Proxxima

Morse News

Uber passa a aceitar Pix & A demissão em massa das startups

As demissões e aquisições marcaram a última semana!

Published

on

/Morse Up!
Notícias e novidades do ecossistema que vos fala

01/ MorseTv está de volta, e com estúdio novo!

Quem nos acompanha a mais tempo (e obrigado por isso!) sabe que o Morse teve uma temporada de um ano na Net e ClaroTv, em um programa semanal, ao vivo, com uma hora de programação sobre notícias e tendências de tecnologia e inovação aplicadas aos negócios. E agora, o MorseTv está de volta! Com um estúdio novíssimo em parceria com a StartSe. O primeiro episódio da nova temporada, que foi ao ar na semana passada, é um verdadeiro MBA sobre a nova Cultura e Gestão Empresarial que moldam as empresas mais inovadoras do Brasil e do Mundo. Tivemos um bate-papo super bacana com Pedro Englert, sócio da StarSe e de diversos outros negócios como investidor estratégico. Vale o Play!

02/ Digitaliza.ai lança formato de conteúdo para apresentar soluções digitais para negócios

Um dos maiores desafios da digitalização de empresas e profissionais é a falta de tempo para conhecer e aprender sobre soluções que podem facilitar o dia-a-dia dos negócios. Essa falta de tempo impede que muitos profissionais estejam antenados às inovações que surgem a todo momento, perdendo assim a oportunidade de sair à frente dos concorrentes, ou pior, correndo o risco de ficar para trás, caso os concorrentes já conheçam as novas possibilidades. Para ajudar nesse desafio, e aproveitando o novo estúdio, o digitaliza.ai lança o projeto “digitaliza.ai apresenta”. Serão programas de até 10 minutos, em vídeo e podcast, trazendo entrevistas com fundadores e especialistas de empresas de soluções digitais para apresentar tendências, inovações e, de forma prática e objetiva, os benefícios de suas soluções para otimizar os negócios. Os programas vão ao ar a partir de Julho, mas as gravações já começam essa semana. Para empresas que tenham interesse em apresentar suas soluções, o cadastro pode ser feito por aqui.


/What´s Up?
O que agitou os últimos dias em nosso mercado

03/ Uber passa a aceitar Pix como forma de pagamento em todo Brasil, mas o pagamento irá para a plataforma e não direto para o motorista parceiro

A transação será realizada diretamente para a plataforma e o pagamento será feito antes da corrida iniciar, não sendo possível realizar a troca de meio de pagamento. Caso ocorra alguma mudança de preço durante a viagem o valor será estornado ou o passageiro fica com um saldo a ser pago depois utilizando qualquer meio de pagamento. Outros aplicativos de transporte já utilizam o pix como meio de pagamento, como a 99 que integra o Pix a carteira digital do usuário. Vale lembrar que o Pix  bateu recorde de transações em abril deste ano, com 60 milhões de transações em um único dia. 

04/ Unicórnios VTEX e Bitso fazem demissão em massa após a Sequoia Caital instruiu os fundadores a “fazer o exercício de corte”

Apenas na brasileira VTEX, o corte foi de cerca de 200 funcionários, esse número é equivalente a 13% da equipe. Já na Bitso, os cortes foram de 80 a 100 funcionários. A Sequoia Capital  instruiu os fundadores a “fazer o exercício de corte” imediatamente, examinando maneiras de economizar dinheiro por meio da eliminação ou redução de projetos, P&D, marketing e outras despesas. Em um material de 52 slides, a gestora alertou founders sobre o momento crucial de incertezas e mudanças que estamos vivendo. A gestora afirma que não se deve esperar uma rápida recuperação e diz que o movimento seguro é se planejar para o pior. As grandes startups brasileiras Quinto Andar, Facily, Creditas e Loft também tiveram que fazer cortes em seus quadros de colaboradores. As startups estão usando a busca por ganhos de eficiência como instrumento para melhorar a margem de lucro, ou seja, aumentar o tamanho das receitas em relação aos custos. Falamos exatamente sobre esse assunto no Morse Trends da semana passada, em “Apertem os cintos, o dinheiro sumiu“.

