Proxxima

Ghost Interview

O co-fundador do Slack

Published

on

Stewart Butterfield é empreendedor e empresário canadense, mais conhecido como o co-fundador do Slack, uma plataforma de comunicação empresarial que permite que equipes colaborem e se comuniquem em um ambiente digital unificado. Antes de fundar o Slack em 2013, Butterfield já havia co-fundado outro serviço de comunicação popular, o Flickr, que foi vendido para a Yahoo em 2005. Butterfield estudou filosofia na Universidade de Victoria e obteve um mestrado em filosofia na Universidade de Cambridge antes de se mudar para a área da tecnologia. Além de suas atividades empresariais, Butterfield também é conhecido por sua filantropia, tendo doado mais de US$ 1 bilhão em ações do Slack para uma fundação de caridade. Em 2020, a Salesforce adquiriu o Slack em um negócio avaliado em cerca de US$ 27,7 bilhões.

Como você vê o trabalho remoto vs o trabalho presencial? 

Quando vejo manchetes sobre CEOs tentando atrair funcionários de volta ao escritório, sinto que provavelmente é uma abordagem condenada.O trabalho não é mais um lugar para onde você vai. É algo que você faz.

Aprendi que os trabalhadores podem ser igualmente produtivos e criativos trabalhando remotamente do que pessoalmente – um aprendizado que pode não ter ocorrido sem o fechamento dos escritórios da empresa devido à pandemia.  

(Washington Post – 2021

Qual tem sido o maior desafio da integração do Salesforce?

A negociação, o trato com o Departamento de Justiça e os primeiros nove meses após o fechamento foram remotos. Ninguém se viu. Isso torna um pouco mais difícil, não importa o quê. Uma coisa é uma pessoa entrar em uma equipe [remotamente] que já está estabelecida. É diferente 2.000 pessoas se juntarem com 60.000 outras pessoas.

Mas acho que o maior, honestamente, foi o que aconteceu conosco é o que acontece em 98% dos casos, que é a saída do conselho geral e a saída do CFO ou do chefe de marketing. Não é como se este fosse um acordo de private equity e estivéssemos tentando gerar economia de custos. Mas se você é o CFO de uma empresa pública, você realmente não quer ir trabalhar para outra pessoa. É um trabalho diferente.

Acho que realmente não percebi o quanto dependia, especialmente do GC e do CFO. Eles foram mais do que um suporte para a organização. Eles foram bons parceiros em pensar sobre estratégia e cultura e tudo isso. Então isso foi mais difícil do que eu teria pensado, em retrospecto.

(Forbes – Novembro 2022

Quais foram os principais aprendizados de uma força de trabalho remota? O que está funcionando e o que não está funcionando?

Ainda há muito pouco treinamento sobre comunicação eficaz ou como conduzir reuniões. A maior vantagem do ponto de vista do funcionário tem sido o maior grau de flexibilidade. Mas estamos muito longe do tipo de eficácia máxima global em como estamos trabalhando. Provavelmente estreitamos prematuramente nossa visão do que funciona no trabalho e devemos pensar nisso como um momento em que há muitas oportunidades para repensar e reimaginar.

(Washington Post – 2021

Como você acha que o futuro do trabalho deve evoluir?

O mais importante é o que chamamos de sede digital. Obviamente, existe alguma infraestrutura digital que é realmente crítica para dar suporte à produtividade e à colaboração. Acho que existem oportunidades reais.

A outra coisa que é interessante e não tem relação com a forma como trabalhamos é a mudança na dinâmica do mercado de trabalho. O equilíbrio mudou de tal forma que o mercado determinará quanto tempo as pessoas esperam ficar no escritório, não os empregadores.

As pessoas que exigem que os funcionários estejam no escritório em um horário das 9 às 5, de segunda a sexta-feira, simplesmente não conseguirão contratar ou reter pessoas, ou certamente não contratar ou reter sua escolha.

(Washington Post – 2021

Você acha que vamos trabalhar no metaverso com fones de ouvido?

A realidade aumentada, penso eu, tem muitas aplicações industriais ou no local de trabalho. Se você está fazendo uma cirurgia, tendo uma sobreposição nos órgãos que você está olhando para distinguir as artérias das veias e tudo o mais – incrível. Ou você trabalha para a Boeing e está conectando um 767 e pode obter o diagrama sobreposto na parede.

Talvez para uso inovador, como para pessoas que jogam ou fazem o equivalente a quedas de confiança em um local externo. Eu simplesmente não consigo imaginar, sem algum avanço tecnológico que eu realmente não posso prever onde você não tenha que colocar nada em sua cabeça, as pessoas sempre querendo. … Parece-me tão distópico imaginar que você se sentaria e vestiria qualquer coisa [para o dia].

Acho que há coisas que poderíamos fazer para adaptar melhor a tecnologia às nossas capacidades perceptivas. Tudo é apenas um retângulo e plano. Mas temos sistemas muito bem desenvolvidos para distinguir a visão periférica. Às vezes, você tem muitas guias, muitas janelas e muitos aplicativos abertos e está tentando encontrar uma coisa e isso pode ser muito frustrante. [E] se houvesse alguma maneira [de realidade aumentada] – não tenho uma sugestão – onde essas coisas, em vez de todos os aplicativos, estivessem espalhadas em uma mesa de sala de conferência?

