Trends
Você conhece o GeoGuessr?
Jogo que já reúne 70 milhões de pessoas tentando se localizar em cenários do street view terá campeonato mundial com brasileiro qualificado
Se você é do tipo que se perde facilmente em viagens, apanha para usar o GPS e muitas vezes não lembra ao certo onde foi tirada aquela foto incrível com aquela linda paisagem de fundo, você provavelmente vai se impressionar, assim como nós, ao ver alguém batendo o olho em uma paisagem aleatória, com simplesmente alguns cenários, pontes, estradas e outros itens “comuns” como postes, placas, tipo de relevo e vegetação e “cravar”, com precisão, qual o exato local daquela paisagem. Bem vindo ao GeoGuessr, jogo que já possui mais de 70 milhões de jogadores, tem virado febre mundo afora, inclusive aqui no Brasil, e terá o seu Campeonato Mundial acontecendo na semana que vem, entre os dias 11 e 14 de Setembro, em Estocolmo, na Suécia, com um brasileiro participando da disputa com patrocínio da Hands, empresa especializada no uso de dados de geolocalização para projetos de publicidade e insights de negócio.
Nos localizando na conversa… Mas o que é o GeoGuessr?
O GeoGuessr é um jogo que foi criado lá em 2013 como um projeto pessoal do desenvolvedor sueco chamado Anton Wallén. A ideia surgiu a partir da paixão de Anton por viagens e pelo uso do Google Street View. Anton queria criar uma experiência que combinasse o uso do Street View com o desafio de adivinhar locais ao redor do mundo, tornando a geografia mais acessível e divertida para todos. O jogo ficou famoso e se popularizou rapidamente dado à sua jogabilidade simples, divertida e viciante: basta abrir o jogo, olhar uma paisagem no Street View, e tentar adivinhar onde no mundo fica aquele local. A popularidade aumentou ainda mais quando criadores de conteúdo no YouTube, como o GeoPaschh, começaram a gravar partidas, mostrando para os iniciantes como funciona o “game play” no mundo profissional.
How to play
Para quem cai de paraquedas numa destas lives mostrando os profissionais jogando chega a parecer até “fake” como alguém consegue, por vezes em minutos (em alguns casos em 1 minuto), bater o olho no local e localizá-lo no mapa com tamanha precisão. Mas entendendo um pouco melhor a dinâmica do jogo as coisas começam a fazer mais sentido, e o jogo se torna mais interessante e viciante. O que muitas vezes passa batido para um pessoa comum, para os adeptos do jogo se tornam pistas importantes: paisagens, relevo, vegetação, arquitetura, placas de trânsito, tipo de poste ou faixa de pedestre, idioma das placas etc, se tornam pistas importantes para decifrar o local.
Com o tempo o GeoGuessr evoluiu para incluir diferentes modos de jogo, como desafios por tempo, modos competitivos e eventos especiais, como torneios e ligas. O jogo também começou a se monetizar com assinaturas que permitem aos jogadores acesso a recursos adicionais e ao modo multiplayer.
Campeonatos
Além de se tornar um jogo popular com foco recreativo, e até educacional, já que o jogo vem sendo utilizado por professores para ensinar geografia de maneira interativa, com o avanço de jogadores se tornando especialistas profissionais no jogo a empresa por trás do GeoGuessr começou a organizar competições internacionais. A primeiro aconteceu no ano passado, onde alguns dos jogadores mais experientes e conhecidos da comunidade foram convidados para o evento. Neste ano o cenário foi diferente, ocorreram três etapas de qualificatórias online, uma para cada região do mundo, Américas, Europa com África e Ásia com Oceania, abertas para todos os jogadores. Os jogadores que se destacaram foram convidados a participar de uma etapa final das qualificatórias, que aconteceu presencialmente nos estúdios do GeoGuessr na Suécia, com direito a um prize pool de cerca de 15 mil dólares e uma vaga na Copa do Mundo. No total, foram 24 jogadores que se qualificaram sendo onze da Europa, três da Oceania, dois da Ásia, seis da América do Norte e o nosso representante brasileiro, Orlando Moraes, que obteve destaque no cenário após conquistar o segundo lugar nas qualificatórias das Américas.
A etapa final da Copa do Mundo de GeoGuessr de 2024 ocorrerá na semana que vem, entre os dias 11 e 14 de setembro, em Estocolmo, na Suécia e Orlando Moraes, brasileiro, de Macaé/RJ, jogador de GeoGuessr desde 2022, estará na disputa pelo troféu e por um prize pool de mais de 55 mil dólares! Assim como qualquer outro esporte e jogo, o campeonato de GeoGuessr vem atraindo a atenção do público, da mídia e das empresas. A Hands, empresa especializada no uso de dados de geolocalização para auxiliar empresas em suas estratégias de mídia digital, OOH e insights de negócio, encontrou no jogo uma forma lúdica de exemplificar algumas de suas ofertas comerciais e se tornou patrocinadora do Orlando. Mais do que um simples “patrocínio”, a parceria entre a Hands e Orlando tem como objetivo a co-criação de ações e serviços, como por exemplo mapas de empresas que queiram explorar o GeoGuessr como plataforma de mídia como esse case da Skoda UK que “escondeu” seus carros no jogo e as pessoas deveriam descobrir quais eram os locais.
Seja pela diversão, pela educação, pelos campeonatos ou pelo uso das marcas, o Geoguessr vem trazendo luz sobre mapas, geografia e geolocalização para o dia a dia das pessoas e profissionais.
E a sua marca, já está utilizando esses dados e conceitos para suas estratégias de publicidade, marketing e negócios?
-
Ghost Interview4 anos ago
A inovação segundo Mandic
-
Sem Categoria3 anos ago
Tesla poderia lançar smartphone
-
Morse2 anos ago
Inscreva-se na Newsletter!
-
Ghost Interview3 anos ago
Pavel Durov, o polêmico criador do Telegram
-
Ghost Interview3 anos ago
Copy.ai: o robô copywriter
-
Morse News2 anos ago
Morse Audio News
-
Morse News4 anos ago
Google fora da Austrália?
-
Ghost Interview4 anos ago
Roblox: o criador fala tudo!