Ghost Interview
O CEO do Google e Alphabet
Conheça as percepções de Sundar Pichai
Sundar Pichai é um executivo indiano-americano e atual CEO do Google e do Alphabet Inc. Antes de se tornar CEO do Google, ele foi vice-presidente sênior de Produtos e liderou o desenvolvimento do Chrome e do sistema operacional Chrome OS. Pichai também foi responsável por aplicativos e serviços como o Google Drive e o Google Maps. Ele se juntou ao Google em 2004 e ascendeu rapidamente na empresa antes de ser nomeado CEO em 2015. No Ghost Interview de hoje, Pichai é nosso convidado para falar sobre o futuro do Google, Inteligência Artificial, Desafios do Mercado e mídias sociais. Confira 🙂
Qual é sua visão sobre as incertezas que surgiram nos últimos tempos devido a instabilidade econômica e outros fatores?
Bem, definitivamente vemos incerteza pela frente, como todos os outros e, o bom é que já existimos como empresa há algum tempo. Já trabalhamos em momentos passados como este, seja em 2008 ou nos primeiros dias da pandemia e temos uma visão de longo prazo. Obviamente, quando você está servindo em toda a economia, você sabe, e muitos fatores macroeconômicos, como o crescimento do PIB, acabam afetando os gastos dos anunciantes também. Estamos investindo em IA, um dos maiores investidores em P&D do mundo, e temos uma visão de longo prazo e trabalhamos duro para fazer nossos produtos melhor. E então, você sabe, então eu acho, acho que para mim, o trabalho que estamos fazendo hoje pagará dividendos daqui a dois ou três anos. Então é assim que eu abordo isso.
Qual a sua visão sobre a inteligência artificial?
A inteligência artificial, com certeza, a longo prazo é a tecnologia mais poderosa que os humanos inventarão. Com certeza, acho que precisamos ter um consenso ponderado sobre se acabamos desenvolvendo algo que não podemos controlar. Eu acho que existem profundas preocupações reais. Acho que não temos as respostas. Acredito que ainda estamos muito no começo. A boa notícia é que ainda está longe. Mas também estou igualmente convencido de que será mais benéfico do que qualquer coisa que já aconteceu antes e muitos dos benefícios começarão a aparecer nas próximas décadas. O importante aqui é aproveitar os benefícios, mas desenvolvê-los cuidadosamente ao longo do tempo, para evitar as armadilhas.
Vamos na prática, como a IA poderá facilitar ainda mais as nossas vidas?
Vejo a IA como uma ferramenta que pode ajudar os humanos a realizar melhor muitas de suas tarefas. Por exemplo….a IA está desempenhando um papel crítico em ajudar muitos jogadores a melhorar suas habilidades no xadrez. Agora você tem supercomputadores, basicamente programas de xadrez, programas de IA, que podem jogar xadrez melhor do que os humanos. Mas há mais pessoas jogando xadrez agora do que nunca, e elas estão usando programas de IA para se tornarem melhores no xadrez. Acho que é uma boa analogia para pensar sobre como a IA pode impactar todos os campos.
(Indian Express – Dezembro 2022)
Como você gerencia a mudança na dinâmica da App Store? O Google merece continuar cobrando uma taxa por fornecer uma plataforma para desenvolvedores e empresas ou algo está mudando? Essa era acabou, como a Match e algumas outras empresas argumentaram que deveria ser?
Sim, olhe, é uma área importante e estamos ouvindo e queremos ter certeza de que acertamos. Acho importante lembrar que investimos no Android. Fornecemos o sistema operacional gratuitamente para OEMs (Original Equipment Manufacturer) e operadoras, e tentamos tornar os telefones acessíveis. Investimos muito em manter a plataforma secular e damos a distribuição com pagamentos embutidos para alcançar. E, você sabe, a grande maioria dos desenvolvedores paga taxas razoáveis e cerca de 15% ou mais. E acho importante para nós continuarmos investindo na plataforma também. Então, acho que atingimos o equilíbrio certo. Estamos constantemente procurando como podemos agregar valor aos desenvolvedores, e há muitos desenvolvedores que abraçaram o modelo, que estão investindo na plataforma.
