Proxxima

Trends

Solopreneur: Empreendedorismo individual

Conceito, oportunidades e soluções para “Eupreender”

Published

on

Feche o olho por um momento e imagine um negócio de sucesso. Uma empresa que já tenha passado pelos desafios iniciais, já tenha encontrado o seu product market fit, já tenha expandido e ganho grande escala, já tenha seus processos funcionando e já seja rentável o suficiente para distribuir dividendos. O que você visualiza? Provavelmente você visualizou uma empresa com um grande time, grande sede, cultura forte e uma arquitetura fantástica. Mas será que precisa ser assim mesmo?

O livro ‘Company of One’ faz uma provocação interessante sobre como vemos o crescimento de uma empresa, baseado muitas vezes no aumento de time e estrutura, e que, na verdade, um negócio pode se tornar um grande sucesso mesmo com uma estrutura extremamente enxuta, no caso, com apenas uma pessoa tocando o business.

A provocação do livro é interessante: E se a verdadeira chave para uma carreira mais rica e gratificante não fosse criar e expandir um grande negócio, mas sim ser capaz de trabalhar por conta própria, determinar seu próprio horário e se tornar uma “Eupresa” altamente lucrativa e sustentável? Suponha que a solução mais inteligente, eficiente e eficaz possa ser, simplesmente, permanecer pequeno.

No Trends de hoje vamos abordar o conceito de solopreneurship ou empreendedorismo individual como um caminho para empreender e ter lucratividade sem se preocupar com a pressão do crescimento de equipe e estrutura.

Solopreneur x Entrepreneur 

Enquanto no conceito tradicional de empreender a operação vai evoluindo conforme funções vão sendo delegadas para novos colaboradores, no conceito de “eupreendedorismo” a mesma pessoa continua a frente das iniciativas estratégicas do seu negócio. Os empreendedores individuais podem, e normalmente precisam, contratar prestadores de serviços ou freelancer para realizar tarefas necessárias, no entanto, a estratégia e a gestão seguem centralizadas.

Uma grande diferença é que os empreendedores individuais costumam ter foco em oportunidades bem específicas de mercado. Mais do que atuar em nichos, ou “hiper nichos”, como já falamos nesse Morse Trends, o foco acaba sendo também em atividades, processos ou lacunas específicas. São negócios focados em construir uma base de clientes estável, que tenham dores e desafios parecidos, e possuam “modus operandi” similares, para  que seja mais fácil manter o atendimento a estes clientes da forma mais simples e fácil possível para que possa ser realizado por uma pessoa que pretende continuar administrando tudo sozinho.

Startup sem valuation

É difícil encontrar algum perfil de empreendedor que não tenha um olho no valuation do seu negócio. Metas, métricas, índices, múltiplos, enfim, diversos indicadores para mostrar como, na linha do tempo, o negócio está crescendo em valor de mercado, mesmo quando não está crescendo em resultado financeiro. No “eupreendedorismo” podemos dizer que esse assunto se resume à “cut the bullshit”, o foco é dar lucro. Enquanto para muitos empreendedores o objetivo de construir seu negócio é crescer e expandir a empresa para seguir captando investimento e vendê-la no futuro, no solopreneurship o foco e ter um negócio lucrativo que seja possível continuar administrando e gerando dividendos.

Solopreneurship vs Consultoria

Um ponto importante é não confundir solopreneruship com o trabalho de consultoria. Apesar do segundo muita vezes ser o embrião do primeiro, o trabalho consultivo tem como característica a necessidade da pessoa estar sempre à frente da prestação de serviço, limitando sempre o potencial de receita ao tempo disponível e que, se estamos falando de uma pessoa só, será sempre uma fração das horas de um dia. Já o eupreendedorismo tem como foco criar um produto ou serviço que possa ser automatizado e tenha sua própria escala.

Comunidade e estrutura compartilhada

Falando em ganho de escala e eficiência, é muito comum os solopreneurs estarem sempre  próximos. Enquanto empreendedores tradicionais possuem tantos desafios internos que às vezes olham pouco para fora, os “eupreendedores” vivem da troca de experiências, aprendizados, fornecedores etc. De hubs físicos como os coworkings a comunidades virtuais, as trocas são pontos importantes para facilitar o avanço. Já existem empresas especializadas em fazer o back office, e até o client success, para empresas que operam como “eupresas” e possuem suas características específicas. Além disso, começou a ser comum algumas operações de “joint venture” na qual duas “eupresas” se juntam para atender uma oportunidade específica de mercado, se tornando sócias naquela oferta.

