Proxxima

Trends

Podcasters: Os grandes influenciadores

Eles vêm conquistando mais influência que os próprios influencers

Published

on

Somos número 1

É muito clara  a ascenção dos Podcasts nos últimos anos. De canais nichados à grandes podcasts de massa, o formato é o favorito do brasileiro! O Brasil é o país que mais consome Podcasts no mundo. De acordo com a Global Web Index 2023, 40,1% da população conectada do Brasil consome podcasts todas as semanas. Isso é mais que o dobro da média global, que é de 19,1%. Um grande fenômeno tanto aqui no Brasil quanto no mundo, já que a expectativa é que até 2024, ¼ da população mundial já tenha aderido aos podcasts, segundo estimativas da eMarketer. Inclusive, se você ainda não ouviu o Morse Cast, não perca a oportunidade de ouvir e assistir as trocas que tivemos por lá 🙂 

Com a pandemia o formato em áudio teve seu crescimento e o consumo por conteúdo e entretenimento aumentou. Grandes podcasts como Podpah surgiram nesta época e muitos criadores passaram a criar seu próprio podcast por conta da facilidade de gravar e produzir dentro da sua própria casa e se conectar online com os convidados. De lá para cá, houveram diversas novidades e um grande aumento da sua relevância. De novos formatos de conteúdo à novas maneiras de construir parcerias, os Podcasts passaram a ser o formato favorito dos brasileiros e um poderoso mecanismo de influência e relevância. 

Jornada de compra com Podcast

Você acha que um host de podcast tem mais ou menos influência que um influenciador nas redes sociais? De acordo com a Vox Media, em todas as gerações, os podcasts têm sim uma maior influência dos que os influenciadores nas redes sociais (75% contra 49%). Além disso, 77% dos consumidores concordam que tomaram decisões mais inteligentes por causa do que ouviram em um podcast. É claro que aqui depende de diversos fatores, perfis  e nichos que estamos avaliando. Mas os hosts de podcasts se tornaram grandes porta vozes de temáticas, trocas e pautas que podem ser relevantes para um segmento, nicho ou até comunidade. Por aqui já tivemos diversas experiências onde em algumas trocas durante o MorseCast, criamos conexões relevantes com nossa audiência, possibilitando negócios, influência e indicações no mercado. O ecossistema de conteúdo e podcasts da Startse também é muito poderoso, com diversas frentes e estilos de podcast, a comunidade da startse troca, aprende e enriquece ainda mais as conexões com um conteúdo dinâmico e com grande potencial de alcance. 

E o espaço para anúncios não é só para os grandes podcasts. Os anúncios em podcasts são grandes oportunidades para captar a atenção daquela audiência, seja ela mais nichada ou não. Os formatos tem sido criativos, desde incluir pautas relacionadas as empresas patrocinadoras até inserções divertidas da marca. Ainda de acordo com a Vox Media, 68% dos consumidores prestam mais atenção aos anúncios em podcast do que aos que encontram em outros lugares. Além disso, 51% já foram persuadidos por um anúncio em podcast a comprar ou experimentar um produto/serviço. 

O novo palco para a relevância 

Alguns anos atrás, era comum vermos grandes celebridades indo para a TV aberta pela sua relevância. Corta para hoje e vemos o formato de podcast como grande alvo de celebridades e estratégias de relações públicas. Um exemplo disso foi a participação de Chris Hemsworth, autor de Thor, no Podpah, considerado o maior podcast do Brasil. Em termos de relevância, estava claro que ali era um grande momento para o podcast, mas com certeza uma grande estratégia de posicionamento para o Chris e para a Netflix, já que estavam divulgando seu mais novo filme. O episódio, que foi transmitido ao vivo, atingiu o marco de 5,5 milhões de visualizações no youtube. Da mesma forma, nossa artista Anitta também vem adotando a estratégia de participar de podcasts gringos para trabalhar ainda mais a sua imagem e relevância para fora. A forma descontraída, autêntica e a relevância digital, tornou os podcasts um grande palco para marcas e artistas.

Tempo e Atenção

Mas porque o formato podcast vem ganhando tanto destaque, espaço e relevância? No Morse Trends “Tempo e Atenção”, falamos muito sobre o desafio de se conquistar o tempo e a atenção das pessoas num mundo com cada vez mais canais, conteúdos, plataformas e opções. Nesse sentido, plataformas que buscam atenção integral de usuários durante um grande período de tempo, possuem um grande desafio e competem com os gigantes. É onde Netflix concorre com Games e onde o Zuck tentou encaixar o seu Metaverso (sem sucssso).

