Proxxima

Trends

Marketing 5.0

Published

on

Assim como um quebra-cabeça, o marketing é composto por diversas peças que, quando juntas, formam uma imagem clara e coesa. No entanto, com o passar do tempo, essas peças vão se transformando e evoluindo, tornando-se cada vez mais complexas e desafiadoras de serem encaixadas. É nesse contexto que surge o Marketing 5.0 de Philip Kotler, uma abordagem que propõe uma nova visão do marketing, considerando não apenas a tecnologia, mas também os valores e propósitos da empresa para criar conexões mais profundas e significativas com seus clientes.

O livro “Marketing 5.0: Technology for Humanity” de Philip Kotler apresenta uma nova abordagem para o marketing, que visa a criação de conexões emocionais profundas entre as marcas e seus consumidores. De acordo com o autor, o Marketing 5.0 é uma evolução natural das abordagens anteriores, como o Marketing 1.0, que se concentrava na produção em massa, o Marketing 2.0 que era centrada no consumidor e visa entender as necessidades e desejos dos clientes para criar uma oferta de produtos ou serviços que atenda a essas demandas, o Marketing 3.0 na qual empresas buscavam atender às necessidades dos clientes e, ao mesmo tempo, contribuir para o bem-estar da sociedade e do planeta, e por fim, o Marketing 4.0, que se concentrava no marketing digital e nas mídias sociais. 

Humanidade, integração e inteligência 

Já o Marketing 5.0 leva as coisas para um nível completamente novo, enfatizando a humanidade, a integração e a inteligência. A humanidade se concentra em criar experiências emocionais profundas que se conectem com os consumidores em um nível pessoal, assunto que já comentamos aqui no Morse em ‘Ser vulnerável virou KPI’. Isso significa que as empresas devem criar experiências excepcionais que vão além das transações comerciais e estabelecem um relacionamento de confiança e respeito mútuo com seus clientes. A integração se concentra em criar uma experiência de marca consistente em todos os pontos de contato do consumidor, desde a publicidade até o suporte ao cliente. A inteligência se concentra no uso de dados para entender melhor os consumidores e personalizar a experiência de marca.

Marketing Aumentado: Tecnologia com conexão 

Dentro do conceito de Marketing 5.0, o Marketing Aumentado é uma das ferramentas que as empresas podem usar para aprimorar sua estratégia de marketing e criar conexões mais profundas com os clientes. O Marketing Aumentado usa a tecnologia para aprimorar a experiência do cliente, tornando-a mais interativa e personalizada. São diversos os exemplos na prática! A realidade aumentada, por exemplo, pode ser usada para permitir que os clientes visualizem produtos em 3D antes de comprá-los, o que pode ajudar a aumentar a confiança do cliente na qualidade do produto e, consequentemente, aumentar as vendas. Outro exemplo de como o Marketing Aumentado pode ser usado é através de chatbots, que podem ser usados para fornecer atendimento ao cliente 24 horas por dia, sete dias por semana. Os chatbots podem responder a perguntas comuns dos clientes, ajudar a solucionar problemas e até mesmo oferecer sugestões de produtos com base no histórico de compras do cliente. Além disso, o Marketing Aumentado pode ser usado para personalizar a experiência do cliente com base em suas preferências e comportamentos de compra. As empresas podem usar a inteligência artificial para coletar dados sobre os clientes e, em seguida, usar esses dados para personalizar a experiência de compra em tempo real. No entanto, é importante lembrar que o Marketing Aumentado não é apenas sobre a tecnologia, mas também sobre a conexão emocional com o cliente. As empresas precisam usar a tecnologia de forma estratégica, para criar conexões emocionais autênticas com seus clientes, oferecendo-lhes uma experiência de marca excepcional e personalizada. 

Marketing Contextual 

Outra ferramenta abordada no Marketing 5.0 é o Marketing Contextual, que se concentra em entender o contexto em que o cliente está inserido e, em seguida, criar mensagens de marketing personalizadas com base nesse contexto. O Marketing Contextual leva em consideração o comportamento e os interesses do cliente, bem como seu ambiente social, cultural e econômico, para criar mensagens de marketing que sejam relevantes e significativas para eles. Isso significa que as empresas precisam ir além do simples envio de mensagens promocionais e considerar o contexto em que seus clientes vivem e como suas necessidades e desejos se encaixam nesse contexto.

A ferramenta pode ser usada para construir experiências personalizadas para os clientes, que vão além das mensagens de marketing. Por exemplo, uma loja de varejo pode usar a tecnologia de reconhecimento facial para identificar um cliente quando ele entra na loja e, em seguida, fornecer sugestões de produtos com base em suas preferências de compra anteriores. Dados como geolocalização e aplicativos instalados no smartphone, sempre tratados de forma anônima e clusterizados, podem dar um direcionamento de geobehavior e appbehavior de grupos de clientes, como forma de indentificar comportamentos e atitudes que facilitam essa contextualização.

5.0 na prática 

Empresas que adotam o marketing 5.0 se concentram em criar experiências excepcionais que se conectem emocionalmente com os consumidores. Isso significa investir em recursos de atendimento ao cliente, criar conteúdo envolvente e personalizado e fornecer suporte de alta qualidade em todos os canais. As empresas também devem se concentrar na integração de suas campanhas de marketing em todos os pontos de contato com o cliente. Isso significa que a marca deve ser consistente em todos os canais, desde a publicidade até o suporte ao cliente. As empresas devem usar uma estratégia omnicanal para garantir que os clientes recebam a mesma experiência de marca, independentemente do canal em que estejam. Por fim, a importância de investir em inteligência para entender melhor os consumidores e personalizar a experiência de marca. Isso significa usar dados para entender melhor o comportamento do consumidor, identificar suas preferências e personalizar a experiência de marca em tempo real. 

E a pauta de hoje do Morse Trends não para por aqui, o papo vai continuar, ao vivo, em um painel no MMA Impact Brasil, sobre ‘Os próximos desafios do CMO no marketing 5.0’ com grandes líderes do mercado. O evento acontecerá nos dias 11 e 12 de abril e quem acompanha o Morse tem um desconto especial de 15% utilizando o código MORSE15 e acessando por esse link para cadastro. Nos vemos lá! 

——-

E se você está organizando algum evento que tenha pautas relacionadas aos assuntos tratados aqui no Morse, entre em contato e saiba como construir ações cruzadas entre nossas newsletters e podcasts e o seu evento.

Continue Reading
Advertisement Proxxima

Trending

Copyright © 2021 Morse News