma história de sucesso notável – tudo porque Anjali decidiu parar de competir com o YouTube, Netflix e outras empresas de vídeo de consumo e encontrar um mercado melhor para atuar. Para contar sobre sua jornada, Anjali é nossa convidada do Ghost de hoje 🙂 

Como você descreveria o que é o Vimeo hoje?

O Vimeo é a maior plataforma e comunidade de vídeo profissional do mundo. Não somos um concorrente do YouTube. Não somos um destino de visualização. Somos uma plataforma que ajuda qualquer pessoa a criar e distribuir vídeos em qualquer lugar da internet. Pensamos em nós mesmos como o controle da missão que impulsiona todas as equipes profissionais do mundo que desejam se comunicar usando vídeo. Como você pode imaginar, isso se tornou mais relevante durante a pandemia.

(Mckinsey & Company – 2020

Vocês devem ter ouvido bastante sobre o Vimeo ser concorrente do Youtube. Qual era a reação de vocês e por que se afastaram?

Acho que ouvimos muito isso e estamos nos afastando disso. E, fundamentalmente, é porque não acreditamos que possamos atender melhor aos criadores e empresas do mundo se nosso incentivo for a publicidade e manter o conteúdo em nossa plataforma. Queremos que nosso sucesso esteja alinhado com o sucesso desses criadores. E se você realmente falar com a maioria deles, a razão pela qual eles querem um concorrente para o YouTube é porque eles querem monetizar seu conteúdo de outras maneiras. 

(The Verge – 2021

Como foi sua jornada até chegar ao cargo de CEO?

Eu tive uma carreira bastante sinuosa. Para ser sincera, nunca me considerei uma inovadora e certamente não uma empreendedora. Comecei na área de banco de investimento e passei vários anos na Time Warner exatamente quando as empresas de tecnologia e mídia começaram a se desvincular. Então me mudei para a Amazon, onde pude experimentar muitas funções e trabalhos diferentes. Eu vim para o Vimeo para administrar o marketing – um trabalho executivo tradicional. Havia uma hierarquia clara de pessoas acima de mim, e eu nunca pensei que três anos depois eu estaria assumindo o cargo de CEO para pivotar substancialmente a plataforma. Embora eu não seja uma inovadora tradicional, estou bastante orgulhosa da quantidade de inovação que o Vimeo liderou nos últimos quatro anos.

(Mckinsey & Company – 2020

Que lições você tirou do seu tempo na Amazon que o ajudaram no Vimeo?

Levei muitos valores da empresa comigo quando vim para o Vimeo. Uma que se destaca é a obsessão pelo cliente, algo pelo qual a Amazon é conhecida. Sempre começamos com o cliente: você escreveria um comunicado à imprensa sobre como seria a experiência para o cliente antes mesmo de criar um produto. A segunda é a disposição de renunciar ao lucro de curto prazo para melhorar a proposta de valor. Ainda outro aspecto é o ethos da melhoria contínua: o ferramental interno de tudo a ser operacionalizado e escalável, um desejo constante de aumentar a eficiência de cada coisa que você fez. Essa é uma área difícil para empresas menores dominarem, mas à medida que escalamos, vejo cada vez mais o valor dela.

(Mckinsey & Company – 2020

Como você garante que você tenha um equilíbrio entre vida profissional e pessoal?

Bem, eu não procuro o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Acho que a palavra equilíbrio implica que não há trade-offs. E na minha experiência, é claro que existem trade-offs. Tenho sido muito feliz e realizada como mãe, como esposa e como filha. Colocamos muita pressão em nós mesmos para fazer tudo e não acho que isso seja realista e temos que ser capazes de priorizar. Para mim, eu diria que sei as coisas que priorizo ​​e um ótimo exemplo é — dormir. Preciso ter uma boa noite de sono, mesmo que isso signifique menos tempo social ou ter que largar meu laptop. Farei essa troca, porque fico muito mais feliz e energizado quando faço isso. A outra coisa que todos nós experimentamos com a pandemia é que precisamos de mais flexibilidade na forma como trabalhamos. Se você fornecer essa flexibilidade, melhorará tanto a qualidade de vida quanto a qualidade do trabalho. No Vimeo, não acho que o conceito de uma semana tradicional de 5 dias existirá no futuro e isso será realmente poderoso para qualquer pessoa que esteja se esforçando por um equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

(Rediff – 2021)

Como você analisa a ascensão do TikTok e os formatos dos vídeos? O Vimeo está olhando para isso?

