Proxxima

Trends

Um Shopping para chamar de seu

As novas soluções das plataformas digitais para monetizar audiências

Published

on

Timing e contexto são dois elementos importantes para a jornada de compra dos consumidores de hoje. Nada adianta você receber uma oferta em um momento que não é oportuno, e nada adianta esta oferta não estar conectada a um contexto no qual você está inserido. E no mundo dos apps isso também se aplica. Alguns meses atrás falamos aqui sobre o Embedded Commerce, estratégia que permite aos e-commerces não funcionarem “apenas” como plataformas, mas também como funcionalidades que podem estar presentes em outras plataformas. Se você gosta de corrida e utiliza um aplicativo para para monitorar seus treinos, por exemplo, uma versão emdebada de e-commerce pode estar ali para ofertar materiais e roupas de corrida relacionadas ao seu perfil de uso, utilizando informações específicas do app que podem ajudar exatamente no timing e contexto das ofertas.

Da interrupção para a experiência imersiva 

Essa é uma mudança e tendência que muitas marcas estão adotando em suas estratégiais digitais. Alguns players estão substituindo anúncios que partem de uma interrupção da experiência, para a inclusão de uma solução que complementa a experiência de compra pautada no timing e contexto. O banco Inter e o Itaú são exemplos de players que decidiram aproveitar sua audiência e fluxo de usuários para criar soluções de oferta e shopping. O Inter Shop, lançado no início de 2020, superou em 2022 o marco de R$ 1,1 bilhão em GMV (volume total em vendas) em um único trimestre.

Algumas semanas atrás, a Amazon anunciou o Amazon Anywhere, modelo que permite  experiências de compras imersivas para videogames, mundos virtuais e aplicativos móveis. Com o Amazon Anywhere, agora você pode descobrir e comprar produtos físicos nas lojas da Amazon sem precisar sair do jogo ou aplicativo. Ou seja, a experiência acontece dentro da própria plataforma do jogo, dentro do contexto e no timing certo, sem sair do jogo, como se estivesse fazendo a compra na própria Amazon.

AR e Contexto 

As experiências baseadas em contexto estão cada vez mais conectadas, e a realidade aumentada é uma tecnologia que permite essa intersecção entre marca, aplicativo e experiência. O Snapchat é um exemplo de como utilizar AR para criar experiências com marcas. Um dos exemplos de maior sucesso recentemente foi com a Christian Dior lançando seus novos modelos de tênis B27 e permitindo que Snapchatters (usuários do Snapchat) os experimentassem a partir de suas câmeras de celular usando realidade aumentada. Essa lente gerou 2,3 milhões de visualizações orgânicas, impulsionando as vendas do site da Dior. Outra estratégia que a plataforma e o eBay adotaram para criar experiências únicas sem sair do app foi utilizar ferramentas de AR para que os usuários comentassem sobre suas compras e mencionassem produtos diretamente em seus conteúdos.

Crie o seu próprio Shop

Seja você um aplicativo de corridas, uma fintech, um app de serviços como previsão do tempo ou mobilidade urbana, ou qualquer plataforma de conteúdo e informação, há diversas oportunidades e experiências que você pode construir para sua audiência. Ao abrir espaço para diferentes ofertas, essas plataformas estão proporcionando uma experiência mais completa e conveniente para os usuários. Eles não precisam mais sair do aplicativo ou da plataforma para buscar produtos relacionados ou acessórios complementares. Tudo está disponível em um só lugar, facilitando a descoberta, a comparação e a compra. Além disso, a integração de recursos de pagamento seguro e opções de entrega eficientes torna o processo de compra ainda mais conveniente e satisfatório para os usuários. Além disso, para marcas que já operam com formatos de Ads, avançar com funcionalidades de Shop ajuda a otimizar os esforços de monetização. Foi olhando para esta oportunidade que a Hands desenvolveu uma nova tecnologia que permite que empresas criem suas áreas de Shop dentro de seus Apps de forma simples e prática. O formato permite a criação de uma área com Ofertas e Cupons de Desconto, além de já sair integrada com as soluções de Segmentação e Ativação via Push Notification como forma de direcionar e divulgar as Ofertas para a base de usuários. A Cittamobi é uma empresa que já está implementando o Shop nas suas operações. 

“A dinâmica social tem se tornado cada vez mais digital, seja entre as pessoas ou quando se trata de consumo de produtos e acesso a serviços. O Cittamobi já está presente na rotina do passageiro que utiliza transporte coletivo para seus deslocamentos diários e através da parceria com a Hands para criação do Shops, conseguimos facilitar o acesso a produtos de interesse ao longo de sua jornada no app”Cesar Olmos, CEO e co-founder da Cittamobi.  

Ao abrir espaço para diferentes ofertas, as marcas estão se posicionando como solucionadoras de problemas e facilitadoras da jornada de compra dos usuários. O embedded commerce está redefinindo a forma como interagimos com as plataformas digitais e, à medida que mais empresas adotam essa estratégia, o comércio eletrônico continuará a evoluir e a criar experiências cada vez mais integradas e imersivas para os consumidores.

Continue Reading
Advertisement Proxxima

Trending

Copyright © 2021 Morse News