Proxxima

Ghost Interview

Os novos passos de Sheryl Sandberg

A COO da Meta anunciou sua saída

Published

on

Sheryl Sandberg se tornou uma das figuras mais reconhecidas nos negócios globais depois de ajudar o Facebook a se transformar de uma startup em uma potência de publicidade multibilionária. Com 52 anos, a executiva anunciou sua saída como COO da Meta e permanência no conselho da empresa. Sandberg ingressou no Facebook em 2008 e foi fundamental para transformá-lo em um gigante de mídia social que gerou quase US$ 120 bilhões em receita no ano passado. Ao longo do caminho, ela se tornou uma autora influente – publicando “Lean In” em 2013 – e atuou como o rosto de maior destaque da empresa ao lado do CEO Mark Zuckerberg. Em 2012, ela foi nomeada na Time 100 , uma lista anual das pessoas mais influentes do mundo. Na lista de bilionários de 2021 da revista Forbes, Sandberg teria um patrimônio líquido de US$ 1,7 bilhão, devido a suas participações acionárias no Facebook e em outras empresas. Há dois grandes fatores na decisão de Sandberg de sair agora da Meta: o fato de que a equipe executiva foi formada para abrir caminho para sua saída e que, como líder do movimento “Lean In”, ela quer concentrar-se mais na filantropia e nos direitos das mulheres. Para falar sobre seus novos passos, Sheryl Sandberg é a nossa convidada do Ghost de hoje! 🙂


Por que sair agora da Meta?

Sabe, quando aceitei esse emprego, lembro-me de por muito tempo entrevistar Mark Zuckerberg e depois conversar com meu falecido marido que eu deveria aceitar este trabalho se achasse que poderia fazê-lo por cinco anos. Isso foi há 14 anos. 14 anos em um trabalho que pensei que duraria cinco anos. 

Não há tempo perfeito. É um trabalho que tem sido uma honra e um privilégio, mas não é um trabalho que permite muito tempo para fazer muito mais. E eu realmente queria abrir mais espaço na minha vida para fazer filantropia, trabalhar com a minha fundação. É um momento muito crítico para as mulheres, e é muito importante para mim ter a oportunidade de fazer mais sobre isso agora! Também é um momento em que me sinto muito bem com a equipe que construímos. Muito bom. Acho que Mark e eu construímos uma equipe incrivelmente forte. 

(Entrevista The Verge – 1º de Junho 2022)

Como você se sente em sair neste momento, onde há uma grande transição em andamento com a forma como os anúncios funcionam e tudo o que você construiu?

Quando você pensa no negócio da Meta, nunca há um momento em que um capítulo termina e um novo começa. Este não é o início ou o fim dos anúncios; este não é o começo ou o fim do negócio do metaverso. Mas é um contínuo. E tivemos desafios ao longo do caminho. Vamos continuar a ter desafios daqui para frente. A tarefa à frente é construir o negócio atual, no qual as pessoas estão trabalhando e fazendo, e também construir o futuro. E tenho muita confiança em ambos.

(Entrevista The Verge – 1º de Junho 2022)

O que você acha do metaverso em termos de aposta de negócios lá? É muito longo prazo, obviamente. Mas o que você pensa sobre isso?

A oportunidade e o desafio são os mesmos. Esta é uma empresa que tem que construir o próximo negócio enquanto está executando o atual. É um momento de reflexão para mim, um momento em que olho para trás ao longo dos últimos 14 anos e vejo que fizemos isso antes, certo? Se você se lembra, fomos a público sem anúncios. Sem anúncios! Nenhum anúncio no celular. E essa transição móvel aconteceu muito rapidamente. Tínhamos apenas anúncios no computador, então tivemos que administrar o negócio de computadores enquanto migramos para o celular. Acho que essa será uma transição ainda maior do que essa, mas essa é uma equipe que sabe fazer transições assim.

(Entrevista The Verge – 1º de Junho 2022)

Agora que toda a nossa maneira de trabalhar foi transformada, existem maneiras pelas quais esse novo mundo de como trabalhamos pode ser positivo para as mulheres? Como as empresas devem pensar sobre isso?

Acho que essa é exatamente a pergunta certa. Você sabe, há uma velha e famosa citação: “Crise é uma coisa terrível de se desperdiçar”. Não devemos desperdiçar esta crise. Esta crise nos mostrou que as pessoas podem trabalhar em casa. Se você tivesse me perguntado antes se poderíamos enviar toda a nossa força de trabalho, incluindo todos os nossos contratados, para casa durante a noite e fazer o trabalho, eu teria dito que não. Agora eu sei que podemos, porque tivemos que fazer e fizemos. Isso significa que você pode repensar o trabalho para todos, incluindo as mulheres. E no Facebook, estamos repensando; já anunciamos que estamos pensando em maneiras de que mais de nossa força de trabalho possa ser remota, possa trabalhar em seu próprio tempo em seus próprios termos daqui para frente. E acho que todas as empresas precisam fazer isso.

