Morse News
Data: the new oil or the new water?
Muita gente já ouviu o termo “Data is the new oil”, atribuído à Clive Humby em 2006, mas com diversas outras citações ao longo do tempo.
“Really the new oil?”
Qual seria o efeito em cadeia de uma crise de Dados no mundo? O mesmo, maior ou menor que uma crise de combustível? Em quantos dias, quem sabe minutos, empresas seriam afetadas? Mercados? Segmentos e a própria Economia? Teríamos uma paralisação?
Literalmente falando
Na economia digital, com certeza, uma crise dessas seria sentida de imediato. Pedir um táxi, reservar uma passagem aérea, pedir comida em casa e outras atividades entrariam em colapso em questão de minutos. Por outro lado, a comparação de “data” com “oil” pode trazer uma falsa sensação de que qualquer dado, por si, vale dinheiro.
Se um dia você descobrir que existe uma fonte de petróleo no jardim da sua casa, vai achar que “seus problemas acabaram”. Se um dia você descobrir que existe um monte de dados dentro da sua empresa, será que você fica rico do dia pra noite?
Um mar de dados
O dado sozinho, sem estar dentro de um contexto, de uma análise, ou de algo maior, possui valor? Esse valor é tabelado? Quanto vale 1TB de dados? Na verdade, os dados estão por aí e, assim como a água, formam um verdadeiro oceano. Mas ele não necessariamente possui valor sozinho ou pode ser utilizado na sua forma bruta para todos os fins. É a sabedoria no uso, no tratamento e no seu reúso que vão criando seu valor.
-
Sem Categoria3 anos ago
Tesla poderia lançar smartphone
-
Ghost Interview4 anos ago
A inovação segundo Mandic
-
Morse2 anos ago
Inscreva-se na Newsletter!
-
Ghost Interview3 anos ago
Pavel Durov, o polêmico criador do Telegram
-
Ghost Interview3 anos ago
Copy.ai: o robô copywriter
-
Morse News2 anos ago
Morse Audio News
-
Morse News4 anos ago
Google fora da Austrália?
-
Ghost Interview4 anos ago
Roblox: o criador fala tudo!