Proxxima

Trends

Um novo entretenimento!

Como os streamers vêm ganhando destaque no entretenimento, batendo recordes, chamando a atenção de marcas e invertendo a lógica de transmissão de conteúdos.

Published

on

Um novo modelo de entretenimento vem crescendo nas plataformas digitais, algo que se originou no universo gamer agora está caminhando para diversos segmentos e conteúdos. Os chamados streamers fazem sucesso no digital e chamam a atenção de espectadores, marcas e plataformas! Estas pessoas interagem ao vivo on-line com a sua audiência seja jogando, tirando dúvidas de assuntos ou notícias, reagindo a conteúdos ou comentando sobre diversos assuntos. 

A pandemia fez com que este modelo crescesse. A Twitch, maior plataforma de streaming do mundo, teve suas visualizações dobradas neste período, obtendo 18,3 bilhões de horas assistidas em 2020. O primeiro trimestre de 2021 somou 6,3 bilhões, 106% maior do que o mesmo período do ano anterior. Em nosso Ghost Interview, Emmett Shear, CEO da Twitch, aborda o foco da empresa nos criadores de conteúdo, um modelo de plataforma que vem crescendo e que abordamos aqui no Morse em D2C- Direct to Creators

No Brasil, há grandes nomes de streamers batendo recordes e abrindo novas oportunidades de mídia e marketing, o que nos faz questionar e refletir novos modelos de comunicação para marcas e criadores de conteúdo. 

Um novo modelo de entreter! 

Um grande exemplo deste novo entretenimento é o trabalho de Casimiro, jornalista, comunicador e streamer de 28 anos que virou um grande fenômeno na Twitch (e também em outras redes como o Youtube) pelas suas reações a vídeos e comentários em diversos assuntos. Ele também recebeu o prêmio de Personalidade do Ano no eSports Brasil 2021. 

Nesta semana (25/01), o streamer bateu recorde ao transmitir e comentar o documentário recém lançado do Neymar na Netflix. Foram 546 mil espectadores na plataforma, a maior audiência que um brasileiro já conseguiu na plataforma. Além disso, por conta da alta mobilização dos espectadores, o jogador participou de um momento da live interagindo com Casimiro e o público. Também, durante a transmissão, o streamer enviou um pix de 5 mil reais para uma barraca de lanches em Curitiba para seus seguidores comerem de graça, entretenimento completo entre mundo real e digital! 

Mas isso pode? Veja só! 

Como Casimiro é um fenômeno no digital, houve uma grande movimentação de fãs e espectadores nas redes sociais pedindo a autorização da Netflix e Neymar para que o streamer transmitisse e comentasse ao vivo. Não deu outra! A autorização foi dada, e o sucesso foi garantido. 

Um ponto importante é que a plataforma Twitch é da Amazon, concorrente da Netflix com o Amazon Prime. E de forma inédita a autorização foi realizada em prol de resultados de alcance, divulgação e engajamento. 

Este conceito de exclusividade e restrições pode mudar muito e abrir oportunidades para streamers e criadores de conteúdo se unirem a grandes marcas. Outro exemplo é o Gaules, o streamer mais assistido em 2021 no Brasil, que já fechou grandes parcerias para transmissão, como Fórmula 1 e NBA. Como parceiro da Budweiser, em uma de suas transmissões de jogos da NBA, Gaules conseguiu uma audiência sete vezes maior que a Budweiser vinha obtendo no Youtube. Marco importante que mostra como os espectadores vêm se conectando melhor com personalidades como os streamers. 

Interação real time 

No universo das marcas, o “Real-Time Marketing” é conhecido pela dinâmica de interação entre a marca e o público de forma ágil, em eventos cotidianos com resposta rápida ao consumidor. Enquanto as empresas tradicionalmente realizam diversos planejamentos para poder executar suas ações estratégicas, os streamers têm a facilidade e diferencial de agir de forma rápida e interagir em real time com seus espectadores. Isso permite uma maior conexão e envolvimento do público com o conteúdo. 

