Proxxima

Ghost Interview

A investidora Web3 de US$ 1,5 bilhão

Katie Haun é fundadora do maior fundo de venture capital já levantado por uma sócia fundadora solo.

Published

on

De promotora federal e general partner na Andreessen Horowitz à investidora Web3! Katie Haun teve uma jornada profissional interessante e bem diversa. Antes de ingressar na Andreessen Horowitz em 2018, Haun atuou como promotora federal onde perseguia contrabandistas e fraudadores. Foi nessa experiência que ela pegou seu primeiro caso de bitcoin e, logo depois, ela se tornou a procuradora do governo federal para casos de criptomoedas. Em 2015, ela estabeleceu a primeira força-tarefa do Departamento de Justiça para casos de moedas digitais. Então, quando Andreessen Horowitz estava procurando por “alguém que pudesse ser o tipo de rosto equilibrado e confiável da criptomoeda”, como o cofundador da empresa, Ben Horowitz, disse à CNBC , Haun parecia um ajuste perfeito! Quatro anos depois, Haun é uma das investidoras mais poderosas do Vale do Silício, pronta para moldar o futuro da moeda digital.  

Depois de deixar a Andreessen Horowitz recentemente, Katie Haun quebra um recorde e levanta US$ 1,5 bilhão para seu novo fundo voltado a startups de cripto e Web3 (Ainda está desvendando o que é a Web3? A gente te explica aqui!). É o maior fundo de venture capital já levantado por uma sócia fundadora solo. E por isso, Katie é a nossa entrevistada do Ghost de hoje!


Você foi de primeira sócia geral feminina da Andreessen Horowitz quando ingressou em 2018 à investidora Web3. Como foi esse processo de decisão? 

Eu não me encaixava no molde do investidor de risco tradicional. Acho que precisamos de mais pessoas que não se encaixam no molde. Acho que a Web3 realmente precisa dessas vozes! 

(Entrevista Fortune – 22 de março de 2022)

É o maior fundo de venture capital já levantado por uma sócia fundadora solo. Como você visualiza esse marco? 

Parece, honestamente, muita pressão. Mas acho que isso motiva todos na equipe. Web3 é a nova era da internet e merece uma nova era de investidores…

(Entrevista CNBC – Março de 2022

Muitos ainda não acreditam no poder e na aplicação da Web3. Qual sua opinião sobre as visões desacreditadas da web3? 

Vimos repetidas vezes que as pessoas dizem que preferem menos poder agregado. As pessoas dizem que valorizam sua privacidade. Mas quando o empurrão chega, as pessoas vão para onde custa menos e onde é conveniente. E acho que a conveniência é primordial.

Então as pessoas vão me dizer, bem, as plataformas centralizadas estão ganhando. Eles têm todos os clientes. Eles têm todo o poder. E isso pode ser verdade agora. Mas acho que a outra coisa que é realmente importante não perder de vista, Ezra, é que você tem esses ventos socioeconômicos favoráveis ​​agora, e um ethos real entre as gerações mais jovens de que elas não gostam de poder centralizado. Eles não gostam da noção de que um punhado de gigantes da tecnologia têm todo o poder e têm toda a palavra sobre decisões como plataforma. 

Neste momento, as plataformas descentralizadas venceram as plataformas centralizadas? Claro que não. Essa tecnologia – quero dizer, há um ano, sentados aqui, nem estaríamos conversando sobre tokens não fungíveis ou escassez digital.

(Entrevista New York Times – Outubro de 2021)

Visto isso, qual o momento que estamos vivendo hoje com Web3 e Web2? 

É importante não julgar o estado atual da inovação com o estado final da inovação, é que estamos tão adiantados que ainda não temos a conveniência. O UX, ou o tipo de camada que os consumidores usam em criptografia, ainda não está totalmente pronto para o horário nobre em alguns casos. Em alguns casos, é, aliás. Mas acho que esse é um ponto muito importante. O que você vê agora é esse tipo de luta entre plataformas centralizadas e plataformas descentralizadas.

(Entrevista New York Times – Outubro de 2021)

Você está criando uma internet de propriedade e transações. E a questão é: o que é uma internet de transações de propriedade verificáveis. O que muda?

Se você está do outro lado do mundo e eu não te conheço, e prometemos enviar dinheiro um ao outro, como vamos fazer isso sem um intermediário em que nós dois confiamos?

