Proxxima

Ghost Interview

Satya Nadella e sua visão sobre IA

O que o CEO da Microsoft pensa sobre IA?

Published

on

O Ghost Interview é um formato proprietário do Morse que recria narrativas em forma de entrevista para apresentar personalidades do mundo dos negócios, tecnologia e inovação. Trazemos as principais curiosidades, percepções e visões destas personalidades com base nas entrevistas e conteúdos já realizados por esta pessoa.

Satya Nadella é um executivo indiano-americano conhecido por sua liderança como CEO da Microsoft, cargo que assumiu em fevereiro de 2014 e está até hoje.  Ele ingressou na Microsoft em 1992 e desempenhou diversos cargos de liderança em várias divisões da empresa antes de se tornar CEO. Sob sua liderança, a Microsoft passou por uma transformação significativa, mudando seu foco para serviços em nuvem e IA, além de se tornar uma das empresas mais valiosas do mundo. Nadella é elogiado por sua visão estratégica, capacidade de inovação e compromisso com a diversidade e inclusão. Ele é autor do livro “Aperte o F5: A transformação da Microsoft e a busca de um futuro melhor para todos“, onde compartilha suas reflexões sobre liderança e transformação empresarial.

Junto com o boom do ChatGPT, vimos também o Copilot avançar e crescer. Qual a sua visão sobre o crescimento de ambos?

A primeira vez que as pessoas realmente entenderam essa nova interface de IA foi quando o ChatGPT foi lançado. Existe uma maneira completamente nova de se relacionar com a informação, seja ela informação na web ou informação dentro da empresa. E é isso que queremos dizer com nossa abordagem de Copilot, e isso definitivamente chamou a atenção, está se tornando a nova interface de usuário para praticamente tudo ou um novo agente para as pessoas, não apenas para obter o conhecimento, mas para agir de acordo com o conhecimento. 

E há uma nova maneira de pesquisar e construir, certo? 

Claro, há um novo raciocínio. No passado pensávamos em bancos de dados, agora temos uma nova capacidade de raciocínio, que não é fazer álgebra relacional, mas sim fazer álgebra neural. Você pode pegar uma API e continuar ou enviar, sabe, um parágrafo ou pode fazer resumos ou previsões. Esse é um novo recurso que mudará praticamente todas as categorias de software. Portanto, entre ambos, você pode ver uma implantação muito mais convencional de IA e os benefícios dela, e o GitHub Copilot talvez seja um bom exemplo disso.

Muitas empresas estão adicionando IA em seus portfólios, aprimorarando suas ofertas de produtos existentes com ela para ver quanto seus clientes estarão dispostos a pagar por esse aumento adicional e talvez pela produtividade. Qual a sua análise? 

É muito, muito, muito promissor. Há benefícios tanto individualmente quanto para as organizações. Eu acredito que, começaremos a ver as divergências se uma empresa e clientes estiver adotando ou não alguma dessa tecnologia, inclusive no nível de desempenho.

O próximo lugar são aplicações como atendimento ao cliente. Implantamos nosso Copilot para atendimento ao cliente, na verdade, para suporte do Azure. Quando você é um agente de atendimento ao cliente, ter o apoio do Copilot é muito produtivo e eficiente. 

Qual é o desafio de integrar a Inteligência Artificial à Microsoft, ao Azure, ao seu status de hiperescalador, de forma que você obtenha todos os benefícios de todo esse conteúdo, da comunidade de desenvolvedores de jogos e da IA?

No final das contas, quando penso em IA, não se trata apenas de ter outra tecnologia que você adiciona ao lado. Trata-se de mudar a natureza de cada categoria de software, certo? Quer se trate de jogos, quer seja o núcleo do Azure ou do Windows – tudo isso redefinindo cada categoria de software onde a IA será fundamental para o que fazemos com as propostas de valor que desenvolvemos. 

A outra consideração importante é também não pensar na segurança como algo que faremos mais tarde. Mas realmente construí-lo no núcleo. Por exemplo, quando pensamos no Copilot, construímos toda a IA responsável e proteções logo no início para que, quando as pessoas estiverem implantando o Copilot, elas saibam que têm a melhor segurança em torno do Copilot integrado. 

Muitas pessoas fora da comunidade de desenvolvedores não entendem necessariamente que existe uma ferramenta de IA que ajuda os desenvolvedores a escrever código. Qual é o avanço aí?