Plataformas como “braço direito”


Fazer tanta coisa ao mesmo tempo, e numa estrutura de uma única pessoa, tem obviamente diversos desafios e otimizar o tempo acaba sendo o maior desafio. Para isso é importantíssimo se ter metodologias, processos e soluções digitais que possam dar os “super poderes” necessários para encarar o leque de tarefas e atividades diárias. E não é só o ChatGPT que pode facilitar a sua vida (rs)! Por isso, em parceria com o Digitaliza.ai, listamos aqui algumas soluções digitais que podem ajudar nessa sua jornada e rotina “eupreendedora”:

Evernote: O Evernote é uma ferramenta de organização e produtividade que permite aos usuários criar e armazenar notas digitais. É possível capturar ideias, fazer anotações, criar listas de tarefas, armazenar documentos e sincronizar informações entre diferentes dispositivos.

Asaas: O Asaas é uma plataforma de serviços financeiros voltada para empreendedores e pequenas empresas. Ela oferece recursos de cobrança, pagamento online, gestão financeira e emissão de boletos, facilitando o controle financeiro e a automação de processos relacionados a pagamentos.

Monday: O Monday é uma ferramenta de gerenciamento de projetos e colaboração. Ela permite que equipes criem e acompanhem projetos, definindo tarefas, prazos, responsáveis e acompanhem o progresso de forma visual e organizada.

Trello: O Trello é outra ferramenta de gestão de projetos e colaboração, baseada em quadros Kanban. Os usuários podem criar listas, cartões e quadros para organizar tarefas e projetos, atribuir responsáveis, definir prazos e acompanhar o progresso de forma simples e visual.

Hubspot: O Hubspot é uma plataforma de marketing e vendas que fornece uma variedade de ferramentas para ajudar as empresas a atrair visitantes, converter leads e gerenciar relacionamentos com clientes. Ele inclui recursos como automação de marketing, gerenciamento de CRM, criação de conteúdo e análise de dados.

Docusign: O Docusign é uma ferramenta de assinatura eletrônica que permite aos usuários assinarem documentos de forma digital, eliminando a necessidade de impressão, envio físico e escaneamento de papéis. É amplamente utilizado para agilizar processos de assinatura de contratos e documentos legais.

Todoist: O Todoist é um aplicativo de gerenciamento de tarefas que ajuda os usuários a organizarem suas listas de afazeres, definirem prioridades, estabelecerem prazos e acompanharem o progresso das tarefas. Ele está disponível em várias plataformas e permite sincronização entre dispositivos.

RD Station: O RD Station é uma plataforma de automação de marketing e CRM que ajuda as empresas a gerenciar seus leads e melhorar suas estratégias de marketing digital. Ele oferece recursos como criação e gerenciamento de campanhas de e-mail marketing, criação de landing pages, automação de marketing, análise de dados e integração com outras ferramentas de marketing.

Canva: O Canva é uma ferramenta de design gráfico online que permite criar facilmente gráficos, apresentações, posts para redes sociais, cartões, panfletos e outros materiais visuais. Ele oferece uma ampla variedade de modelos, imagens, ícones e fontes para criar designs profissionais sem a necessidade de habilidades avançadas em design. 

Instapage: O Instapage é uma ferramenta de criação de landing pages otimizadas para conversão. Ele permite criar páginas de destino personalizadas para campanhas de marketing e publicidade, sem a necessidade de conhecimento em programação. O Instapage oferece recursos como arrastar e soltar, testes A/B, análise de desempenho e integração com outras ferramentas de marketing.

Survey Sparrow: O Survey Sparrow é uma plataforma de pesquisa e questionário que ajuda as empresas a coletar feedback e informações dos clientes. Ele oferece diferentes tipos de questionários, como pesquisas de satisfação do cliente, pesquisas de mercado, entre outros. O Survey Sparrow possui recursos de personalização, programação de envio de questionários, análise de dados e integrações com outras ferramentas.

Typeform: O Typeform é uma ferramenta de criação de formulários e questionários interativos. Ele permite criar formulários personalizados com uma ampla variedade de tipos de perguntas, como escolha múltipla, resposta curta, classificação, matriz, entre outros. O Typeform se destaca pela sua interface amigável e interativa, oferecendo uma experiência de usuário atraente. Ele também possui recursos de análise de dados e integrações com outras ferramentas.

Continue Reading
Advertisement Proxxima

Trending

Copyright © 2021 Morse News