Proxxima

Ghost Interview

O capitalista de risco do Vale

As lições de Chamath Palihapitiya

Published

on

Chamath Palihapitiya é um investidor de capital de risco do Vale do Silício que se tornou um firebrand de tecnologia. Ele foi um dos primeiros executivos seniores do Facebook, trabalhando na empresa de 2007 a 2011. Após sua saída do Facebook, Palihapitiya iniciou seu fundo, The Social+Capital Partnership, através do qual investiu em várias empresas, incluindo Yammer e Slack. A Parceria Social+Capital mudou seu nome para Capital Social em 2015. Ele é um defensor dos SPACs – um tipo de veículo de investimento que permite que empresas privadas se tornem públicas com menos escrutínio da SEC. Palihapitiya é patrocinador e investidor em meia dúzia de SPACs. As empresas com as quais eles se fundiram incluem Virgin Galactic e Clover Health. No Ghost Interview de hoje Palihapitiya é o nosso convidado para falar sobre seus aprendizados e lições de sua jornada 🙂

Quais empresas o atraem? 

Nós possuímos negócios que achamos que podem crescer muito. Mas fora isso, eu realmente gosto de empresas off-line que são altamente geradoras de fluxo de caixa agora, porque acho que será um ativo muito protetor!

(Cnbc – 2019)

Qual a sua visão sobre equilíbrio entre vida pessoal e profissional? 

Ser feliz pessoalmente é o caminho para ajudar todo o resto a fazer sentido e isso é em torno da saúde mental. Acho que o principal desbloqueio para a saúde mental é apenas encontrar um recurso para conversar.

Descobri que, como homem, me ensinaram que falar é fraco. Também descobri que, como homem imigrante, me ensinaram que falar sobre emoções era duplamente fraco. Então me ensinaram, nesta indústria, que falar é estranho. Você juntou todas essas coisas, e a maior coisa que eu encontrei que me ajudou foi apenas falar e ser aberto…

(Entrevista ao Fs Blog)

O que o empreendedor precisa fazer que é indispensável ao construir e crescer seu negócio? 

Você precisa ser capaz de definir a métrica crítica que define o valor central do produto do negócio. A receita é um indicador de atraso que reflete a magnitude do ajuste produto-mercado.

(CB Insights – 2017)

Como isso se aplica? Consegue dar um exemplo? 

No nosso caso, em nossa empresa de medicina de precisão, essa empresa chamada Syapse, falamos literalmente de vidas salvas. A razão é porque temos esse enorme julgamento longitudinal na Intermountain. Descobrimos que, se você usou nossa plataforma no ponto de atendimento em torno da genômica do câncer, teria 75% de todos os pacientes da Intermountain — este é um dos melhores hospitais do mundo — recebendo o medicamento ou a dosagem errada. Você teve uma redução absoluta de 10% a 15% no custo direto do bastão. Se você fosse um paciente com câncer metastático estágio três, viverá duas vezes mais tempo. No minuto em que vi isso, eu disse: “Ótimo. Essa é a nossa métrica de agora em diante.

(CB Insights – 2017)

Qual é uma das grandes responsabilidades de um CEO?

O CEO precisa saber contar uma narrativa que cria um envelope de confiança. Ele tem que contar uma história que seja inspiradora, mas prática e crível. Quando você faz isso com seus funcionários, o que acontece é que você tem altos níveis de retenção, altos níveis de satisfação dos funcionários, moral e execução de pessoas.

(CB Insights – 2017)

Qual a sua percepção sobre alinhamento em uma empresa? Qual modelo ideal? 

Eu sempre igualei o que chamo de alinhamento a uma árvore. O alinhamento em uma empresa é como anéis de uma árvore. Então, se você cortar uma sequoia enorme, o que você percebe é que há muitos milhares de anéis, e isso praticamente incorpora como uma empresa funciona, ou seja, estamos no centro. Você tem os fundadores e os principais 100 ou 200 fanáticos e eles estão 100% alinhados. Quando você pensa naquele grupo original no Google, que master class de técnica, quero dizer — Inacreditável. Facebook, a mesma situação. Inacreditável.

(Entrevista Recode – 2017)

Você comenta sobre a questão do ego em muitas entrevistas. Pode compartilhar sua visão sobre esse tema? 

O ego é uma coisa muito poderosa. Isso pode capacitá-lo a fazer as coisas. Mas o ego é uma coisa muito corrosiva, que é que ele pode entrincheirar você em um conjunto de decisões que fundamentalmente são sobre as percepções de terceiros sobre você versus sua verdadeira internalização do norte.

(Entrevista Recode – 2017)

E para o desenvolvimento de produto ou até início da construção de um grande negócio, quais boas práticas você indica? 

Especificamente no meu grupo, o que eu diria a eles o tempo todo é que precisamos fazer três coisas de forma consistente e repetida:

Precisamos medir as coisas, testar hipóteses e tentar todos os tipos de coisas aleatórias – especialmente as coisas que podem parecer bobas, erradas ou estúpidas.

(Chamath Archive

Isso se relaciona com o ego certo? Poderia explicar para a gente? 

A razão disso é porque permite que você tire o ego da administração de uma empresa. O ego e a arrogância são venenosos na construção de organizações de sucesso. E assim, essas três coisas, na minha opinião, fazem mais para criar uma cultura de transparência e abertura, onde você pode tropeçar e, esperamos, encontrar alavancagem de produtos em uma empresa.

(Chamath Archive

Como lidar com pessoas que já acreditam que têm as respostas e até empresas não abertas a mudar sua mentalidade, como um “ah já tentamos aqui, não funcionou”? 

Essa é a verdade da maioria das empresas: a maioria das pessoas, na maioria das vezes, está inventando. E então, se você realmente vai descobrir como construir algo bem-sucedido, se você descobriu algo escasso e aplica essa estrutura, não só tem que fazê-lo sem ego, mas também tem que ter certeza de que toda vez que alguém lhe disser a resposta, e ela não é suportada por fatos e dados, você tem que invalidá-la.

E a razão é porque demonstra ao resto da empresa que você é um tomador de decisão estruturado, sólido e competente. E que você não deixará seu ego ou emoção atrapalharem fazer a coisa certa. Mesmo que você descubra o melhor modelo de negócios do mundo, mesmo que seja o primeiro a encontrar um recurso escasso… mais uma vez, olho para os nossos exemplos: Friendster e Myspace. Entre o ego e a tradição, destruiu essas duas empresas e, no entanto, o Facebook agora é a empresa de US$ 400 bilhões.

Google. O Yahoo deveria ter vencido a pesquisa, Alta Vista deveria ter vencido a pesquisa, a Microsoft deveria ter vencido a pesquisa… mas o Google ganhou a pesquisa.

Sabe, a fórmula é simples. A execução, no entanto, é sempre muito difícil porque exige que você enfrente suas emoções. E as emoções podem ser muito fortalecedoras ou ser o que destrói a maioria das empresas e pessoas. 

(Chamath Archive

O Ghost Interview de hoje foi indicado por Thiago Domenici ). Thiago, obrigado pela dica!

E você, quer indicar o próximo Ghost Interview do Morse?

Basta enviar um email para contato@morse-news.com

Continue Reading
Advertisement Proxxima

Trending

Copyright © 2021 Morse News