No mundo dos games, assistir alguém jogar ao vivo é entretenimento. Somente em 2020, pessoas em todo o mundo assistiram a mais de 100 bilhões de horas de conteúdo de jogos no YouTube e tiveram mais de 40 milhões de canais de jogos ativos. Segundo Ryan Wyatt, Head Global de Jogos do Youtube, a linha entre jogar e assistir ficou turva — e está criando um mundo de oportunidades. Com o avanço das ações no metaverso, daqui a pouco até mesmo assistir a um jogo pode ser uma experiência diferente. Já imaginou o seu avatar na arquibancada virtual assistindo uma partida de Fifa? Um ponto importante também da atuação dos streamers é a construção de suas próprias narrativas, ainda de acordo com Ryan, os jogos que obtiveram sucesso a longo prazo e uma base de fãs leais no YouTube são os que permitem que os jogadores criem suas próprias narrativas. 

O ambiente dos streamers

O potencial publicitário da Twitch vem também pela sua diversificação de público, 73% dos usuários têm entre 16 e 34 anos e mais mulheres estão ingressando na plataforma. Há transmissões de todos os tipos, dos games até os fãs de livros que realizam leituras coletivas. Ao contrário de outras redes, na Twitch não há um desgaste por ações publicitárias, o que permite com que usuários se envolvam mais e exige que as marcas deem liberdade para os streamers decidirem quando e como fazerem as ações comerciais, possibilitando maior inovação e novas abordagens de acordo com cada comunidade. 

No episódio #68 do Morsecast, Phil Chaves, Head da Twitch no Brasil, afirma que a plataforma se tornou um braço muito forte de conteúdo para a Amazon e compartilha a visão da empresa sobre o impacto da publicidade: Não é sobre vender o anúncio mais caro, é vender o anúncio para criar valor para aquela comunidade”. 

Outras plataformas se destacam no mercado, como o Youtube. As transmissões de jogos ao vivo criaram mais de 11 bilhões de horas de exibição no YouTube entre outubro de 2019 e setembro de 2020. O brasileiro é um grande consumidor de conteúdos na plataforma e os streamers e criadores de conteúdo vêm se posicionando também neste ambiente como uma estratégia multicanal. O próprio Casimiro, mencionado aqui no início, utiliza o youtube como estratégia de apresentar seus principais cortes e momentos em suas lives. É mais um canal para atrair, engajar e fidelizar fãs e espectadores. 

Outro fenômeno é o Bruno ‘Nobru’, o melhor jogador do mundo de Free Fire em 2019 e co-fundador do Fluxo, que anunciou na última semana (20/01) o lançamento de um novo canal do Youtube de entretenimento, o “Nobru Vlogs” com o objetivo de ajudar as pessoas por meio da distribuição de dinheiro e prêmios em desafios. O que representa novas possibilidades de fidelização e apoio à comunidade através destas plataformas. 

As oportunidades para as marcas 

Como comentamos aqui, fica claro que no mundo do entretenimento vêm surgindo novos formatos, abordagens e oportunidades das marcas e criadores se unirem para gerar entretenimento e diálogo com as comunidades. Raphael Pinho, CEO da Spark, plataforma de marketing de influência, nos conta no Morsecast que os influenciadores têm capacidade de produção de conteúdo de muita qualidade, além de uma comunidade ao redor deles muito valiosa. É fundamental as marcas compreenderem a capacidade de engajamento que tem ao redor desses influenciadores e a conexão que eles podem fazer de modo assertivo. 

Assim como Casimiro transmitindo o documentário do Neymar, e Gaules com sua transmissão sete vezes maior que a própria marca consolidada no mercado, ambos representam um novo formato de entretenimento. Um modelo com uma conexão extremamente humanizada, sem grandes produções, apenas com um diálogo próximo, uma narrativa autêntica e principalmente uma comunicação que abre espaço para uma publicidade assertiva e interessante para as comunidades. 

Este movimento de interação com os streamers já acontece nos esportes, espectadores acompanhando jogos ao vivo ao mesmo tempo que interagem e dialogam nas plataformas. A Copa do Mundo está chegando e com certeza veremos este movimento caminhar para uma copa onde streamers serão grandes canais de consumo de conteúdo e informações dos jogos. 

Continue Reading
Advertisement Proxxima

Trending

Copyright © 2021 Morse News