Proxxima

Morse News

Causa & Efeito ≠ Correlação

Published

on

“Sh#t Happens” 

Um estudo mostra uma série de atividades correlacionadas, mas sem relação de causa & efeito. Funciona como um belo #FicaDica sobre os cuidados ao analisar os insights de qualquer projeto. “Spurious Correlations” (ou “Correlações Espúrias”, em português) é também um livro, que traz mais detalhes sobre como erramos feio.

Não tem nada a ver

Gráficos como “Suicídios com Enforcamento vs Gastos dos EUA com Ciência” são correlatos, mas não revelam qualquer relação de causa & efeito. O mesmo acontece com uma análise que tenta relacionar as curvas do gráfico de consumo de queijo per capita com o número de pessoas que morreram por ficarem emaranhadas em lençóis.

Correlação e causalidade

A confusão entre a correlação e a causalidade é a base de muitas concepções erradas — nos negócios e na vida. Somos capazes de fazer o reconhecimento de padrões (assim como as máquinas e os algoritmos), porém esse processo está longe de ser perfeito, o que resulta na detecção de padrões que não existem de verdade, são apenas coincidências.

Lé com cré

A correlação é a ligação entre dois eventos, e isso não implica necessariamente uma causalidade ; ou seja, que um dos eventos tenha causado o outro. A correlação pode, na melhor das hipóteses, indicar possíveis causas ou áreas de estudo mais aprofundado (pode ser uma pista). Portanto, embora as curvas façam os mesmos trajetos de crescimento ou decréscimo, o consumo de muçarela não forma mais engenheiros.

Continue Reading
Advertisement Proxxima

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2021 Morse News