Proxxima

Ghost Interview

O dono da Hootsuite

Conheça Ryan Holmes, fundador e CEO da ferramenta mais popular de gestão de redes sociais

Published

on

Empreendedor desde os 16 anos, com negócios de varejo online a restaurantes, Ryan Holmes percorreu uma jornada empreendedora em diversos ambientes. Apaixonado por computadores e indústria de tecnologia, Ryan fundou a Invoke uma agência de mídia digital em 2000 onde após 8 anos fundou a Hootsuite, ferramenta global de gerenciamento de redes sociais com mais de 18 milhões de usuários. 

Na época, sete dos 21 funcionários da Invoke foram encarregados de trabalhar na construção da ferramenta Hootsuite, na época um produto freemium que permitiria às empresas incorporar mídias sociais em suas campanhas de marketing. Em 2009, Holmes levantou uma rodada inicial de financiamento da Série A de US$ 1,9 milhão para a Hootsuite e a transformou em uma empresa independente.

Em 2017, Holmes lançou seu primeiro livro, The 4 Billion Dollar Tweet, como “um guia para entender e maximizar o uso das mídias sociais”. Holmes afirmou que o livro inspirou o CEO da Goldman Sachs, Lloyd Blankfein, a twittar pela primeira vez em junho de 2017. Ryan é o nosso convidado do Ghost de hoje! 🙂 

Como você passou de dono de restaurante a empreendedor de tecnologia?

Vendi o restaurante em 1999 e sempre me interessei por computadores. A Web estava explodindo naquele momento, então eu basicamente me “autodidatava” em HTML e consegui montar um portfólio decente o suficiente para conseguir um emprego em uma empresa pontocom. Trabalhei com eles por cerca de seis meses e aperfeiçoei muitas das minhas habilidades até o ponto em que consegui fundar a Invoke.

(Entrevista Mediabistro)

Como o HootSuite decolou? E como foi de lá para onde está agora?

A Invoke estava trabalhando em várias campanhas de mídia social para clientes e precisávamos de uma ferramenta para ajudar a gerenciar melhor nossas campanhas para nossa equipe e nossos clientes. Estávamos procurando uma ferramenta e não conseguimos encontrar uma, então decidimos começar a construir uma. Esse foi realmente o início da HootSuite.

(Entrevista Mediabistro)

E como foi esse processo de criar a Hootsuite do zero? Qual foi uma das grandes lições?

A lição mais crítica que carrego comigo é a importância de ser um “pau para toda obra e mestre em alguns”. Como CEO de uma pequena empresa, isso é uma questão de necessidade. Para decolar, tive que aprender – em grande parte na hora – sobre quase todas as facetas da administração de um negócio: produto e engenharia, vendas e marketing, contabilidade e finanças, atendimento ao cliente e relacionamento com o cliente, recursos humanos e muito mais. O processo de construção de um negócio, do zero, representou realmente um mini MBA para mim.

(Entrevista ao Business Insider – 2018)

Você tem um fracasso “favorito”?

Sabe, o meu primeiro negócio começou quando eu tinha 16 anos, eu encontrei o meu sucesso com o Hootsuite aos 35 anos…Então houve 20 anos de sucesso “da noite para o dia”. Para mim, todos esses negócios foram experiências de aprendizado. Eu tento não ser muito duro com qualquer “fracasso” porque eu penso como uma lição que eu posso reutilizar sempre. 

(Interviewed by Jelle Drijver – Setembro 2016)

Qual seu conselho para empreendedores?

O que eu aprendi nesses 20 anos é que você precisa ser resiliente, você ter que ter uma atitude de agitação e você tem que sair da cama todos os dias. Você erra 100% dos arremessos que você não faz. Meu conselho é que se agite todos os dias, levante e coloque um sorriso no rosto e vá em busca do que deseja! 

(Interviewed by Jelle Drijver – Setembro 2016)

O que você aprendeu com a expansão da Hootsuite que hoje possui times em diversos países ao redor do mundo? 

À medida que você vai além dos estágios iniciais de inicialização, a maneira mais rápida (na verdade, a única) de acelerar o crescimento é delegar agressivamente e não tentar fazer tudo sozinho. Assim que você puder, em outras palavras, contrate pessoas que possam fazer trabalhos específicos melhor do que você. A Hootsuite tinha apenas uma equipe de vendas incipiente, por exemplo, quando eu trouxe nosso primeiro diretor de receita para o cenário. Com muita experiência anterior em escalar equipes globais em grandes empresas, ele rapidamente expandiu nossa organização de vendas e nos colocou no caminho para atingir grandes empresas. 

(Entrevista ao Business Insider – 2018)

O que foi preciso para manter alinhamentos entre as equipes globais?

A cada múltiplo de 10 funcionários que você traz, você está ficando cada vez mais longe de se comunicar com as pessoas em uma base de um para um. Portanto, sua comunicação precisa ficar muito mais nítida, clara e de muitas maneiras mais simples. 

Você precisa descobrir como se comunicar efetivamente com todas essas pessoas e garantir o alinhamento para que todos estejam indo na mesma direção. Esse foi um dos grandes aprendizados e coisas em que me concentrei.

(Entrevista a CNBC – 2017)

Portanto a comunicação foi essencial para esse crescimento, certo? Como você colocava essa comunicação efetiva em prática?

Eu me comunico com frequência! À medida que crescemos, acho que check-ins mais frequentes foram importantes para a equipe. Eu volto para algumas conquistas que tivemos como organização, como essas conquistas aconteceram e questiono como isso contribui para o nosso  ‘por quê?’. Eu procuro semanalmente oportunidades para tentar voltar aos nossos valores, ao nosso propósito. 

(Entrevista a CNBC – 2017)

Como refletir sobre o ‘por quê’ na empresa?

Em muitos casos, começo simplesmente com ‘por quê’: “Por que estamos fazendo isso? Qual é o nosso propósito? Por que estamos aparecendo todos os dias? Por que estamos fazendo isso versus isso ?”. Acho que muitas pessoas pulam no ‘como’ sem realmente explicar o ‘por quê’. 

(Entrevista a CNBC – 2017)

Para finalizar, qual é a sua visão sobre o equilíbrio na vida pessoal e profissional?

Eu costumo falar sobre corrida vs maratona…Há períodos em que você tem que fazer uma corrida e ir a fundo, mas você não consegue manter sprints atrás de sprints, não é sustentável. Acho que como fundadores e equipe inicial temos que realmente nos proteger daqueles momentos que há tempo de inatividade para realmente nos recarregarmos.. mentalmente e fisicamente!

(Entrevista Elevate – 2019)

Continue Reading
Advertisement Proxxima

Trending

Copyright © 2021 Morse News