05/ Netflix pode aumentar a receita dos EUA em 21% com publicidade

Já comentamos aqui no Morse (que valeu até um almoço no Betting Up) que a Netflix pretende ainda este ano implementar a publicidade como um plano mais barato de seu serviço de streaming. Ainda não se sabe exatamente quanto de receita extra ela pode trazer com a novidade, mas de acordo com o The Information, 21% é o aumento que poderá ocorrer na receita do serviço nos Estados Unidos. Vale lembrar que recentemente a Netflix esteve na mídia com as notícias sobre a perda de assinantes, motivo que influenciou o lançamento do formato com Ads. Mesmo assim, as receitas no país aumentaram cerca de 10% ano contra ano, para US$ 3,35 bilhões, segundo o último relatório de ganhos na Netflix.


/Following Up
Aquelas notícias que merecem um retorno 

06/ OpenSea redesenha partes de sua loja como forma de chamar mais a atenção de seus NFTs à medida que o volume de vendas cai

De acordo com a DappRadar, o preço médio de vendas na OpenSea, assim como o número de comerciantes e volume de vendas estão todos caindo desde o mês passado. Embora ainda mantenha confortavelmente seu lugar como o mercado mais ativo em termos de dólares gastos, as notícias preocupam se mostrarem uma tendência. Em um anúncio, a empresa disse que esses redesenhos são apenas o começo de um trabalho para tornar a navegação mais fácil e os NFTs o centro das atenções na plataforma.


07/ 
Walmart amplia entregas de drones e oferecerá o serviço para 4 milhões de residências nos EUA até o final do ano

O Walmart está em competição com outras empresas como a Amazon no desenvolvimento de entregas por drone. Atualmente a empresa está em vantagem por conta da logística já estabelecida. O projeto, que foi lançado em novembro de 2021 em apenas uma cidade do Arkansas, deve alcançar 34 lojas. O envio custa US$ 3,99 e é realizado pela DroneUp, uma empresa parceira do Walmart. A equipe do mercado recebe o pedido, o embala em uma caixa e coloca no drone. Depois, um piloto o guia até o cliente e deposita o embrulho na calçada em frente a casa. Com a expansão, o objetivo da companhia é fazer mais de um milhão de envios por drone ao ano. O Walmart promete entregar as compras em tempos a partir de 30 minutos.

08/ Agora os usuários do TikTok poderão agendar e publicar conteúdos na rede social através de suas plataformas parcerias de gerenciamento de redes sociais 

A rede social aumentou os seus parceiros no programa de marketing, permitindo a integração da plataforma com ferramentas de automação e gestão de redes sociais. Softwares bem estabelecidos como Hootsuite, Brandwatch, Later e Dash Hudson expandiram os seus serviços, se adaptando para a inclusão do TikTok nas suas soluções. Com a novidade, os criadores e gestores de conteúdo poderão tanto organizar e publicar os vídeos diretamente nas plataformas, como também acompanhar métricas e acompanhar conversas e comentários. 

09/ Um novo processo em nome dos acionistas do Twitter foi aberto contra Elon Musk alegando que o CEO da Tesla manipulou ativamente as ações da empresa para ganho pessoal

O processo é uma ação coletiva proposta e movida por um pequeno grupo de acionistas, mas buscando indenização que seria distribuída entre qualquer pessoa que detivesse as ações da empresa. A denúncia alega que desde a assinatura do contrato de compra em abril deste ano, Musk passou a fazer declarações, enviar tweets e se envolver em condutas destinadas a criar dúvidas sobre o acordo e reduzir substancialmente as ações do Twitter, a fim de criar alavancagem que Musk esperava usar para recuar ou renegociar o preço de compra. Notavelmente, a queixa pede uma medida cautelar pelo tribunal, o que poderia forçar Musk a comprar o Twitter pelo preço acordado.