(Entrevista Forbes – Outubro 2020

Você tem um maior arrependimento, olhando para trás nesses 14 anos?

Temos coisas que aprendemos e certamente gostaríamos de ter conhecido antes. Coloquei no meu post que temos uma responsabilidade real de proteger a privacidade das pessoas, de construir segurança nos produtos. E acho que fizemos esses investimentos. Mas é claro que gostaríamos de ter feito isso antes. Estamos fazendo isso agora para o metaverso. Nick [Clegg, presidente de assuntos globais da Meta] escreveu um artigo muito bom

(Entrevista The Verge – 1º de Junho 2022)

Um livro de leitura obrigatória que você não escreveu e que você recomenda que os vencedores de hoje leiam.

O novo livro de Adam Grant, ‘Think Again’ sobre repensar suas suposições, é realmente incrível! 

(Entrevista Financial Express – Janeiro de 2022

Se você escrevesse o seu livro Lean In 15 anos depois, há uma coisa que você não mudaria?

Muitas coisas, a mensagem principal. Que seremos um mundo melhor se as mulheres conseguirem mais cargos de liderança. Quero dizer, os países administrados por mulheres nos estágios iniciais se saíram melhor na pandemia e tiveram taxas de mortalidade mais baixas. Se alguma vez você precisou de provas de que as mulheres deveriam comandar mais países e empresas, aí está. Não que precisemos nos adaptar, nós temos.

(Entrevista Financial Express – Janeiro de 2022

Sabemos que as mulheres já estavam se sentindo sobrecarregadas e estressadas tentando equilibrar tudo, e o relatório Women in the Workplace que a Lean In e a consultoria McKinsey & Company fizeram descobriu que entre as mulheres que consideram reduzir suas carreiras ou sair da força de trabalho, quase duas em cada três citam o esgotamento como principal motivo. O que pode ser feito no nível pessoal ou do empregador para tentar ajudar a gerenciar nossa saúde mental e bem-estar durante esse período em que estamos lidando com tanta coisa?

Acho que há muito o que fazer. Eu acho que as empresas têm que abordar isso explicitamente. Temos que ajustar os critérios de desempenho. Temos que garantir que as pessoas possam se despedir. Demos a qualquer um no Facebook que precise de licença adicional para cuidar de si mesmo, uma criança, um parente doente. Precisamos resolver os problemas que as pessoas estão enfrentando. Para as mulheres negras e pessoas de cor, elas estão passando por essa violência horrível que está acontecendo em nosso país, e então elas vão trabalhar e ninguém sequer menciona ou pergunta sobre isso. Precisamos ajudar as pessoas a se dedicarem totalmente ao trabalho e ajudar as empresas a lidar com isso, para que as pessoas possam prosperar na força de trabalho, e não estamos fazendo isso. 

(Entrevista Forbes – Outubro 2020

Como as empresas estão reagindo à crise e o que deveriam fazer de forma diferente para ajudar a diminuir esses impactos?

Este relatório é um chamado para que as empresas se apoiem. Temos que reconhecer que quaisquer que fossem os objetivos antes do coronavírus absolutamente precisam mudar, porque as coisas não são normais. No Facebook, nós literalmente cancelamos nosso ciclo de desempenho para o primeiro semestre do ano porque sabíamos que as pessoas não poderiam fazer o que faziam antes, e pagamos a todos mais do que o bônus total. Cada empresa tem seu próprio sistema, então você tem que se adaptar ao seu próprio sistema, mas não há nenhuma empresa para a qual isso seja normal no momento, então os critérios de desempenho precisam ser ajustados para isso.

(Entrevista Forbes – Outubro 2020

Qual a sua visão sobre a importância da diversidade entre times e empresas? 

A mensagem que vou levar para as empresas é a coisa mais inteligente a se fazer. As equipes mais diversificadas têm melhor desempenho, superam seus pares em todos os níveis. De um ponto de vista individual, digamos que se você é um homem, neste caso, um homem entrando na força de trabalho e você é o CEO, você se sairá melhor se suas equipes se saírem melhor. Mas o que as pessoas sentem falta é que é verdade para todos. Se você é o funcionário mais básico, pode trabalhar melhor com metade da população. 

(Entrevista Financial Express – Janeiro de 2022

Continue Reading
Advertisement Proxxima

Trending

Copyright © 2021 Morse News