A saída de Altman segue-se a um processo de revisão deliberativa por parte do conselho, que concluiu que ele não era consistentemente sincero nas suas comunicações com o conselho, prejudicando a sua capacidade de exercer as suas responsabilidades”, afirmou a empresa no seu blog. “O conselho não confia mais em sua capacidade de continuar liderando a OpenAI.”
A diretora de tecnologia Mira Murati será a CEO interina, com efeito imediato. A empresa realizará uma busca pelo sucessor permanente do CEO. O departamento de comunicações da OpenAI se recusou a comentar além da postagem do blog. Os funcionários da OpenAI souberam da notícia quando ela foi anunciada publicamente, de acordo com diversas fontes.
“Adorei meu tempo na OpenAI”, disse Altman em uma postagem no X (antigo Twitter) . “Foi transformador para mim pessoalmente e, espero, para o mundo um pouco. Acima de tudo, adorei trabalhar com pessoas tão talentosas. Terei mais a dizer sobre o que vem a seguir mais tarde.”
Esta é uma reviravolta extremamente repentina. Altman tem sido o rosto da OpenAI, que deu início à atual corrida armamentista de IA com o lançamento extremamente popular do ChatGPT no ano passado.
A OpenAI também anunciou que o cofundador Greg Brockman deixará o cargo de presidente do conselho, embora permaneça na empresa.
Fonte: The Verge