(Forbes – Novembro 2022

Quais habilidades de liderança são necessárias para ter sucesso em um ambiente de trabalho híbrido?

É realmente clareza sobre objetivos e regras, expectativas das pessoas. [Fazer isso] sempre foi muito exigente. Isso torna mais difícil. É muito mais fácil fazer drift. Temos que aumentar o volume de algo que achamos muito importante, porque senão há uma tendência natural do ser humano para a desordem.

(Washington Post – 2021

Alguns dizem que a cultura corporativa é moldada pelas conversas digitais que acontecem nos aplicativos de mensagens. Existe alguma maneira de o Slack agregar sentimento sem entrar em questões de privacidade?

Eu costumava pensar assim, mas não penso mais. Parte disso são as preocupações de que você está falando. Quase convida as pessoas a quererem a coisa errada. Mas também é muito difícil dizer a diferença, mesmo com aprendizado de máquina sofisticado. Se você estiver na escala do Google e tiver trilhões de links e pontos de dados do Google Maps e Android e pesquisa na Web, poderá entender esses conjuntos de dados gigantes. Mas mesmo [para] a IBM – que tem 300.000 pessoas usando o Slack e centenas de milhões de mensagens arquivadas – ainda é relativamente pequeno.

Também é mais difícil entender as coisas porque você não consegue dizer: essa pessoa está sendo sarcástica? A primeira vez que tentamos apenas conectar uma análise de sentimento de código aberto e pronta para uso, era como ‘menos dois pontos’ se [encontrasse] qualquer um desses palavrões, [sugerindo que a reação foi negativa]. Mas as pessoas diriam, ‘isso é incrível’, e isso também seria menos dois.

Isso é um pouco tangencial, mas quando você fala sobre cultura fora do mundo corporativo, geralmente significa linguagem ou rituais. Para nós, a formatura do ensino médio faz parte da cultura. Ou imagine a civilização da Europa Ocidental sem o conceito de pecado e redenção. Existem os rituais que você cria e a linguagem que você cria, e as práticas especiais que geralmente são a manifestação da cultura. O Slack é o meio para isso, mas o uso do Slack não é a cultura em si.

(Forbes – Novembro 2022

Alguns funcionários dizem que o Slack facilita horas de trabalho mais longas e que os pings constantes do serviço podem ser irritantes. Qual é a sua resposta?

Nós do Slack temos um senso real de responsabilidade sobre como as pessoas usam [o serviço]. Investimos muito ao longo dos anos em melhorias, coisas como o recurso não perturbe e a capacidade de interromper. Estamos continuamente fazendo mais como a capacidade de enviar mensagens mais tarde ou sugerir proativamente que você deixe os canais onde não é muito ativo.

Mas você [o empregador] também tem que investir mesmo. Você tem que treinar as pessoas sobre etiqueta e estilos de comunicação. Precisamos fazer um trabalho melhor no produto – e estamos continuamente evoluindo e iterando – mas [mais ainda] temos que fazer um trabalho melhor no treinamento das pessoas sobre como usá-lo de forma eficaz para que possam tirar o máximo proveito dele.

(Washington Post – 2021

Saindo da pandemia, você tem diferentes definições de sucesso?

Tenho certeza de que posso medir isso de alguma forma, mas tenho certeza de que trabalho menos horas por semana. Eu não acho que sou menos eficaz como resultado. Acho que fui mais seletivo e editei as coisas de menor impacto.

Eu realmente tentei fazer isso por outras pessoas também. Quando há 30 pessoas em uma reunião, é muito mais difícil dar um feedback construtivo. De qualquer maneira, é difícil expressar as coisas da maneira certa – mas se estou fazendo isso com um gerente de produto cujo chefe e o chefe do chefe e o chefe do chefe do chefe estão todos na ligação ao mesmo tempo, então não posso realmente diga qualquer coisa. Por isso, tento ser mais seletivo ao me reunir apenas com os grupos menores.

(Forbes – Novembro 2022

É engraçado ver a Microsoft se empenhar no Teams para tentar enfrentar o Slack, que é uma empresa muito menor. Você acha que eles podem roubar alguns de seus movimentos que foram usados ​​naquele período inicial para vencer? Essa é uma competição que você vê tão diretamente quanto eles parecem [vê-la]?

É complicado. Não acho que os mesmos movimentos estejam disponíveis para eles. Porque nunca ouvi ninguém dizer: “Vamos usar o Teams em vez do Slack porque achamos que é um produto superior”. Não quero dizer que isso nunca aconteceu, mas nunca ouvi falar. 

Eles também acabam sendo bem diferentes. Definitivamente, há uma sensação de que – bem, é assim que parece dentro do Slack – a Microsoft talvez esteja preocupada doentiamente em nos matar, e o Teams é o veículo para fazer isso. Mas o Teams é muito mais um concorrente direto do Zoom. Se você assistir aos anúncios de produtos ou ler os comunicados à imprensa, se observar os recursos listados, se pensar nas 100 milhões de pessoas que estão sendo migradas do Skype for Business para o Teams, são chamadas de voz e vídeo. E o Slack tem alguns recursos de voz e vídeo muito limitados, mas definitivamente não é por isso que alguém escolhe usar o Slack.

(The Verge – Maio 2020

Continue Reading
Advertisement Proxxima

Trending

Copyright © 2021 Morse News