Proxxima

Ghost Interview

O responsável pelo metaverso da Meta

Conheça Andrew Bosworth

Published

on

Andrew Bosworth – ou Boz, como a maioria das pessoas o conhece – é o CTO da Meta, liderando a equipe do Reality Labs. Boz é veterano de 15 anos do Facebook, um dos primeiros colaboradores da empresa. Antes do Reality Labs, ele liderou a divisão construindo o negócio de publicidade do Facebook e co-inventou recursos básicos como o Feed de Notícias e os Grupos. Hoje, ele lidera os esforços da Meta em AR, VR, AI e hardware de consumidor em Quest, Portal, Ray-Ban Stories e muito mais. Andrew se formou em Harvard em 2004 antes de trabalhar como desenvolvedor no Microsoft Visio por quase dois anos. Diante do novo posicionamento da Meta, Boz é nosso convidado do Ghost Interview para falar sobre como a moderação de conteúdo funcionará no metaverso e a jornada da empresa com a realidade virtual, aumentada e a mista. 


Para começarmos, conta para a gente brevemente sobre a sua jornada no Facebook!

Eu tenho um histórico muito amplo no Facebook. Estou no Facebook há muito tempo. Na graduação, estudei inteligência artificial. Tive uma breve passagem pela Microsoft, o que foi ótimo, me ensinou muito sobre desenvolvimento e gerenciamento de software profissional, mas entrei no Facebook relativamente cedo em minha carreira. A primeira coisa que fiz logo de cara, e que era uma grande tarefa, foi o Feed de Notícias. Construí toda a IA, o ranking, e construímos o primeiro (até onde sei) feed de conteúdo classificado.

(Entrevista The Verge – Novembro de 2021

Você foi um dos primeiros colaboradores certo? Quantos tinham na época e como era?

Quando entrei, havia provavelmente 15 de nós, 15 engenheiros na empresa. E alguns de nós ainda estão aqui. Obviamente, Zuck [Mark Zuckerberg], Naomi [Gleit], alguns dos grandes nomes.  Era cedo e éramos apenas um site para universitários. Lembro-me de quando estávamos construindo o Feed de notícias em janeiro de 2006, perguntei a Mark: “Qual é a escala?” Ele disse: “Bem, acabamos de atingir nossa marca de 5 milhões de usuários, construímos para 10 milhões. Isso vai nos levar muito tempo para chegar.” É claro que, quando lançamos, seis meses depois, já tínhamos ultrapassado 10 milhões de usuários.

(Entrevista The Verge – Novembro de 2021

Porque o Facebook desenvolveu um óculos de VR e iniciou também no universo de games? 

Se você pensar na história do facebook, sempre foi sobre a conexão humana…conectando pessoas e possivelmente conectando as pessoas da maneira mais ampla possível. VR na verdade é uma oportunidade de ir mais fundo, como se você pudesse ter uma experiência realmente significativa com outra pessoa que não está lá. Sentimos que com o Quest em particular, completamos a primeira geração de realidade virtual. Finalmente você não precisa de um computador e fios, ele é independente. É muito emocionante! Nas duas primeiras semanas desde que foi disponibilizado, já vimos 5 milhões de dólares em vendas de conteúdo, isso significa que estamos no caminho para que isso se torne um ecossistema autossustentável.

(Entrevista Recode – 2019

Como você visualiza o momento que a Meta está atualmente? 

Existem esses momentos realmente épicos em que uma tecnologia é pioneira e avançada bem antes de termos uma compreensão totalmente detalhada de todas as maneiras pelas quais ela nos afetará e fará as coisas. E eu posso fazer parte disso. Eu faço parte dessa história. Não está acontecendo apenas em uma empresa, está acontecendo em todo o setor agora. E é, sim, assustador. É assustador. Mas obviamente também é uma tremenda honra e privilégio.

(Entrevista The Verge – Novembro de 2021

Qual a sua visão sobre o metaverso e a evolução da internet?

