Proxxima

Ghost Interview

Instagram Boss

Adam Mosseri, o head do Instagram

Published

on

Sempre quando o Instagram lança um novo recurso ou alguma novidade, é ele que anuncia! Adam Mosseri já foi mencionado muitas vezes aqui pelo Morse News e desta vez, será convidado aqui no Ghost Interview. O atual head da plataforma Instagram ingressou no Facebook como designer de produto em 2008 e passou por diferentes posições, de gerente de design de produto a vice-presidente de produto do Facebook. Após a eleição presidencial de 2016, ele assumiu a responsabilidade de se tornar o porta-voz da posição do Facebook sobre fake news. Durante o escândalo da Cambridge Analytica em 2018, Mosseri foi um dos poucos executivos que falou abertamente sobre o papel da empresa em fornecer segurança e notícias confiáveis. Foi em 2018 que o executivo foi parar no Instagram como vice-presidente de produtos e logo depois, o novo chefe da plataforma. 

Em uma palestra no TED em maio deste ano, Adam Mosseri, apresentou a “Creator-Led Internet”, ou seja, uma possível promessa da web3 que permitirá que os usuários comuns da Internet realmente possuem seus dados – e os armazenem em um blockchain que nenhuma entidade controla, em vez de tê-los colhidos e monetizados por gigantes empresas de tecnologia. A maioria dos exemplos de como isso funcionaria tem sido bastante abstratos até agora, mas Mosseri ofereceu mais detalhes descrevendo como os criadores de conteúdo – músicos, escritores, artistas, vloggers e afins – podem usar a Web3 para obter uma medida de independência das plataformas dominantes, como TikTok, YouTube e sim, até Instagram! No Ghost de hoje trouxemos temáticas que vão da web2 a web3! Confira:


Como você vê a distribuição de poder das plataformas no futuro? 

Eu acredito que, no amplo arco da história, essa concentração de poder nas mãos de um punhado de plataformas não será uma tendência duradoura. Nos próximos 10 anos, veremos uma mudança drástica no poder, longe de plataformas como aquela pela qual minha equipe e eu somos responsáveis. 

(TED – Maio de 2022

Você comentou sobre o empoderamento do creator em seu TED, pode explicar melhor para a gente? 

Vamos definir um criador como alguém cuja personalidade é sua marca e que usa plataformas como Instagram para transformar sua paixão em vida. E se imaginarmos um mundo onde os criadores realmente possuem seu relacionamento com o seu público. Eles não o alugam, eles são donos. E onde todos nós investimos no seu sucesso? Um mundo onde plataformas agissem mais como plataformas, porque podemos e devemos fazer mais para apoiar os criadores.

(TED – Maio de 2022

A ideia que você está propondo resume uma das promessas centrais da Web3, que é dar às pessoas controle sobre seus dados. Parece muito atraente para os criadores de conteúdo, mas todas as plataformas teriam que concordar com isso. Por que seria do interesse deles e o que os faria ceder esse controle?

Não tenho certeza se eles vão. Mas deixe-me esclarecer – a ideia [de compartilhar dados] não é apenas sobre assinaturas portáteis. Cada plataforma tem interesse em que o ecossistema do criador seja construído em uma base financeira estável. Acho que não é agora. Existem muitos criadores por aí. Eles ganham dinheiro por meio de um grupo de ferramentas improvisadas. A longo prazo, você deseja ver mais estabilidade e uma base econômica para o ecossistema do criador. Acho que as plataformas vão abrir mão de algum controle de curto prazo para que haja um bolo maior no longo prazo. Um grande risco é o tamanho do mercado de assinaturas. Haverá uma oportunidade significativa para um milhão de criadores, para 10 milhões de criadores, 50 milhões de criadores?

(Entrevista Wired – Maio de 2022

Quanto isso pode afetar os negócios de uma plataforma como o YouTube ou o Instagram? Eles estão vendendo anúncios com base nas visualizações das pessoas.

Você precisa diferenciar entre a assinatura da plataforma e a assinatura do criador. Então, minha ideia seria que um subconjunto de criadores usasse plataformas como YouTube e Instagram para construir uma marca e exigir o que eles fazem. Eles podem postar em qualquer plataforma que quiserem e doar o quanto quiserem de graça. Mas eles também teriam um grupo de pessoas que os assinam, e esse relacionamento é construído de uma maneira que nenhuma plataforma pode tirá-lo.

