Proxxima

Ghost Interview

Criatividade e Empoderamento do Lego

Conheça Niels B. Christiansen,CEO e presidente do LEGO Group

Published

on

O CEO do Lego

O Lego vem marcando gerações e estimulando a criatividade de crianças e adultos. Neste dia das crianças, trouxemos Niels B. Christiansen, CEO e presidente do LEGO Group para falar sobre a jornada da companhia!

Como CEO, Niels gerencia a equipe de liderança executiva na missão do LEGO Group de levar as brincadeiras LEGO® para crianças de todo o mundo. Durante seu mandato, a empresa expandiu lojas de varejo em todo o mundo, lançou os primeiros elementos LEGO de origem sustentável, criou experiências de jogo inovadoras combinando o tijolo físico e as experiências digitais e manteve sua classificação como uma marca altamente respeitável e amada globalmente. Antes de ingressar no LEGO Group, Niels foi CEO da Danfoss A/S por nove anos. Antes disso, ele foi CEO da GN Netcom e ocupou cargos de liderança na GN Store Nord e na Hilti Corporation na Suíça. Ele começou sua carreira na McKinsey & Company. Niels é Presidente do Conselho da Demant A/S e membro do Conselho do Grupo Tetra Laval.

Os Legos beneficiam o aprendizado? Como? 

Em 2018, conversamos com 13.000 famílias sobre brincadeiras e seus benefícios. A Lego Foundation faz muitos estudos para que isso seja baseado em pesquisas. Existem muitas habilidades em torno da resiliência, da resolução de problemas e da criatividade que você aprende brincando. E as crianças devem brincar o suficiente desde cedo para adquirir essas habilidades. As crianças de hoje são mais testadas, estão sob mais pressão, estão mais na escola, estão depois da escola, estão nos esportes. E para que eles lidem com esse ambiente em rápida mudança, eles precisam dessas habilidades fundamentais básicas que vêm através do jogo. Então, acho que seria sensato se Henry se referisse aos relatórios da Lego Foundation sobre a importância de aprender brincando.

(Time – 2020)

Que instinto humano essencial a Lego explora?

Criatividade sem fim. Você pode se expressar, pode experimentar coisas e brincar, e pode construir. Você pode se orgulhar da criação que realmente fez. Você pode melhorá-lo o tempo todo, você pode obter novas ideias. Acho que é disso que todos gostamos, e muitas vezes, como também fizemos aqui, falamos sobre a Millennium Falcon ou os grandes conjuntos como o Bugatti. Você constrói esses, mas vamos lembrar também que a maioria dos edifícios Lego, e na verdade o edifício Lego que eu mais gostava quando criança, era realmente esse edifício gratuito. Eu acho que essa é a grande, grande força comparada a qualquer outro brinquedo onde você compra algo que está mais ou menos acabado e então você brinca com isso. Aqui você pode criar o que você interpretará, e você pode melhorá-lo. E é um processo contínuo onde você está no banco do motorista.

(Brickset – 2019)

A produção do Lego é complexa? Como é o processo?

Muitas pessoas pensam: “OK, quão difícil pode ser colocar alguns tijolos em um pacote?” Fabricamos cerca de cem bilhões de tijolos por ano. Então, cem bilhões de tijolos em muitas, muitas formas, tamanhos e cores diferentes. E esses tijolos precisam estar disponíveis no momento exato em que você coloca esses 200 ou 5.000 tijolos em uma caixa. Se houver um tijolo de uma cor que não existe, não podemos produzir o conjunto. Temos uma enorme complexidade na logística por trás de garantir que temos todos os elementos certos e todos aqueles prontos no momento certo.

(Time – 2020)

É possível o Lego adotar um modelo de produção com materiais sustentáveis?

Fazer tijolos com materiais de origem sustentável não é trivial. É por isso que nos demos mais 10 anos para chegar lá. Mas também sou honesto em dizer que há alguma incerteza nisso porque esses materiais não existem hoje. Não é como se eu pudesse sair e dizer OK e dizer, escute, se eu pagar 20% a mais, então eu recebo este material e então eu posso fazer isso amanhã. Porque não está lá.

(Time – 2020)

Há alguns anos a LEGO estimou que 5% dos produtos são comprados por adultos, para adultos. Existe alguma informação sobre isso disponível hoje?

