O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions é considerado a mais importante premiação da publicidade, tendo o Brasil como um dos seus principais vencedores. O evento acontecerá entre os dias 19 a 23 de junho na França.
A partir da próxima segunda-feira, 19, parte da comunidade criativa global estará reunida na cidade de Cannes, na Riviera Francesa, para mais uma edição do Cannes Lions, o mais importante e reconhecido festival de publicidade do mundo. Ao longo dessas sete décadas, o festival evoluiu tanto em termos de dimensões quanto de temas e profissionais que o orbitam. Da premiação que nasceu para celebrar os comerciais que abriam os filmes exibidos no Festival de Cinema ao ponto de discussão de como é possível manter uma indústria publicitária mais sustentável e inclusiva, o Cannes Lions construiu uma história que espelha a própria evolução da comunicação. Neste ano, já foram divulgados os shortlists das categorias Titanium, Innovation e Glass. Entre os 57 trabalhos finalistas, cinco são campanhas brasileiras.
“Los Santos +3ºC”, da VMLY&R para Greenpeace, e “Burger Glitch”, da David para Burger King, estão na disputa por Leões na categoria estreante da premiação, Entertainment for Gaming. Em 2022, “Los Santos +3ºC” foi o case nacional com o melhor desempenho no festival, com 2 Ouros (Entertainment e Entertainment for Sport) 2 Pratas (Entertainment e Direct) e 2 Bronzes (Direct e Radio & Audio). No mesmo ano, “Burger Glitch” conquistou 2 Ouros (Brand Experience & Activation e Mobile), 1 Prata (Direct) e 2 Bronzes (Mobile e Social & Influencer). Desta vez, o trabalho da VMLY&R para o Greenpeace está concorrendo em duas subcategorias de Gaming: Live Broadcast/Live Streaming e Live Gaming Experience; enquanto o case da David para o Burger King é finalista em Community Management/Social Engagement e Social Behaviour & Cultural Insight.
Neste ano, dois nomes brasileiros são destaque: Celso Athayde, fundador da Central Única das Favelas (Cufa) e da Favela Holding; e Gilson Rodrigues, presidente do G10 Favelas. Para ambos, Cannes é uma oportunidade de, mais uma vez, levar uma nova perspectiva sobre as favelas e periferias. Além da presença como speaker de Gilson, o G10 Favelas leva cases que estão competindo no Festival e foram construídos pela agência e produtora do G10. Hoje, o grupo está em 180 territórios em todo o Brasil. No hub, estão negócios como o Costurando Sonhos, que capacita e certifica mulheres em Paraisópolis em corte e costura e o Favela Brasil Xpress, logtech que entrega nas favelas fazendo a última milha para pelo menos 15 empresas.
A Meta anunciou nesta sexta-feira, 16, o Voicebox, um modelo de inteligência artificial (IA) que pode executar tarefas de geração de fala. Ele é capaz de produzir clipes de áudio de alta qualidade em diversos estilos, a partir de texto, e editar um áudio pré-gravado, removendo ruídos preservando o estilo e conteúdo. Usando uma amostra de áudio de apenas dois segundos, o Voicebox consegue identificar o estilo do áudio e usá-lo para gerar um outro áudio a partir de texto. Apesar de não ter dado detalhes sobre um possível lançamento público, a Meta destacou que, futuramente, modelos de IA generativa multiuso, como o Voicebox, poderão ser usados para dar voz com som natural a assistentes virtuais e personagens não-jogáveis no metaverso.
Discursando no evento VivaTech, em Paris, o cofundador da Neuralink disse que a empresa planeja fazer o implante em um paciente tetraplégico ou paraplégico. Embora Musk não tenha especificado quantos pacientes sua empresa irá implantar nem por quanto tempo, “parece que o primeiro caso ocorrerá ainda este ano”, disse ele. No mês passado, a Neuralink disse que recebeu autorização da FDA (Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos) para seu primeiro ensaio clínico em humanos, um marco essencial para a startup, que enfrenta investigações nos EUA sobre sua condução de experimentos em animais. Mas Musk não tem conseguido cumprir os prazos de suas declarações públicas sobre a Neuralink. Em pelo menos quatro ocasiões desde 2019, ele previu que a Neuralink começaria em breve os testes em seres humanos.
Eles fazem parte do kit dApp Store, desenvolvido pela Polygon Labs e agora incorporando a pilha de tecnologia de desenvolvimento da Ready Games. O CEO da Ready Games, David Bennahum, disse em uma entrevista que os jogos Web3 que integram carteiras blockchain e NFTs atualmente oferecem uma experiência de usuário desajeitada no celular. Ao confiar em aplicativos de carteira externos, por exemplo, os usuários precisariam ligar e desligar constantemente para realizar ações básicas no jogo. Fazer a ponte adequada entre jogos Web2 e Web3 era, até então, uma tarefa complicada que muitas vezes comprometia a usabilidade de um jogo.
Os investimentos feitos em startups por pessoas físicas com seu próprio capital, ou investimento anjo, pode apresentar um recuo de 4% em 2023. O recuo se seguirá a uma retração de 2% registrada em 2022, quando R$ 984 milhões foram direcionados às companhias iniciantes, segundo dados da pesquisa anual sobre o mercado feita pela Anjos do Brasil. O contexto global de juros e inflação em alta, a guerra na Ucrânia e a disputa eleitoral contribuíram para o resultado negativo de 2022. O resultado só não foi pior porque o número de investidores anjo aumentou cerca de 2% no ano passado, chegando a quase 8 mil pessoas. Com mais gente investido, a queda no tamanho nos cheques foi amenizada. Para 2023, como o cenário econômico global continua conturbado – e tendo em vista que a coleta de dados aconteceu entre abril e maio – as perspectivas não mudaram, o que deixa as projeções pessimistas.
Esse é o último aval regulatório restante para o fechamento da transação, anunciada inicialmente no começo de 2022. A instituição financeira disse que os demais passos necessários para a conclusão da operação serão detalhados em comunicado a ser divulgado “oportunamente”. A publicação da decisão no Diário Oficial da União está sujeita à efetiva conclusão da operação nos termos acordados, devendo ser apresentada à autarquia informações sobre o valor final da transação, documentos comprobatórios da incorporação e mapa de composição com nova estrutura acionária, segundo comunicado de deferimento do BC, divulgado pelo Banco Modal.