A IBM iniciou nesta terça-feira, 11, a oferta comercial da sua plataforma de inteligência artificial generativa watsonx globalmente, após testes bem-sucedidos com mais de 150 empresas ao redor do mundo, incluindo bancos e operadoras de telecomunicações. A plataforma é composta por três produtos: watsonx. ai studio; watsonx. data; e watsonx. governance. Os dois primeiros já estão disponíveis, enquanto o terceiro será lançado até o fim deste ano. O watsonx. ai studio consiste no desenvolvimento de modelos fundacionais de IA generativa e aprendizado de máquinas. O watsonx. data é uma solução para armazenamento de dados na nuvem, como um data lake. E o watsonx. governance é um kit de ferramentas para garantir a adequação de soluções de IA generativa a leis e regras de proteção de dados.
A startup será liderada por Musk, presidente-executivo da Tesla e dono do Twitter, que já disse em várias ocasiões que o desenvolvimento da IA deve ser pausado e que o setor precisa de regulação. “Anunciando a formação da @xAI para entender a realidade”, escreveu Musk em um tuíte nesta quarta-feira. O site diz que a startup realizará um evento no Twitter Spaces em 14 de julho. Em março, Musk fez o registro de uma empresa chamada X.AI Corp, incorporada em Nevada, de acordo com um documento estatal.
Ebanx, unicórnio brasileiro de meios de pagamento, anunciou uma parceria com o Nubank para oferecer o NuPay como método de pagamento alternativo para compras internacionais. Segundo destacaram as empresas em nota, com a colaboração, mais de 1.600 empresas globais clientes do Ebanx poderão disponibilizar o meio de pagamento desenvolvido pelo banco digital para seus consumidores, conectando diretamente com o app do banco para autenticar os pagamentos, sem a necessidade de colocar os dados do cartão. De acordo com o Nubak, a nova funcionalidade também permite serviços extras, como a possibilidade de limite extra para diferentes compras. Com isso, o usuário pode adquirir produtos ou serviços em estabelecimentos que ofereçam esta opção de pagamento sem consumir o seu limite de crédito no cartão.
O aplicativo de mensagens dominante na China, que também oferece e-commerce, transmissão ao vivo e serviços de pagamento, disse que os usuários podem comprar produtos da Apple, incluindo iPhones, iPads, Apple Watches e Macs, na loja online. Não é a primeira vez que a Apple lança uma loja em uma plataforma chinesa, como aponta a agência de notícias britânica Reuters. A fabricante do iPhone também tem uma loja na plataforma de comércio eletrônico Tmall, da rival Alibaba. Além disso, a Apple tentou comercializar seus produtos em uma transmissão ao vivo na China pela primeira vez em maio deste ano, com um show de uma hora de duração.
O Threads, o aplicativo da Meta que rivaliza com o Twitter, ultrapassou 100 milhões de usuários cinco dias após seu lançamento, disse o presidente-executivo da companhia, Mark Zuckerberg, nesta segunda-feira (10), destronando o ChatGPT como a plataforma online a atingir mais rapidamente a marca. O Threads vem estabelecendo recordes de crescimento de usuários desde seu lançamento na quarta-feira (5), com celebridades, políticos e outras personalidades ingressando na plataforma, que é vista por analistas como a primeira séria ameaça ao Twitter, de Elon Musk. “Isso é principalmente demanda orgânica, e ainda nem ativamos muitas promoções”, disse Zuckerberg, em um post no Threads no qual anuncia o marco. A rede social chegou a 100 milhões de usuários muito mais rapidamente do que o ChatGPT, de propriedade da OpenAI, que se tornou o aplicativo de consumo com o crescimento mais rápido da história em janeiro, cerca de dois meses após seu lançamento, de acordo com um estudo do UBS.
A Meta anunciou mais uma nova forma de interagir com os avatares. Agora os usuários poderão realizar videochamadas, no Instagram e no Messenger, por meio de seu personagem Meta. Os avatares de chamada de vídeo, que estarão disponíveis em um toque da câmera, responderão a como seu rosto se move, permitindo que você interaja por meio de sua representação de desenho animado. De acordo com a Meta, é uma ótima opção para quando os usuários não quiserem mostrar seus rostos mas também não querem perder a oportunidade de interagir e se conectar de forma dinâmica.
A Xterio é uma provedora de serviços e parceira estratégica da Binance. A Xterio visa unir jogos free-to-play e jogos blockchain com jogos internos e de terceiros atualmente em desenvolvimento. O investimento da Binance Labs ajudará a Xterio a expandir seus recursos de desenvolvimento de jogos, integrando a IA e lançando seus tokens. A Xterio planeja utilizar o investimento para expandir seus recursos de IA, desenvolver experiências interativas orientadas por IA e resolver problemas de procedência de IA na Web3.
Em termos mais simples, Michal Cieplinski descreveu o CapStack como o “ primeiro mercado banco a banco”, dando às instituições a capacidade de compartilhar e ter visibilidade das carteiras umas das outras. A Fin Capital, que também foi um dos principais investidores da Pipe, liderou a rodada da CapStack, que também incluiu a participação da Alloy Labs, Cambrian Ventures, Cowboy Ventures, Future Perfect Ventures, Gaingels, Selah Ventures, Uncorrelated Ventures e Valor Equity Partners. A Cieplinski tem como alvo o quarto trimestre ou primeiro trimestre de 2024 para realizar o primeiro teste beta com parceiros de design.
A startup portuguesa sheerME, que oferece serviços de beleza e bem-estar, acaba de chegar ao Brasil. A expansão é apoiada por um aporte de R$ 12 milhões que a companhia recebeu da Lince Capital, com participação de Olisipo Way, M4 Ventures e outros investidores. Por meio de sua plataforma, a empresa oferece opções de descoberta, agendamentos e compartilhamentos nas áreas de beleza, bem-estar e fitness, potencializada por uma carteira virtual e um ecossistema de benefícios e cashback. Com o recente investimento, a sheerME tem como foco acelerar sua internacionalização, expandindo para o Brasil e iniciando operações na Espanha.
As duas companhias já vinham trabalhando juntas em alguns projetos em telecom, o que permitiu que a Druid tivesse contato com os produtos da Comviva Brasil e enxergasse os ganhos potenciais de uma aquisição. Agora, os produtos da Comviva, como TSLEE, ASA, EIR, Broker, Free Phone entre outros, que já estão em operação em vários clientes no Brasil e em outros mercados da América Latina, passam a fazer parte do portfólio da Druid, reforçando a sua posição dentro do mercado de telecom. O valor da aquisição não foi divulgado.