Historicamente isso seria algum tipo de instituição financeira ou banco formal – ou outro sistema de pagamento. O que agora, de repente, as blockchains permitem é a remoção de um intermediário ou uma espécie de parte confiável. E isso tem implicações realmente profundas, onde você está falando também sobre propriedade digital! 

(Entrevista New York Times – Outubro de 2021)

Quais são os próximos passos do fundo? 

Os fundos serão implantados por pelo menos dois anos e investirão em tokens digitais, bem como em ações em áreas que vão desde aplicativos de finanças descentralizadas até NFTs e as chamadas organizações autônomas descentralizadas, ou DAOs. Vamos procurar efetuar a mudança do sistema e ser realmente um contribuidor do empreendimento.

(Entrevista Fortune – 22 de março de 2022)

O lançamento ocorreu durante um mercado de baixa para o bitcoin. A maior criptomoeda do mundo caiu cerca de 40% em relação ao seu pico em novembro, com criptomoedas menores, como o ether, tendo perdas mais profundas. Como foi esse momento e qual sua visão como impacta o fundo? 

Quando penso na implantação dos dois primeiros fundos de criptomoedas, isso foi durante um período de imensa volatilidade – definitivamente foi um inverno de criptomoedas com preços caindo 70% e projetos que ainda nasceram durante esse ciclo (destacando Solana e troca NFT OpenSea). Uma das coisas que aprendi como investidora com uma visão de longo prazo do espaço é que grandes produtos serão construídos e grandes protocolos serão construídos, não importa quais sejam os preços.

(Entrevista CNBC – Março de 2022

O que mais te empolga em projetos e portfólios que vocês estão avaliando?

Estou pessoalmente empolgada com o lançamento de muito do que vejo como aplicativos voltados para o consumidor, porque houve muito progresso em algumas das blockchains e no desempenho e interoperabilidade das blockchains. Também estamos empolgados com coisas que tornam as blockchains interoperáveis, pontes e tecnologias assim. Também estou muito empolgado com alguns dos aplicativos voltados para o consumidor. 

(NY Mag – dezembro de 2021)

Você tem uma relação boa com Hollywood e muitos artistas já entraram em contato com você para entender mais sobre criptomoedas e NFTs, como foi esse processo?

Em 2017 e 2018, passamos muito tempo com Wall Street e investidores institucionais falando sobre criptomoedas, porque naquela época as aplicações eram em grande parte financeiras. Agora, expandimos para nos envolver com comunidades como Hollywood, seja se encontrando com celebridades que desejam aprender mais ou se envolver mais com criptomoedas, como isso pode realmente ajudar os criadores de conteúdo e seus fãs, ou como é apenas um novo modelo de negócios para o futuro. Sim, artistas já entraram em contato comigo através de uma variedade de canais. Não é que eles estejam pedindo para aprender sobre criptomoedas; eles já sabem disso e querem saber mais! Acho que é uma vitória para algumas de nossas empresas e nosso portfólio. 

(NY Mag – dezembro de 2021)

O que você diz a eles? Como a criptomoeda pode fazer parte dessa criação de conteúdo de Hollywood? É NFTs ou mais do que isso?

É muito da nova economia digital. Certamente os NFTs fazem parte da conversa, mas eu não diria que é limitado aos NFTs. É sobre novos serviços financeiros. E não é apenas Hollywood, são personalidades de LA, mídia convencional, influenciadores e músicos.

Certamente os NFTs capturaram muita atenção do mainstream este ano, então isso definitivamente faz parte da conversa. Mas eu diria que a conversa é ainda mais profunda do que isso. Eles querem entender como isso vai mudar as expectativas dos consumidores. Como isso vai mudar a maneira como eu posso interagir com minha base de fãs? Muitas dessas pessoas têm grandes seguidores nas mídias sociais. O que isso parece? Além disso, muitas pessoas estão realmente interessadas nesse novo modelo de criação de conteúdo.

(NY Mag – dezembro de 2021)

O Morse de hoje é patrocinado pelo digitaliza.ai, a loja de soluções para digitalizar negócios.

Se a jornada de Katie te despertou o interesse de empreender, mas você tem os desafios básicos para começar; falta de tempo, comunicação, equipe etc, saiba que existem hoje diversas soluções digitais que podem ajudar você a começar o seu próprio negócio, acesse www.digitaliza.ai e saiba quais soluções podem ser o seu start!  

Continue Reading
Advertisement Proxxima

Trending

Copyright © 2021 Morse News