Proxxima

Trends

Fan Tokens

Tecnologia blockchain para dentro da realidade de fãs e torcedores

Published

on

Imagine que você está assistindo um jogo super importante de seu time do coração e algumas coisas que ocorreram naquele dia foram influenciadas pela sua própria decisão e gosto, como a música que tocou assim que um jogador fez um gol e o estilo da camisa dos jogadores. Além disso, você ainda tem o acesso e oportunidade de conhecer os jogadores do seu time e também de visitar o centro de treinamento. Parece mais um programa de sócio-torcedor, mas na verdade você não precisa pagar mensalidade para continuar usufruindo desses benefícios já que o acesso acontece com a tecnologia da blockchain, através dos Fan Tokens, permitindo a conexão entre fãs e times, artistas e muito mais de uma forma bem simples, transparente e efetiva. 

No último Morse News trouxemos como o mercado de Fan Tokens cresceu com a Copa do Mundo, atingindo cerca de US$ 300 milhões em volumes médios diários de negociação só em novembro. Para alguns compradores, esses tokens oferecem a chance de se envolver e obter vantagens, como a possibilidade de ganhar prêmios e votar nas músicas tocadas nas partidas. Para outros, as moedas negociáveis ​​oferecem uma nova oportunidade de investimento. O valor de mercado geral das “fan tokens” saltou para 401 milhões de dólares no fim de semana de abertura da Copa do Mundo, de 256 milhões cerca de 10 dias antes, de acordo com dados da CoinGecko, mas desde então ele caiu para menos de 300 milhões. A moeda de Cristiano Ronaldo, por exemplo, subiu 119%, para 7 dólares, nos 10 dias que antecederam o torneio, mas depois perdeu quase metade de seu valor, mesmo com Portugal estando invicto e liderando seu grupo na Copa.

No Morse Trends de hoje, contextualizamos o universo dos Fan Tokens e como isso pode impactar a conexão e engajamento de marcas e fãs. 

Tokens vs Fan Tokens 

Antes de explicarmos o que são os Fan Tokens, é importante conceituar os Tokens, que no mercado cripto, são a fração digital de um ativo real criada na Blockchain (Quer entender mais sobre o universo de Web3? Leia nosso trends sobre o tema aqui). Existem quatro tipos principais de tokens, são eles: de pagamento, de utilidade, de valores mobiliários e os famosos NFTs, tokens não fungíveis.

Os Fan Tokens se encaixam como tokens de utilidade, ou seja, que permite aos holders (proprietários dos tokens) acesso a uma série de benefícios e experiência, como participação em votações, serviços exclusivos, acesso antecipado ou acesso a produtos. O grande foco dos Fan Tokens é o engajamento de fãs com a marca, seja um time de futebol, uma equipe de fórmula 1 ou até mesmo um artista. 

Outra definição importante é que Fan Token é diferente de Criptomoeda. As criptomoedas possuem duas funções básicas, pagamento e reserva de valor. Como o Fan Token é um token de utilidade, ele tem uma utilidade clara, no caso, dar acesso à experiências especiais e poder de voto. Por mais que o fan token tenha uma variação de preço, ele não é uma criptomoeda porque a utilidade não depende deste preço. 

Ao redor dos clubes 

São vários os clubes e marcas que fornecem Fan Tokens para sua base de fãs, como Barcelona, Seleção Brasileira, Flamengo, São Paulo, Paris Saint-Germain, entre outros. É possível adquirir os fan tokens através de plataformas como a Socios.com, que é uma plataforma de votação, engajamento e recompensa de fãs, que ajuda a entidades esportivas alcançarem o engajamento digital por meio dos fan tokens. De acordo com Felipe Ribbe, Diretor da Socios.com aqui no Brasil, as ferramentas da Web3 tornam-se grandes aliadas ao proporcionarem relacionamento direto, sem intermediários; ownership; cocriação; formação de comunidades, produtos e experiências acessíveis apenas a quem possui determinados tokens; e muitas outras possibilidades. 

Os Fans Tokens se tornaram um verdadeiro mecanismo para popularizar o ecossistema de cripto e a tecnologia da blockchain para dentro da realidade do torcedor. O clube utiliza os fans tokens como ferramenta para engajar seu torcedor, de iniciativas simples à grandiosas. Quando os clubes emitem um fan token e fazem a venda inicial para o mercado, uma parte desse valor fica no time, é assim que os clubes lucram com os tokens. 

Para além dos esportes 

Agora saindo do universo futebolístico ou de esportes, imagine modelos de Fan Tokens aplicados no universo da música, entretenimento e qualquer outro segmento que atue com uma base de fãs. O cantor nordestino Frank Aguiar foi o primeiro artista brasileiro a lançar um Fan Token Digital para os seus seguidores. Em parceria com a corretora de moedas digitais ApolloEX, especializada na tokenização de ativos e investimentos tradicionais, o cantor lançou um fan token que oferece um maior envolvimento com os seus fãs. 

Ao adotar o modelo de Fan Tokens, artistas podem criar relações mais diretas com seus fãs e seguidores, dependendo cada vez menos de plataformas centralizadas. Os benefícios, narrativa, utilidade e acesso são pontos fundamentais na união dos ativos digitais com a base de fãs, para isso é fundamental que o artista, negócio, ou time, saiba construir um modelo que agregue valor para a ponta. 

Narrativa, Utilidade e Acesso 

Apesar de observamos grandes iniciativas com Tokens e produtos Web3, há uma lacuna entre a real utilidade e o discurso que muitas marcas fazem. O grande ponto é que nada adianta adotar tokens em sua estratégia de comunidade e engajamento, se não há uma narrativa consistente e reais utilidades. Os Fan Tokens são meios e não fins. Pensa que o seu negócio está construindo uma relação de longo prazo com estes fãs, a partir da compra deste token. É bem provável (e em muitos casos já realidade) que a maioria das pessoas não se importarão ou se preocuparão de entender detalhes da tecnologia ou quais os tipos de tokens que estão se deparando, o que importará para elas será toda a experiência e agregação de valor que o seu negócio gerará. Portanto, é preciso oferecer uma boa narrativa e utilidade para estimular e engajar de verdade os fãs da marca, com propostas claras, atrativas, deixando mais de lado os detalhes da tecnologia, mas o quanto ela impacta de fato a experiência completa dos seus fãs.

Continue Reading
Advertisement Proxxima

Trending

Copyright © 2021 Morse News