É diferente de tudo que vimos no passado quando você assume a tarefa de trabalho com maior conhecimento, que é o desenvolvimento de software e vê mais de 50% de melhoria. E é isso que estamos tentando replicar com o Copilot para o amplo trabalho de conhecimento e informação, quero dizer, trabalho de linha de frente. A Nvidia, por exemplo, está implantando o GitHub Copilot para os desenvolvedores e implantando o Microsoft Copilot para todos os funcionários. 

Você poderia explicar para o leigo como você está evitando que essa tecnologia seja usada para fins nocivos? 

O que você precisa fazer é começar a divulgá-lo [na frente dos usuários] de maneira progressiva, para que as pessoas encontrem todos os problemas… e então apoiá-lo com toda a tecnologia, como filtrar coisas que você não quer que isso aconteça. dizer. Coloque classificadores. Quando alguém diz: ‘Dê-me instruções para fazer uma bomba’, essa é uma pergunta que você não pode colocar no bate-papo do Bing e obter uma resposta porque nós as filtramos.

Você está preparado para a possibilidade de que, no ano eleitoral que está prestes a começar, você esteja sob pressão da mesma forma que as mídias sociais no passado para permitir a divulgação de certas informações ou seja criticado por não permitir a divulgação de determinadas informações?

Já estamos no negócio de busca. Ao pesquisar na web, você obtém todos os tipos de resultados. E hoje existe um algoritmo de classificação nas buscas, e já há pessoas que se preocupam com a transparência. Portanto, este não é um terreno totalmente novo. Ele tem um próximo nível de experiência do usuário. Mas sim, estaremos sujeitos ao mesmo conjunto de pressões e nos sujeitaremos, mais importante ainda, aos padrões de garantir que o que colocamos na frente das pessoas seja verificável, preciso e útil.

Entendo que muitas pessoas que trabalham com IA o fazem com um fervor quase religioso. Eles acreditam fortemente na tecnologia e querem que ela seja divulgada ao mundo o mais rápido possível. Não existe o risco de que essa atitude, por mais louvável que pareça, nos desencaminhe?

Acredito que as pessoas que trabalham nesta tecnologia, francamente, têm o equilíbrio certo. Não estamos falando apenas de tecnologia pela tecnologia. Estamos falando de tecnologia e seu impacto no mundo real. O crescimento económico ajustado pela inflação em todo o mundo é basicamente muito baixo. Então acho que precisamos de um novo fator de produção. [A IA é] compatível com a criação de mais oportunidades económicas. Então o segundo aspecto é o que você disse, como fazemos isso com segurança? Não podemos quebrar coisas porque, se quebrarmos coisas, primeiro, você não vai ter um negócio.

O que precisamos fazer como sociedade para pensarmos e nos prepararmos para o que está por vir?

Pelo menos a maneira como vejo isso e digo é usar essas ferramentas para realmente obter mais vantagem em seu trabalho. Acho que a melhor forma de se preparar para isso é não apostar contra essa tecnologia e essa tecnologia te ajudar no seu trabalho, no seu processo de negócio. Especialmente no momento que estamos vivendo. Temos todos estes obstáculos macroeconômicos. Se eu encontrar alguma tecnologia que nos permita ser mais produtivos, vamos pegá-la e depois criar esse excedente econômico, e depois falar sobre como distribuí-lo de todas as formas. Existem muitos, muitos mecanismos sobre os quais podemos falar.

Qual o seu grande arrependimento na jornada com a Microsoft?  

A decisão sobre a qual muitas pessoas falam – e uma das decisões mais difíceis que tomei quando me tornei CEO – foi a saída do telefone celular, conforme definido na época. Acho que poderia ter havido maneiras de fazer isso funcionar, talvez reinventando a categoria de computação entre PCs, tablets e telefones. 

Se eu fosse um executivo sênior da Microsoft e você fosse meu supervisor direto, com que frequência gostaria de ver meu rosto pessoalmente?

Quantas vezes eu quisesse. Mas essa é a chave, eu acho. É com que propósito? Acho que ser um pouco mais deliberado sobre as coisas que você faz enquanto exercita sua flexibilidade é o que terá que acontecer. Não acho que haja como voltar a 2019. Mas, ao mesmo tempo, não vamos trabalhar como se estivéssemos em 2020. E acho que essa combinação é o que todos estamos tentando quebrar. 

Fontes: CNBC, Exame, WSJ, NPR, Forbes

Continue Reading
Advertisement Proxxima

Trending

Copyright © 2021 Morse News