Proxxima

Direto da sua casa!

Published

on

Em meio à pandemia mundial do Covid19, a  mensagem que mais escutamos – e compartilhamos – nesta semana, com certeza, foi a para as pessoas ficarem em casa! No nosso dia a dia, a gente ainda está entendendo as implicações do “distanciamento social” ou “quarentena voluntária” (e vamos falar um pouco disso lá no último parágrafo, inclusive). Para os negócios de tecnologia, essa mudança temporária de hábito da população significa o fortalecimento de alguns segmentos e modelos de negócio que têm raiz Mobile. 

Entrando num call…

A primeira mudança no mundo dos negócios foi nas salas de reuniões: elas se esvaziaram e foram parar nos devices. O mesmo aconteceu com boa parte das salas de empresas – principalmente de tecnologia: o home office. Mas o que isso significou em números? Em uma semana, o Microsoft Teams – ferramenta de mensageria, de videoconferência e de gerenciamento de equipes de trabalho – cresceu em 12 milhões de usuários diários ativos, chegando a 44 milhões. Já o Slack cresceu em 7 mil assinantes na última semana.  E não são só esse setor viu aumento de procura, como também o segmento de telemedicina e de edtech – que, querendo ou não, usam um conceito parecido de plataforma de streaming de mensageria ao vivo. O Duolingo, app de ensino de línguas – que a gente já citou por aqui no Morse, inclusive – até mesmo mudou seus serviços e passou a abarcar educação infantil de línguas, já que percebeu demanda e necessidade daqueles que estão em casa de ensinar os seus filhos. 

Você quer continuar assistindo?

Outro segmento que se viu no meio de um aumento brutal de audiência foi o de streaming de vídeo. Tanto que a União Europeia pediu à Netflix e a outras plataformas para que elas deixem de exibir os filmes em alta definição, para, assim, impedir que a internet da região “pare de funcionar; o YouTube já declarou que fará isso pelo mundo todo. Coincidência ou não, na semana passada, a Fox adquiriu a Tubi, plataforma de streaming  de vídeo de graça que conta com ads, por US$ 440 milhões. Falando em entretenimento, vários tipos de serviço de streaming de vídeo estão vendo alta . Isso sem contar nos sites de jogos online – os de Poker, particularmente, viram alta já no primeiro dia de quarentena. 

Maratonar só que de verdade

Com o fechamento temporário de academias e a proibição de aglomerações em espaços públicos, a procura por aulas online de exercícios físicos também aumentou. Empresas como a Peloton viram suas ações subirem no mercado norte-americano, na contramão de todo o resto. Por lá, eles aumentaram a oferta de 30 para 90 dias de graça nas assinaturas, exatamente pensando em quem ficar em casa, mas a receita com a compra do aparelho permanece… No Brasil, academias como BodyTech, BioRitmo, SmartFit, Studio Moov dentre outras, que já possuiam ou não soluções remotas, estão acelerando a produção de conteúdo e comunicação.

GeoBehavior rebobinando a fita

Dentre diversos dos exemplos aqui da newsletter e do mundo, ou casas, afora, um dos grandes desafios das empresas é justamente como encontrar e ativar os usuários que estão em casa. Aqui, os dados históricos de mobilidade estão trazendo uma bússola para encontrar o caminho. Apps e Conteúdos online de saúde buscando ativar clusters de usuários que frequentavam academias, operações de delivery de restaurantes encontrando os clusters que costumavam frequentar seus restaurantes, ecommerce de shoppings achando seus antigos frequentadores, e a lista vai longe. Se sua empresa quiser saber um pouco mais sobre como utilizar o GeoBehavior nesse momento, acesse aqui e conheça mais sobre as soluções da Hands (seria inevitável não falar da Hands, né?).

App meu up

Independente do segmento, uma coisa é certa: o uso do celular aumenta com as pessoas em casa. Pelo menos foi o que a App Annie mostrou a partir de informações dos usuários de países que já passaram por parte da epidemia do Covid-19, como China, Coreia do Sul e Itália. No caso da China, o tempo a mais chegou a ser de 30% por dia; na Itália, a alta também está na casa dos dois dígitos. O TikTok tem explodido por aqui e nos Estados Unidos, tanto que tem feito campanhas para difundir informações sobre como combater o vírus. O aplicativo do Zoom, que faz teleconferências, teve duas vezes mais downloads durante as semanas de fevereiro deste ano na China do que no ano passado. Outro app que está fazendo um sucesso absoluto é o HouseParty, que recria, no ambiente virtual, uma festa com pessoas online. É quase uma balada in-doors.

Home is where you are….

O que nos volta ao home staying ! Por aqui, estamos trabalhando direto dos nossos lares para ajudar a achatar essa curva e estamos enfrentando alguns desafios do trabalho de casa. Um deles, por exemplo, é o de tentar criar momentos de descontração em vídeo; outro é equilibrar o tempo com as crianças em casa e na frente do computador…. Quisemos deixar esse último parágrafo da news, onde sempre costumamos dar uma arrematada no tema da semana para deixar uma pergunta para vocês: como está o seu dia a dia no home office e home living? Estão tendo dificuldades ou curtindo bastante? Conte para a gente respondendo este e-mail ou mandando um áudio neste número (sim, o Morse tem um novo Whats!) que a gente até pode colocar você no MorseCast, vamos trocar experiências!

Continue Reading
Advertisement Proxxima

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2021 Morse News