Proxxima

Trends

Nicho e Redes Sociais

Os conteúdos que já eram nichados estão se tornando ainda mais nichados

Published

on

Nicho do Nicho 

Estratégia de Nicho não é uma coisa nova. É só pegar alguns livros e artigos de marketing e de mercado que você consegue encontrar facilmente explicações, conceitos e estratégias para focar ou conquistar um determinado “pedacinho” do mercado. A diferença para os dias de hoje é que o nicho está realmente nichado! A ascenção do TikTok deu espaço para a autenticidade, muita criatividade e a descoberta (e criação) de novos nichos, bem específicos, por parte dos criadores de conteúdo. Do “fashion tiktok” ao entretenimento, as marcas estão explorando criadores e conteúdos super nichados para uma comunicação eficiente com o público. 

Juvi é creator no TikTok e faz um conteúdo bem específico: Falar Top 5 de coisas aleatórias. De Top 5 de comidas a Top 5 desculpas para não ir a um evento. Seus conteúdos alcançam milhares de pessoas com um estilo bem pessoal e autêntico. “Ah mas isso não gera negócio!”. Não é bem assim, Juvi faz diversas parcerias com grandes marcas, entre elas o Mc Donald´s que utilizou de seu conteúdo para criar o Top 5 de sanduíches do ‘Méqui’. O vídeo alcançou centenas de comentários participativos além de adotar uma publicidade muito sutil com uma pegada de comédia focada no entretenimento. 

Um outro universo de conteúdo que tem diversos nichos (dentro do próprio nicho) é o ASMR (Reposta Sensorial Meridiana Autônoma), que é basicamente o nome dado a sensações prazerosas geralmente um formigamento ou arrepio causado por estímulos visuais, auditivos e cognitivos. Milhares de pessoas escutam ou assistem criadores de conteúdo gerando o tal do ASMR, seja para diminuir a ansiedade, depressão, melhoras a insônia ou até mesmo relaxar. O ASMR bomba nas redes e dentro dele existem diversos tipos de ASMR, estilos, criadores, ou seja, há diversos nichos dentro desse próprio nicho! Olhando para isso, a W Magazine convidou celebridades para criarem vídeos de ASMR em seu canal, como forma de atrair visualizações e conversar com este público. 

Do Macro ao Micro 

Com a aceleração cultural, democratização na criação de conteúdo, ascenção de creators, entre outros fatores, o consumo que já estava sendo considerado nichado, passou a ser ainda mais nichado com particularidades específicas de comunidades engajadas. E essa ascenção do conteúdo bem nichado poderá trazer grandes oportunidades para as marcas desde que estas entendem as comunidades e autenticidade dos criadores envolvidos. 

A força local ganha destaque neste movimento. São diversas as marcas, de pequenas a grandes, que estão criando conteúdos de suas unidades ou ativações locais de forma autêntica para chamar a atenção de consumidores nas redes. Os consumidores têm interesse em acompanhar as campanhas gerais de uma grande marca, mas no fim, o cliente quer saber se o produto tem na loja mais próxima de sua casa, criar uma interação próxima com o vendedor e interagir de forma digital. Os conteúdos de vendedores se tornaram um nicho e uma oportunidade fantástica para as marcas. A Mary Kay é um exemplo de ativação das consultoras, a hashtag #consultoramarykay possui mais de 12,8 milhões de visualizações no TikTok. A Farm Farm também é outro exemplo de empoderamento de suas vendedoras com as hashtags #vendedorafarm e #vendedoraonlinefarm. Diante desse contexto, a Hands People Engage é uma solução que empodera as suas lojas e vendedores nas redes sociais de maneira gamificada, transformando-os em criadores de conteúdo de qualidade, potencializando vendas, alcance de marca e engajamento no digital. 

As diversas tendências de comportamento, conteúdo, o “boom” do TikTok e da Creator Economy  só estão transformando os interesses de nicho. Seja você uma marca global, local ou em construção, atente-se as oportunidades mega nichadas que aparecem na sua timeline! 🙂 

Continue Reading
Advertisement Proxxima

Trending

Copyright © 2021 Morse News