Proxxima

Ghost Interview

De atriz à empreendedora e investidora

As lições da carreira sinuosa de Whoopi Goldberg

Published

on

Você com certeza reconhece Whoopi Goldberg pelos seus filmes e atuação em Hollywood. Ela foi a única atriz negra americana a receber quatro principais prêmios EGOT na indústria de entretenimento dos Estados Unidos e é considerada uma lenda em Hollywood. Whoopi já atuou em diversos projetos, entre eles o The View, no qual é apresentadora do programa da ABC. O que você talvez não saiba é que a Whoopi também é investidora e empreendedora. Além de alguns empreendimentos no segmento da moda, em 2016 a atriz fundou junto com sua amiga Maya Elisabeth a empresa de maconha medicinal Whoopi & Maya, que vendia produtos para aliviar as cólicas menstruais. Na época, o projeto fora polêmico e a maconha medicinal projetada para ajudar mulheres com cólicas menstruais era um território desconhecido e tabu. A empresa que possuía 300 lojas no Colorado e Califórnia acabou fechando suas portas por desentendimentos entre as co-fundadoras. Mas não parou por aí, Whoopi ainda se mantém como investidora e pretende atuar neste nicho de mercado. Sua jornada artística e empreendedora nos ensina algumas lições na construção de uma carreira e negócio. Por isso, Whoopi é a nossa convidada do Ghost de hoje! 🙂 

Como você percebeu que as cólicas menstruais não estavam no radar da indústria da maconha medicinal? Parece uma lacuna tão grande no mercado.

Bem, eu sofria de cólicas sempre. E quando eu estava conversando com meu amigo Rick, que dirige  a High Times Magazine, ele estava me explicando sobre todas as pessoas que estão entrando no negócio da maconha e todos pareciam ser homens. Eu disse: “Então, existe algum produto por aí que seja para cólicas menstruais?” E ele disse: “Ninguém vai fazer isso, é um nicho de mercado.” E isso fez minha cabeça explodir! 

(Entrevista a Marie Claire – 2016)

E funciona? Quais são os efeitos? Explica para a gente! 

Eu confio porque eu já vi. Eu vi isso funcionar. Pode não funcionar para todo mundo, mas eu sei que funciona para um monte de gente, porque nos últimos anos, é isso que eu tenho feito. Não se trata de deixar pessoas chapadas. Você não pode fumar nenhum de nossos produtos. É por isso que eles são bons para todos. Mulheres jovens que acabaram de descobrir que têm menstruações horríveis, isso não vai machucá-las! 

(Entrevista a Marie Claire – 2016)

Então não possui certos efeitos? 

Nosso objetivo é fazer você se sentir melhor, não deixá-lo chapado. Existem muitos produtos por aí que vão te deixar chapado, mas queremos ter certeza de que você está se sentindo bem.

(Entrevista a Forbes – 2019)

Quais foram os obstáculos nesse segmento e até legais? 

Honestamente, se tivesse mulheres comandando o mercado de maconha, acho que haveria muitos produtos diferentes. Para vender em todos os diferentes lugares onde a maconha medicinal é legal, você precisa construir uma instalação e crescer no estado em que está vendendo, então é assustador. Não somos uma empresa de muito dinheiro. Seria ótimo se alguém entrasse e nos infundisse muito dinheiro? Seria, desde que eles nos permitissem continuar fazendo o que estamos fazendo. Para estar no Colorado, Nevada ou Oregon, você precisa ter dinheiro para iniciar a empresa, depois obter o arrendamento e a licença. 

(Entrevista a Marie Claire – 2016)

O que esse início de empreendimento te ensinou? 

Iniciar a empresa em si foi muito difícil: Tivemos que encontrar a equipe, montar o plano, arrecadar dinheiro e depois fazer tudo. Depois que lançamos, começamos a aprender o que funcionou e o que não funcionou e ainda temos que reajustar continuamente o curso à medida que os regulamentos mudam. Mas a resposta tem sido incrível e é muito gratificante oferecer um produto que ajuda tantos. Para os empreendedores: Entre e experimente, você nunca sabe o que pode acontecer até que você faça! 

(Entrevista a Forbes – 2019)

Você teve uma carreira bem sinuosa com diferentes experiências e projetos, qual sua visão sobre a construção de uma carreira? 

Você não pode criar uma carreira…. Você vai para onde vai! Na verdade, por muito tempo, as pessoas não conseguiam descobrir como eu realmente tenho uma carreira, o que é desanimador. 

(Entrevista ao NY Times – 2019

Você já trabalhou com diversos artistas, empreendedores e profissionais excepcionais no mercado. O que isso te ensina sobre colaboração?

Trabalhar com as pessoas certas é importante, não importa o que você faça na vida! 

(Entrevista a Forbes – 2019)

Você também é muito ligada à moda, já empreendeu no segmento, senta em primeira fila de grandes desfiles, construiu sua própria linha e já teve grandes resultados . Qual foi a principal chave para a construção destes resultados no segmento da moda? 

A chave é que eu sou consistente. Eu nunca deixei ninguém ditar para mim qual é o meu estilo. Eu uso o que eu quero, quando eu quero, como eu quero. E parece que mais e mais pessoas estão começando a perceber que muito mais pessoas são assim.

Eu também acho que as pessoas perceberam o fato de que você pode ser elegante em qualquer coisa que esteja vestindo. Quer dizer, eu conheci algumas pessoas muito deselegantes em roupas muito elegantes. Então não são as roupas que te dão essa graça. Você tem que trazer essa graça às roupas! 

(Entrevista a Fashion Weekly – 2019)

O que você aconselha empreendedores na construção de um negócio?

É tudo sobre ter empatia com o seu cliente, eu acho. Mostre empatia pelo seu cliente e ele ficará com você! 

(Entrevista a Fashion Weekly – 2019

Qual lição principal você aprendeu durante toda a sua carreira?

Você tem que ser uma pessoa completa. Você tem que saber o que você quer, o que você não quer. Você tem que ser capaz de dizer não. Você não deve ter medo de que as pessoas descoladas, fofas ou bonitas não vão querer você. Confie no seu instinto, ele é muito inteligente.

(Colgate University – 2015

Continue Reading
Advertisement Proxxima

Trending

Copyright © 2021 Morse News