(Entrevista Wired – Maio de 2022

Por que você acha que a Meta faria isso?

O mundo está mudando. O maior risco que uma plataforma enfrenta não é a concorrência, embora a concorrência seja um risco enorme. É que o mundo muda para tornar irrelevante o que você faz porque você não está disposto a se inclinar e mudar junto com o mundo. E vimos isso em muitas grandes empresas em muitos setores. Então, sim, esta é uma abordagem diferente da que temos tomado historicamente. Isso só mostra que estamos abertos para abraçar onde o mundo está indo.

(Entrevista Wired – Maio de 2022

Quão responsáveis ​​devem ser as plataformas de mídia social em relação a ações judiciais? Se alguém quiser processar alguém por calúnia, como difamação, ela poderá nomear a plataforma? 

Sim, então esse é realmente um dos grandes debates jurídicos no momento. Aqui nos EUA, eles falam muito sobre a seção 230, que basicamente não dá responsabilidade às plataformas de tecnologia, mas as pessoas que publicam esse conteúdo são responsáveis. Em diferentes países ao redor do mundo que pode não ser o caso. Na verdade, não é o caso. 

(Entrevista Media Matters – 2021)

O que você acha?

O que eu acho é que é importante que as empresas sejam responsabilizadas por tomar medidas para manter as pessoas seguras, mas não acho que possamos ir até o fim para que uma plataforma de mídia social seja responsável por tudo o que é dito nessa plataforma por outra pessoa, porque há mais de um bilhão de pessoas no Instagram neste momento. E não há nenhuma versão disso onde não vão aparecer pessoas com opiniões problemáticas, racistas, etc. Eles não vão verificar isso na porta quando abrirem o Instagram. Mas acho que isso não significa que podemos apenas, você sabe, limpar as mãos. 

(Entrevista Media Matters – 2021)

E como o Instagram se posiciona e visualiza os desafios dos discursos de ódio? O quanto vocês se envolvem na prática? 

Nós definitivamente cometemos erros. Também levamos muitas críticas por deixar as pessoas dizerem muita porcaria com a qual não necessariamente concordamos. Em geral, tentaremos deixar as pessoas dizerem o que quiserem na plataforma. E tentamos retirar o conteúdo apenas quando há um risco de segurança – então, seja, você sabe – como eu disse antes – discurso de ódio, conteúdo violento, até nudez. Dito isso, cometemos erros. Às vezes não derrubamos coisas que deveríamos tirar. Às vezes pegamos coisas que não deveríamos. Estamos melhorando com o tempo. Onde fica particularmente difícil são questões como discurso de ódio e racismo, onde o contexto realmente importa. E não somos tão bons e acabamos cometendo mais erros. Mas, você sabe, é difícil. Há também muita área cinzenta…

(Entrevista Media Matters – 2021)

Mudando um pouco de assunto, você compartilha muitas novidades, novos recursos e reflexões na sua própria rede social. Por que esta decisão? 

Estou tentando ser realmente público não apenas sobre essas regras, mas sobre como fazemos o que fazemos – os algoritmos. Eu fiz um vídeo há alguns meses apenas para tentar explicar, em alto nível, o máximo que pude. Acho que não vamos acertar tudo. E por mais desconfortável que seja estar “lá fora” e falar sobre o que você faz – porque você sempre terá um escrutínio sério de ambos os lados; algumas pessoas pensam que derrubamos demais, algumas pessoas pensam que derrubamos muito pouco – vamos chegar a um lugar melhor se tivermos esse debate em público e recebermos o escrutínio e o feedback. 

(Entrevista Media Matters – 2021)

Como você treina as pessoas com quem trabalha? 

Ter um otimismo em relação ao futuro é importante para criar algum espaço para a criatividade, para as pessoas serem generativas e para inventar coisas novas e interessantes que criem valor na vida das pessoas. 

A maioria das pessoas, na minha experiência, tanto no Facebook quanto no Instagram, são muito animados com o potencial de ter impacto no mundo. Mas não é direto porque o que fazemos não é direto, é muito indireto. Nós construímos ferramentas, as pessoas utilizam e fazem diferentes coisas interessantes e criativas. Eu digo que temos muita responsabilidade, precisamos levar a sério. 

(Entrevista JJ Redick – 2021)

Continue Reading
Advertisement Proxxima

Trending

Copyright © 2021 Morse News