/Coming Up
Radar do Morse sobre novas tendências, produtos e serviços

10/ Ex-diretor do AliExpress quer profissionalizar o live commerce no Brasil através da startup  Mobocity que atende clientes como Amazon, Kwai e Bytedance através de quatro tecnologias

Yan Di construiu e administrou a presença de diversas empresas chinesas no país – desde a fabricante de celulares Huawei, passando pelo buscador Baidu e o comércio eletrônico AliExpress. A aposta de Di está agora no Live Commerce, e o negócio da Mobocity é desenvolver quatro tecnologias úteis aos interessados nas vendas online: A LaaS, um sistema para transmitir uma live commerce com a marca da empresa contratante do serviço — uma espécie de “TV Shoptime” personalizada ao gosto do cliente. O LiveHub, um software para transmissão, gestão e engajamento de múltiplas sessões simultâneas em diferentes redes sociais de live em tempo real. A LiveAnalytics, uma plataforma de análise de dados em tempo real para otimizar instantaneamente a performance das lives, e o AutoTrade, marketplace de automatch entre anunciantes e microinfluenciadores — perfis de influenciadores que possuem normalmente altas taxas de engajamento e de conversão.

11/ Snapchat lança stories compartilhados como forma de incentivar conteúdo colaborativo entre usuários

Como aposta no crescente formato de conteúdo colaborativo, o Snapchat lança o novo recurso permitindo aos usuários convidar amigos para participarem e oferecerem insights nas suas postagens. Ao criar um story compartilhado, você poderá escolher as pessoas que poderão contribuir com seu conteúdo. O story poderá ser visualizado pelas conexões de ambas as partes, oferecendo um maior potencial de exposição, além de permitir um novo tipo de colaboração em seu conteúdo. 

12/ Estado de NY está distribuindo centenas de robôs como companheiros para idosos com o objetivo de ajudar a resolver o crescente problema do isolamento social

Estima-se que 14 milhões de americanos com mais de 65 anos vivem atualmente sozinhos, e esse número deve aumentar na próxima década, à medida que a geração boomer envelhece. Estudos sugeriram que a solidão a longo prazo é tão prejudicial à saúde de um indivíduo quanto fumar. Com o objetivo de ajudar a resolver o problema de isolamento social, o estado de NY distribuirá os companheiros robôs para as casas de mais de 800 idosos. Os robôs não são capazes de ajudar com tarefas físicas, mas funcionam como versões mais proativas de assistentes digitais como Siri ou Alexa – envolvendo usuários em conversas, ajudando a contatar entes queridos e acompanhando metas de saúde, como exercícios e medicamentos.


/Gaming Up
Tendências, dados e notícias sobre o universo gamer para marcas. Projeto em parceria com a TripleA.Games

13/ PlayStation diz que metade de seus lançamentos será para PC e celular até 2025

O presidente da Sony Interactive Entertainment (SIE), Jim Ryan, disse que “a empresa expandir para plataformas maiores e, em particular, comprometer-se a lançar pelo menos 12 jogos de serviço ao vivo nos próximos anos, pode ser transformador para nossos negócios”. Ainda segundo Jim, a empresa tem a oportunidade de passar de uma situação de estar presente em um segmento muito restrito do mercado geral de software de jogos para estar presente em praticamente todos os lugares.

14/ Take-Two, holding americana de videogames, conclui a aquisição de US$12,7 bilhões da gigante de jogos para celular Zynga 

A aquisição reúne duas potências de jogos, já que a Take-Two é conhecida por jogos de console e PC, enquanto a Zynga definiu em grande parte o gênero de jogos para celular. Embora a Take-Two já tenha vários títulos de jogos para celular e tenha expandido suas franquias para dispositivos móveis, isso dará à empresa uma participação significativamente maior no espaço. Quanto ao  Zynga, a combinação com a Take-Two lhe dará uma grande biblioteca de franquias e IP para construir novas experiências de jogos móveis. Da mesma forma, o IP da Zynga agora pode encontrar nova tração em diferentes formatos e telas diferentes.


