Proxxima

Trends

“Pesquisa no TikTok!”

Como a rede social vem se tornando o principal mecanismo de pesquisa entre os jovens

Published

on

Um belo dia você  precisa saber uma receita de forma prática e procura no Google a informação. Logo nos primeiros resultados aparecerão umas três campanhas de anúncios de empresas relacionadas ou de um novo app que pode facilitar a sua vida. Você então encontra um link que aparentemente te dá a receita que gostaria. Mas até chegar na parte do passo a passo, você teve que ver  todo um conteúdo longo que introduz a receita ou sua importância. Já em outro momento, você decide procurar a receita diretamente no TikTok, logo de primeira aparecem vídeos super práticos de criadores e chefes que explicam de forma bem prática a receita e em apenas 1 minuto (ou muitas vezes menos) e você aprende a receita. 

Apesar do exemplo acima focar em um tipo específico de pesquisa, a verdade é que este comportamento de pesquisa mais prático, direto, pessoal, e até divertido, vêm se tornando tendência e pode ser aplicado para diversos exemplos, de negócios ao entretenimento, de notícias à tendências de moda e beleza. Com isso, o TikTok está se tornando o mecanismo favorito entre os jovens, e chamando a atenção dos mais velhos também….

Onde tudo começou

Esse novo tipo de comportamento e pesquisa acaba sendo um efeito colateral, e influenciado, pelo crescimento do social selling, pois com diversas pessoas fazendo lives sobre produtos, serviços e lugares, começou a ser criado um banco de dados de conteúdos diversos dentro desse novo conceito de explicar algo de forma simples, prática, rápida e com foco em engajamento. Falando em números, o social selling deve triplicar o crescimento do e-commerce e o mercado global de social commerce deve atingir US$ 1,2 trilhão, isso tudo até 2015.

Como já comentamos aqui pelo Morse, a mudança é tão significativa que o próprio Google recentemente afirmou que 40% dos jovens, quando procuram um lugar para almoçar, não vão ao Google Maps ou ao Google Search, eles vão para o TikTok ou Instagram. Em 2019, a Andreesen Horowitz destacou o potencial do TikTok como mecanismo de pesquisa com diversas tendências e formatos de conteúdo e compras online que surgiram na China.

De pessoas para pessoas 

De acordo com um relatório da Accenture, a matemática está mudando drasticamente. Vamos começar a ver milhões  de indivíduos e pequenas empresas vendendo uns para os outros dentro de um ecossistema de comércio social. E as marcas precisam estar envolvidas dentro deste ecossistema, incentivando seus stakeholders. A marca de beleza independente Glow Recipe é um exemplo do impacto do TikTok. Ela só se juntou ao programa de compras do TikTok em abril de 2021 e agora 90% do tráfego que gera são de compradores que compraram pela primeira vez. A marca chegou às manchetes pela primeira vez quando suas vendas aumentaram 600% depois de ter sido apresentada em um vídeo do TikTok por um influenciador com mais de 7 milhões de seguidores. 

Os vídeos orgânicos passaram a estar no radar de pesquisas e buscas de consumidores. Um vídeo feito em uma loja de fábrica da Nike é uma forma de publicidade orgânica (com mais de 200 mil visualizações) que pode incentivar outros usuários e clientes a visitar a loja. 

SEO para TikTok

Visto que o TikTok é a fonte de notícias que mais cresce para usuários de 16 a 24 anos, cada vez mais usuários estão se referindo aos vídeos curtos do TikTok para descobrir as últimas tendências e produtos. Ou seja, a sua marca deve estar no radar para construir oportunidades comerciais reais dentro da plataforma e maximizar o interesse online conquistando novos públicos, seja através de conteúdos de criadores parceiros, usuários/clientes ou seus próprios vendedores e colaboradores. 

De olho nesse comportamento, o TikTok começou a experimentar palavras-chave vinculadas em comentários e descrições de vídeos, que orientam a descoberta do usuário, conectando-os a tendências mais amplas. Se você entrar na plataforma e visualizar os comentários de um vídeo, poderá perceber que os usuários mencionam palavras-chaves como parte de um assunto onde outro usuário pode procurar para entender. No universo da moda ou varejo, dentro de um vídeo explicativo sobre um determinado produto, os usuários podem mencionar tendências ou outros produtos, os interessados que clicam na “tag” são redirecionados para uma nova experiência de resultados de busca do próprio TikTok. 

Experiência integrada 

Não só o TikTok, mas várias outras redes sociais estão testando integrações com outras soluções de comércio eletrônico para uma jornada de compra completa de comércio social. Essas tendências de comportamento que visualizamos hoje não apenas fornecem potenciais novos modelos de negócio, como também mostram como os usuários descobrirão e falarão sobre novos produtos e soluções. 

Esse novo comportamento exigirá que as marcas trabalhem seus stakeholders de maneira conjunta, isso porque o social selling exigirá que criadores, revendedores e marcas levem seus produtos e serviços onde o consumidor está e estará e não o contrário.

A Socialis, por exemplo, é uma plataforma que ajuda nesse processo de potencializar a “ponta”, empoderando vendedores e lojistas nas redes sociais de maneira gamificada para maximizar o interesse online e, consequentemente, aumento no social selling. Construir um ecossistema dinâmico de plataformas, mercados, mídias sociais e criadores para compartilhar dados, insights e recursos poderá influenciar na melhor experiência do consumidor. Com 75% dos brasileiros usando as redes sociais para pesquisar produtos, está claro que as pessoas devem estar no centro das estratégias das marcas, portanto, cabe a elas iniciar o processo de integração entre as estratégias de conteúdo com criadores, vendedores, clientes e plataformas. 

Continue Reading
Advertisement Proxxima

Trending

Copyright © 2021 Morse News