Não tenho um valor específico para compartilhar, mas imagino que seja provavelmente o mesmo, se não ainda maior. Isso é difícil de estimar, mas estamos cientes do mercado adulto e sua grande importância, não apenas por sua criatividade e excelentes ideias, mas também porque muitos adultos realmente servem como embaixadores positivos da marca.

(Brickset – 2019)

Há muita preocupação com períodos de atenção distraídos e muito tempo de tela? 

Alguns anos atrás, muitas vezes me perguntavam: o tijolo ainda é relevante? E tudo mostra que o tijolo é provavelmente mais relevante do que nunca. As crianças gostam muito desse jogo físico. Também sabemos que os pais estão muito conscientes disso. Recebo cartas de mães que dizem: Escute, estou tão feliz com este novo conjunto. Agora, meu filho ou filha não está jogando na tela há três dias, e eles estão tão imersos nessa criação que fizeram.

(Time – 2020)

Quais são boas práticas da liderança do Lego? 

Não gastamos tanto tempo em reuniões. Não precisamos necessariamente ter tantas pessoas nas reuniões e lembro-me de sentir que era extremamente importante, mas também de pensar que precisávamos focar. E nos ajudou! Estamos com uma maneira mais construtiva de falar sobre estar ‘ocupado’ ou ‘tenho muitas coisas para fazer’, porque todo mundo tem muita coisa para fazer, mas está sendo tratado de uma maneira mais positiva. 

(Lego Group – 2020)

O empoderamento das pessoas é uma parte importante da cultura do Lego, como você visualiza isso? 

Queríamos criar um espaço onde as pessoas pudessem tomar decisões, agir e se sentir responsáveis. Lembro-me de sentar com a equipe na Alemanha para minha primeira reunião, conhecendo-os. Ao final dessa reunião – estávamos de frente um para o outro em círculo, sem mesa – perguntei a eles: “Há algo que eu possa fazer para facilitar a vida de vocês?” O chefe da unidade de negócios se levantou e disse: “Se eu pudesse ter alguns fundos que não precisei solicitar”. Ele não tinha margem de manobra se surgisse uma oportunidade de repente, porque os procedimentos formais significavam que ele precisava de três meses para obtê-la. Então dissemos: “Vamos dar 5 milhões de euros à Alemanha. Eles podem decidir.” Escolhemos mais sete ou oito países, e todos eles conseguiram algo além. A única coisa que perguntei, no final do ano, foi o que eles faziam e se funcionava. Chamamos esses fundos de reforço. As pessoas viram que podiam fazer alguma coisa; eles mesmos podem fazer a diferença.

(EgoZehnder)

O que mais orgulha o seu time em relação ao crescimento da empresa?

O que mais nos orgulha hoje não são necessariamente nossos resultados financeiros. É o fato de termos uma marca tão forte e um propósito que realmente sentimos que cumprimos. Um resultado financeiro forte nos permite ser bons para o mundo de várias maneiras, principalmente para as crianças, e nos manter atualizados e atrair investimentos. Tudo o que essa organização é capaz de fazer fica em uma máquina comercial que realmente funciona. Pensamos no que é relevante para as crianças a longo prazo. Eu chamaria a digitalização. As crianças estão jogando e indo a shows nas plataformas digitais. Eles não estão mais assistindo a comerciais de televisão. Eles não estão necessariamente na rua entrando em uma loja. Como nos mantemos relevantes para as crianças e como fazemos a diferença para as crianças em um mundo como este? Isso é super importante.

(EgoZehnder)

Algumas crianças não podem comprar Legos. O que você está fazendo para ajudar crianças carentes a adquirir Legos? 

Mesmo sendo uma pergunta de uma criança, isso é algo que é muito, muito importante para nós. Estamos doando muitos conjuntos para crianças ao redor do mundo que não têm tanta sorte de poder ter conjuntos. Fizemos muito disso também durante o COVID. É o fato de que 25% de todos os nossos dividendos, nossos lucros, vão para a Fundação Lego. E a Lego Foundation faz doações para aprender brincando com um foco particular em crianças que estão em situações menos afortunadas.

(Time – 2020)

Continue Reading
Advertisement Proxxima

Trending

Copyright © 2021 Morse News