Absolutamente. Então, acho que o ponto é que a próxima geração de criadores é super experiente, e nem mesmo as ferramentas que o TikTok está oferecendo são avançadas. É que as expectativas do consumidor estão mudando, certo? Agora esperamos, seja de uma pequena marca ou Netflix, um conteúdo super envolvente e que precise ser editado de forma bacana. E isso só precisa atrair nossa atenção constantemente. E assim, nós pensamos muito sobre isso. Adquirimos uma empresa em Israel no ano passado, que era basicamente a versão comercial da edição de vídeo por IA. Foi fundada por PhDs em IA. E eles passaram 10 anos, na verdade inicialmente de uma lente de consumidor e depois mudaram para o negócio, como uma espécie de transição. Como você torna esse conteúdo super envolvente?

Então, acho que o mesmo tipo de capacidade, de várias maneiras, é a capacidade que estamos trazendo para as empresas. Não estamos apenas ajudando-os a criar conteúdo para o TikTok. Também estamos os ajudando a criar conteúdo para o Instagram, seu site e todos esses outros lugares. Mas absolutamente, acho que tudo, desde filtros a diferentes estilos e modelos, e o tipo de música que você usa e como os vídeos são otimizados por plataforma, tudo está evoluindo. E estamos muito focados nisso. Temos parcerias com todos esses destinos.

(The Verge – 2021

Todos nós sabemos que nem tudo funciona – você precisa testar e aprender. Então, o que não funcionou no Vimeo? E como você estimula o aprendizado e a experimentação em sua cultura?

Para ter sucesso, você precisa separar as coisas que exigem convicção das coisas que têm pontos cegos, que você deve deixar de lado. Eu vou te dar exemplos. Adquirimos uma empresa e tivemos que fechar uma unidade de negócios em um ano. Tentamos fazê-lo funcionar – com tanta força que eu poderia dizer: “Mesmo que executemos isso em 100%, não vai funcionar, porque estamos executando em 70% e não estou vendo nenhum sinal.” Por outro lado, adquirimos empresas que falharam em nossos objetivos em um ano, mas no terceiro ano, elas foram os impulsionadores mais bem-sucedidos de nossos negócios. 

Para mim, distinguir entre os dois requer ter pessoas inteligentes por perto que sempre farão perguntas, porque nem todo mundo é cego para um ponto cego, certo? 

O contrário vale para a convicção. Algo se lança, não vemos sucesso imediato, e várias vezes meu instinto foi, vamos desistir. Temos outras coisas para fazer. Mas outros na equipe tinham uma convicção profunda, que às vezes não conseguiam provar com números. Quando vejo pessoas inteligentes que entendem o negócio e a indústria da mesma forma que eu com esse tipo de convicção, isso me força a não seguir meu instinto.

(Mckinsey & Company – 2020

Você aborda muito a importância da análise da execução, certo? Nos fale mais sobre!

A outra parte é a questão da execução, porque quando uma estratégia está falhando, você não sabe se é porque a ideia não está certa ou a execução. No Vimeo, sempre que algo não está funcionando, coloco meus melhores “jogadores” imediatamente porque quero decidir o mais rápido possível se é um problema de execução ou um problema de ideia. Na verdade, eu era a encarregada de administrar o negócio que acabamos fechando. Eu me coloquei no comando porque não queria ter desculpas por não ter buy-in suficiente ou muita burocracia. Ser responsável pelo negócio por alguns meses me ajudou a analisar se era um problema de ideia ou um problema de execução.

(Mckinsey & Company – 2020

Qual a sua visão de impacto de marketing para os pequenos negócios?

O vídeo é tão envolvente e deve ser usado em todas as formas de comunicação. E, na verdade, o fato de hoje pensarmos que os anúncios são o principal é o problema. E é isso que estamos tentando resolver, é torná-lo tão fácil que qualquer um pode criar vídeos para tudo. Então, primeiro, eu diria que nossa visão é que o poder do vídeo como meio não está sendo aproveitado em todo o seu potencial pela maioria das empresas. E queremos facilitar isso.

(The Verge – 2021

Última pergunta: O que te mantém acordada à noite?

Já estive em posições em que o que me mantinha acordada à noite eram questões de negócios existenciais. Temos a estratégia certa? Fico feliz em dizer que não penso mais nisso. O que me mantém acordada à noite é a execução e, dentro disso, o foco. Porque quando você está em um mercado como o nosso, em um momento como agora, a oportunidade é enorme. Somos uma empresa ágil, de rápido crescimento e movimento rápido e em todos os lugares que olho, vejo oportunidades. Mas também sei que para ser ótimo em alguma coisa, você tem que se concentrar. E o que mais me preocupa, como líder do Vimeo, é se estou fornecendo foco suficiente para minhas equipes para que possamos realmente ser ótimos em alguma coisa? Você não quer perder um grande barco, e às vezes é difícil dizer não a ideias válidas e excitantes que podem ser transformadoras. Mas eu me preocupo com muita distração.

(Mckinsey & Company – 2020

Continue Reading
Advertisement Proxxima

Trending

Copyright © 2021 Morse News