E acho que o metaverso parece algo que não existe hoje, e você não pode fazer de outra maneira. Está nos bolsos, há pequenos vislumbres dele. E acho que estamos animados com isso. Mas as coisas que estamos descrevendo na maioria das vezes não são possíveis sem um tremendo investimento. E então eu acho que para nós, o guarda-chuva corporativo do Facebook nos serviu tão bem por tanto tempo, porque era em si uma visão não cumprida. Ainda há muito trabalho a fazer lá, obviamente, mas agora temos uma nova visão não cumprida que acho que pode nos fortalecer, digamos, pelos próximos 15 ou 20 anos.

(Entrevista The Verge – Novembro de 2021

Hoje já falamos sobre a desinformação nas plataformas existentes, como você vê esse desafio dentro do metaverso? 

Eu acho que nem é realmente uma questão de metaverso. É um problema que enfrentamos hoje com as ferramentas que temos, como WhatsApp e Messenger. Como queremos equilibrar nossa capacidade de nos comunicar de forma privada, privada de governos, privada de corporações, versus ‘quero ter certeza de que ninguém está tendo uma conversa que eu não goste e, portanto, devemos sacrificar um pouco dessa privacidade’. 

(Entrevista Tech Policy Press – Dezembro de 2021)

Qual a sua visão sobre a desinformação dentro das plataformas da Meta? 

Nossa capacidade de saber o que é desinformação está em questão e acho que isso é razoável, então estou muito desconfortável com a ideia de que possuímos acerto fundamental suficiente, mesmo em nossos centros de estudo mais científicos, para exercer esse tipo de poder sobre um cidadão, outro humano, e sobre o que eles querem dizer e quem eles querem ouvir…

(Entrevista New York Post – Dezembro de 2021)

O que é preciso para construir um metaverso?

A palavra de ordem do metaverso é continuidade. A sensação de que quando você vai de um lugar para outro, há algumas coisas que… a identidade vem com você. Então avatares são importantes… seus produtos digitais vêm com você… seus amigos podem ir com você? Vocês podem viajar juntos? Você pode permanecer em comunicação enquanto se move de um lugar para outro?”

(Supply Chain Today)

Haverá um feed de notícias no Horizon? Como as pessoas irão se envolver com conteúdo no metaverso?

Eu não acho que haverá um feed de notícias literal, exceto que pode haver seu feed de notícias real do Facebook. Não há razão para que as interfaces 2D não sejam uma parte importante de um metaverso imersivo da mesma forma que são uma parte importante de como navegamos no mundo físico. Mas sim, claro. Vai haver muito o que fazer. 

E, de certa forma, se você pensar em quando vai a uma cidade, há muito o que fazer em uma nova cidade. Como você descobre o que quer fazer? Há serviços inteiros, indústrias inteiras projetadas para ajudá-lo a navegar pela quantidade que há para fazer. Haverá muito mais a fazer no metaverso, especialmente quando você pode viajar instantaneamente para qualquer uma das muitas cidades que imaginamos povoar o lugar.

Mas eu acho que é um pouco de carroça antes dos bois. Antes que eu possa descobrir como preciso classificar o conteúdo para você, preciso ter conteúdo para você. Esse é apenas o sequenciamento que tem que acontecer.

(Entrevista The Verge – Novembro de 2021)

E sobre realidade virtual? Como é a sua visão e a visão da Meta?  

Quando pensamos em realidade virtual, há muitas coisas divertidas que podemos fazer com ela, mas acho que é uma coisa muito séria e importante desbloquear todo o talento de toda a população humana, em vez de apenas aqueles que por acaso nasceram perto de grandes cidades. A realidade aumentada vai ainda mais longe ao desconectar nossos telefones e nossas vidas digitais e vidas pessoais, e uni-los! 

(Entrevista 4H – Outubro de 2020)

Continue Reading
Advertisement Proxxima

Trending

Copyright © 2021 Morse News