Você diz que fornece Android gratuitamente. Você quer dizer para o consumidor?
Para o consumidor, para OEMs e, você sabe, nós, investimos milhares de engenheiros e, sob licença de código aberto, fornecemos o sistema operacional gratuitamente.
Olhando rapidamente para o futuro, qual será o caminho do Google?
Acho que a beleza do que considero o primeiro mundo da IA é que os usuários não precisam decidir, a computação estará lá quando você quiser, quando entrar no carro, quando for para sua casa, trabalhando para você. Então, acho que essa noção de computação ambiente, que existe para ajudar, pode estar no contexto de um relógio, você sabe, você entra no carro e está embutido.
Vamos falar de mídia social a seguir… O que a liberdade de expressão na internet significa para você?
Eu acho, sabe, liberdade de expressão. Sempre a vi como, sabe, fundamental. Eu cresci em uma grande democracia e, você sabe, a importância da liberdade de expressão e de dar voz às pessoas eu acho que é realmente fundamental. Como o Google, você sabe, a Pesquisa é um dos produtos. A pesquisa gratuita representa o que está na web hoje. Nós, você sabe, só removemos coisas que são contra a lei. E assim, os princípios fundamentais da liberdade de expressão são profundamente incorporados à plataforma.
Certamente vimos o crescimento do YouTube e a rapidez com que ele cresceu. Mas há também concorrência como por exemplo o TikTok com os vídeos curtos. Qual é a sua visão sobre a mudança estratégica do Youtube de potencializar a versão curta através do ‘Shorts’?
Para mim….as pessoas esquecem que o YouTube era um vídeo curto, certo? Acho, acho que os usuários evoluem constantemente para lugares mais novos. Acho que há uma verdadeira empolgação em torno do que hoje é chamado de vídeo curto. E, você sabe, é para mim o que é empolgante, é uma grande área na qual você está vendo a mudança na plataforma. Os criadores estão respondendo e os usuários estão adotando. E assim, definitivamente, vemos um forte crescimento. O YouTube durante a pandemia acabou se tornando uma plataforma mais importante do que imaginávamos. E vemos indicadores saudáveis na plataforma. Então, novamente, temos que responder ao que os usuários estão pedindo. E, você sabe, estamos tentando dar a eles a melhor experiência. E assim nos sentimos desafiados a fazer melhor. É assim que eu pensaria sobre isso.
Então, o TikTok é uma ameaça? Você pensa nisso nesses termos?
Eu acho que sempre haverá, você sabe, agora que está na Internet há mais de duas décadas, você constantemente terá novos serviços, e as pessoas usarão isso. Você sabe, coisas como Snapchat, Pinterest, tudo isso não existia há alguns anos, certo? E mostra o poder do celular como plataforma, como, quantas oportunidades existem para inovação e criação de coisas novas, o que mostra o quão competitivo e vibrante é o setor subjacente. E então, para mim, isso é mais uma evidência disso. E, como empresas, sempre temos que ser ágeis e nos adaptar. E é assim que me sinto toda segunda-feira quando entro no trabalho.
No tempo que você gasta todos os dias, qual porcentagem do tempo é gerenciando pessoas e qual porcentagem é cuidando da tecnologia?
Você sabe que eu adoraria dedicar mais tempo à tecnologia, mas com a escala do Google e o que faço, as pessoas são o recurso mais importante que temos. Então, eu tento obter ótimos produtos construídos por meio das pessoas, então passo mais tempo, um pouco mais de 50-50. Eu diria a favor das pessoas de 60 a 40 anos.
-
Ghost Interview4 anos ago
A inovação segundo Mandic
-
Sem Categoria3 anos ago
Tesla poderia lançar smartphone
-
Morse2 anos ago
Inscreva-se na Newsletter!
-
Ghost Interview3 anos ago
Pavel Durov, o polêmico criador do Telegram
-
Ghost Interview3 anos ago
Copy.ai: o robô copywriter
-
Morse News2 anos ago
Morse Audio News
-
Morse News4 anos ago
Google fora da Austrália?
-
Ghost Interview4 anos ago
Roblox: o criador fala tudo!