Trends

O que você pode ou deve controlar? 

Como a filosofia estoica pode ajudar empreendedores no autodomínio, resiliência e serenidade

Published

on

Assim como uma bússola que orienta os viajantes em mares desconhecidos, o estoicismo, uma filosofia ancestral que floresceu na Grécia e Roma antigas, oferece uma bússola moral e psicológica para empreendedores e profissionais que navegam pelo cenário desafiador da modernidade e do mercado de hoje. Você já deve ter ouvido falar sobre Estoicismo, seja pela menção de empreendedores atuais em Podcasts, ou até livros escritos por autores modernos sobre a temática, como Ryan Holiday em ‘O Ego é seu inimigo’, ‘Obstáculo é o caminho’ e ‘Diário Estoico’. 

Os princípios fundamentais do Estoicismo giram em torno da ideia de que as pessoas podem encontrar a verdadeira felicidade e tranquilidade ao viverem em conformidade com a natureza e ao desenvolverem controle sobre suas emoções e reações diante das circunstâncias externas. Os estoicos acreditavam que o discernimento entre o que podemos controlar e o que está além de nosso controle é fundamental para uma vida plena e equilibrada. Alguma semelhança com desafios do seu dia a dia no mundo profissional? Então segue o Morse de hoje…

Um olhar histórico  

Mas antes de explicarmos o quanto isso pode impactar e nos auxiliar nos desafios empreendedores e profissionais, vamos dar um contexto histórico. O estoicismo emergiu como uma escola de filosofia na Grécia antiga, os chamados ‘estoicos’ possuem a crença de que a virtude é o bem supremo e que o domínio sobre as emoções é essencial para uma vida plena. A filosofia estoica ganhou força sob a liderança de figuras proeminentes como Zenão de Cítio, Cleantes de Assos e Crisipo de Solis. Posteriormente, durante o Império Romano, figuras como Sêneca, um filósofo e estadista, e o imperador Marco Aurélio, conhecido por suas “Meditações” (Diários pessoais dele que resultaram na obra que marcou a filosofia), enriqueceram e popularizaram a filosofia estoica, influenciando profundamente a maneira como os indivíduos lidavam com os desafios da vida e da moralidade.  A abordagem de Marco Aurélio é bem incisiva à autodisciplina, autoconhecimento e controle das emoções e hoje ressoa intensamente nos corações dos empreendedores e profissionais, proporcionando um manual atemporal para encontrar estabilidade e sabedoria em um mundo em constantemente inquieto, incerto e em  transformação. 

O que você tem controle vs o que não tem 

O primeiro princípio do Estoicismo enfatiza a distinção entre o que está sob nosso controle e o que não está. Isso ressoa para nós profissionais como a importância de direcionarmos as nossas energias para elementos que podemos de fato influenciar, como nossas decisões e atitudes em relação às demandas e desafios, em vez de nos preocuparmos com fatores externos imutáveis (algo quase impossível nos dias de hoje!). Apesar de ser uma tarefa difícil em muitos desafios rotineiros, entrar no estado estoico, de entender o que você tem controle versus o que você não tem, promove a resiliência diante das adversidades e a capacidade de adaptar-se rapidamente a cenários em constante evolução, característica vital nos ambientes empresariais que exigem agilidade. 

Você já parou para pensar o quanto é ineficiente você gastar horas e horas de preocupação com algo que você não tem absoluto controle? Aqui não estamos dizendo sobre se preparar para possíveis imprevistos ou outras surpresas, e sim o gasto mental (e fardo) de dedicar tempo, energia e esforço a algo que você não pode (de fato) controlar. 

O segundo princípio estoico trata da aceitação serena do que não podemos controlar. Essa filosofia encoraja empreendedores e profissionais a abraçarem as incertezas inerentes ao mundo dos negócios, liberando-se do fardo emocional das expectativas irreais ou frustrações inúteis. Ao aplicar essa abordagem, podemos manter a clareza mental mesmo em situações caóticas, tomando decisões mais ponderadas e mantendo o foco naquilo que pode impactar positivamente o seu negócio. Em um cenário em que a adaptabilidade é crucial e o controle é muitas vezes ilusório, esse princípio estoico oferece um caminho valioso para a paz de espírito e a eficácia profissional sustentável.

Muito distante da realidade? Convidamos você a conhecer os livros de Ryan Holiday e podcasts e conteúdos voltados a temática como Daily Stoic e este episódio de Os Sócios, para entender como você pode adotar na prática. 

O Ego é seu inimigo

Outra temática que o Estoicismo traz é sobre nosso Ego. No livro ‘O Ego é seu Inimigo’, a influência do estoicismo é clara ao explorar como o ego pode obscurecer o julgamento e minar o potencial de crescimento. Holiday destaca exemplos históricos e contemporâneos de como líderes e indivíduos de destaque caíram na armadilha do ego, levando a resultados adversos. Para empreendedores e profissionais, a mensagem é clara: a busca por validação constante e a necessidade de estar no centro das atenções podem prejudicar a tomada de decisões e impedir o aprendizado a partir de falhas.

Mas dominar o ego aqui não tem nada a ver com negar o seu próprio valor ou sucesso, mas sim de cultivar uma compreensão profunda de que a verdadeira grandeza reside na humildade, na capacidade de aprender e crescer constantemente. Empreendedores e profissionais podem adotar essa abordagem ao se concentrarem em melhorar suas habilidades, aprender com os outros, aceitar feedback construtivo e manter a mentalidade de crescimento. A busca pelo equilíbrio entre ambição e humildade é um desafio constante, mas ao internalizar os ensinamentos estóicos e a mensagem de “O Ego é Seu Inimigo”, os indivíduos podem construir carreiras mais sustentáveis, significativas e bem-sucedidas.

A arte de viver

Seja qual for o seu momento profissional, negócio ou de vida, a filosofia estoica pode te ajudar a reavaliar as percepções e atitude, além de te motivar a desenvolver força e resiliência para navegarmos (com serenidade) elas imprevisibilidades da vida, que parecem ser cada vez mais intensas no mundo que estamos hoje. 

O estoicismo, ressurgindo através dos escritos perspicazes de Ryan Holiday, oferece uma abordagem única para enfrentar os desafios contemporâneos do mundo dos negócios e das carreiras. Ao adotar princípios como resiliência, humildade, serenidade e aceitação, os empreendedores e profissionais podem encontrar um caminho para o sucesso sustentável e a realização pessoal. Inspirados pela sabedoria dos estoicos, aqueles que aplicam essas lições podem navegar pelas complexidades da vida moderna com uma maior compreensão de si mesmos e do mundo ao seu redor. A instabilidade é inerente a experiência humana, e segundo os estoicos, a maior parte das adversidades que enfrentamos não é provocada pelos acontecimentos em si, mas pela forma como os percebemos e lidamos com eles. 

Continue Reading

Trending

Copyright © 2021 Morse News