/Fighting Up
Big Techs, big responsabilities and bigger problems

15/ Dona do iFood pode ser multada em até R$ 60 milhões por irregularidades na compra de plataforma

A Superintendência-Geral (SG) está liderando uma investigação sobre a compra da plataforma de delivery Pedidos Já pelo iFood, que aconteceu em 2018. A SG acusa falta de notificação à autarquia no momento das transações. No momento, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) está analisando o caso. Estão sendo investigadas a empresa controladora do iFood, o grupo de investimentos Naspers, e a Delivery Hero, empresa alemã do setor que atuava no Brasil como Pedidos Já. Se a maior parte dos conselheiros do Cade constatar que a notificação da compra era obrigatória, e que houve omissão ao órgão fiscalizador da concorrência, multas que vão de R$ 60 mil a R$ 60 milhões podem ser aplicadas, além da possibilidade de o órgão decidir pela nulidade da operação.


/Cashing Up
Deals que movimentaram o mercado

16/ Nestlé compra Puravida, empresa de alimentos e suplementos naturais

A Nestlé anunciou a aquisição da Puravida com o intuito de expandir o portfólio de saúde no Brasil. Oferecendo alimentos, suplementos e proteínas naturais, a unidade de negócios nutrição e suplementos da empresa visa utilizar a aquisição para se estabelecerem como uma empresa de nutrição e expandir seu portfólio de saúde no Brasil. O valor da aquisição não foi divulgado. 

17/ Adam Neumann, polêmico ex-CEO do WeWork, levanta US$ 70 mi para nova startup que pretende vender créditos de carbono tokenizados na blockchain

Adam Neumann está novamente levantando rodadas de investimento, desta vez com sua nova startup, a Flowcarbon. Com a proposta de vender créditos de carbono tokenizados na blockchain, a empresa levantou US$ 70 milhões em um aporte liderado pela divisão de cripto do fundo a16z, de Andreesen Horowitz. Divulgado em nota no próprio site da empresa de Neumann, o aporte é proveniente de uma combinação de investimento equity tradicional e uma venda de tokens.

18/ Enjoei suspende compra da Gringa, parcela em dinheiro ultrapassaria limite definido pela compradora

Com acionistas preferindo caixa a apostar na operação, o direito de retirada de acionistas dissidentes ultrapassou R$ 1,5 milhão, que era o limite colocado pela Enjoei para efetivar a transação. Seria o primeiro M&A da Enjoei desde o IPO. Para levar a Gringa, a Enjoei propôs pagar R$ 14,2 milhões em dinheiro mais 200 mil ações, mas o valor com o earn-out poderia subir o valor para 7 milhões de ações.

19/ Vórtx compra a Basement, startup que ajuda empresas de capital fechado a gerir deu captable e programas de stock option, a compra é de 51%

A Vórtx — que oferece soluções de backoffice para o mercado financeiro — acaba de adquirir a Basement, uma startup que ajuda empresas de capital fechado a gerir seu cap table [o quadro de acionistas] e programas de stock option. A aquisição é a segunda da Vórtx desde que ela levantou R$ 190 milhões numa rodada liderada pela FTV Capital em março do ano passado. A Vórtx está comprando 51% da Basement numa transação majoritariamente primária. 

Para iniciar sua semana de maneira mais eficiente, confira 3 ferramentas para aumentar sua produtividade: 

Evernote: Software feito para a organização de informações por meio de um arquivo de notas. A plataforma permite criar e designar tarefas dentro de notas com prazos, sinalizadores e lembretes. 

Todoist: Organize o seu dia a dia do trabalho e da vida pessoal com o Todoist. Você cria listas e gerencia projetos em conjunto, entende o andamento, consegue criar sistemas automatizados para não fugir do prazo. E melhor: tudo isso numa interface gráfica simples de usar.

Clockwise: Ferramenta de agendamento inteligente que otimiza o seu calendário e automatiza a atualização dos seus compromissos. A plataforma remarca compromissos que foram marcados no mesmo horário automaticamente, organiza a sua agenda de acordo com as suas prioridades e, no geral, te ajuda a otimizar o seu tempo e focar no seu trabalho.

No Digitaliza.ai você encontra as melhores soluções digitais para sua rotina e negócio!

Continue Reading
Advertisement Proxxima

Trending

Copyright © 2021 Morse News