Por outro lado existem caminhos alternativos como tentar otimizar o tempo, conseguindo se comunicar em segundos, e aqui temos o boom dos vídeos curtos (leia-se TikTok), ou buscando formatos nos quais não seja necessário a atenção integral, ou seja, o consumidor pode consumir seu conteúdo enquanto faz outras atividades de sua rotina e aí, sim, e aí o Podcast da seu show! 🙂

Faça o seu! 

Um ponto importante é que o Podcast não deve ser visto de forma isolada apenas como um formato, mas como um potencial ecossistema e comunidade. Afinal, muitas coisas podem envolver um Podcast, seja a influência digital do host, a relevância dos convidados, as pautas discutidas, formatos criados a inserção de anúncios e ativações de marcas, o posicionamento nas redes sociais, e é claro, os famosos cortes que tanto bombam na nossa timeline. It´s a business! 

E para ajudar você e seu negócio a construir o seu próprio Podcast, preparamos junto com o digitaliza.ai uma lista de soluções que podem te ajudar nesta jornada de produção, edição e divulgação. Confira:

Ferramentas para gravação:

ZenCastr 

O ZenCastr é a plataforma mais conhecida para gravações online com vídeo ou apenas áudio. Inclusive, aqui no Morse utilizamos em nossas gravações! É super prático de gravar, salvar e organizar a gestão de links e convidados. 

Evernote 

É fundamental ter anotações e um roteiro para guiar a conversa e temáticas, até mesmo para sinalizar alguns pontos de edição. Com o Evernote você consegue criar as anotações de forma prática e bem organizada.

Squadcast

O SquadCast é um estúdio de gravação na nuvem para podcasts, oferecendo áudio e vídeo de alta qualidade, backups automáticos, gerenciamento de convidados e análises detalhadas

Ferramentas para edição: 

Adobe Podcast

O Adobe Podcast é uma ferramenta web de gravação e edição de áudio que facilita a produção de podcasts. Com o Adobe Podcast, você pode gravar áudio com outras pessoas, editar o áudio usando uma transcrição e colaborar com até 10 pessoas.

Audacity

Audacity é um software de áudio gratuito, de código aberto e multiplataforma para gravação e edição de várias faixas.

Ennuicastr

Ennuicastr é uma plataforma web para gravação e edição de áudio desenvolvida para podcasters. Ela oferece recursos como gravação em várias faixas, gravação remota com convidados de todo o mundo, áudio de alta qualidade, serviços de transcrição e hospedagem de podcasts. 

CapCut 

O CapCut é um dos aplicativos mais famosos para edição de vídeos. Muito utilizados pelos tiktokers, hosts e creators, o CapCut ajuda nas edições de trechos e cortes dos episódios de maneira prática, fácil e rápida. 

Ferramentas para gestão e divulgação: 

Spotify for Podcasters

Spotify for Podcasters é uma plataforma gratuita que permite criar, distribuir e expandir seu podcast. Oferece recursos como gravação e edição de episódios, hospedagem, distribuição para Spotify e outros aplicativos de podcast, análises de desempenho e opções de monetização.

Omny Studio

Omny Studio é uma plataforma de gerenciamento de áudio que ajuda podcasters e estações de rádio a criar, distribuir e monetizar seu conteúdo. Com uma ampla gama de recursos e suporte ao cliente, o Omny Studio é uma opção poderosa para podcasters em busca de uma solução completa de gerenciamento de áudio.

Podbean

O Podbean é outra boa opção para podcasters que procuram uma plataforma de hospedagem de podcasts gratuita e fácil de usar. 

RD Station

Com o RD Station você tem acesso a diversas ferramentas que te ajudam a divulgação seu podcast, seja através da gestão de postagens nas redes sociais, campanhas e divulgação via e-mail marketing. 

Monday 

Fazer o controle e gestão de podcast exige uma boa organização dependendo também da complexidade. Adotar ferramentas como o Monday podem te ajudar a organizar a gestão de entregas de produção, edição e ações de divulgação. 

MorseCast: Entrevistas, conversas e notícias da semana

Você pode acompanhar diretamente pelo Whatsapp ou Telegram, ou acompanhar em podcast pelo SpotifyGoogle PodcastsApple PodcastsDeezerAmazon Music ou Audible.

Continue Reading
Advertisement Proxxima

Trending

Copyright © 2021 Morse News