Proxxima

Ghost Interview

Por trás do The Sandbox

Conheça o co-fundador e COO Sébastien Borget

Published

on

Sébastien Borget é o cofundador e COO do Sandbox, um mundo virtual onde os jogadores podem criar, jogar, possuir, governar e monetizar suas experiências usando NFTs & SAND, o principal token de utilidade da plataforma. Sébastien também se tornou o presidente da Blockchain Game Alliance em 2020, uma organização sem fins lucrativos de 300 membros importantes do setor. Ele foi recentemente nomeado #4 no Top #100 2022 das pessoas mais influentes em criptografia pela CoinTelegraph. A Sandbox foi destaque no TIME100 das 100 empresas mais influentes de 2022 pela revista Time. 

Qual é a visão da empresa com o Metaverso diante da crise?

Estamos muito empenhados em mostrar concretamente o que é possível no metaverso o mais cedo possível. Mostramos que não se trata apenas de jogos, mas de um novo formato de entretenimento que se situa entre a interação social e a gamificação. E vamos mostrar que o Sandbox é resiliente e não depende da queda do mercado de tecnologia ou cripto. 

O que levou o The Sandbox a olhar para o metaverso? 

Não nos consideramos realmente entre os primeiros metaversos, todos os ingredientes estão lá há quase 25 anos. Em termos de jogos do mundo virtual, vimos o Second Life , antes mesmo do Second Monde de Canal +, vários MMORPGs, etc., mas faltava uma coisa a todos eles. Essa coisa é a própria definição do que acreditamos que um metaverso é e deveria ser. Uma miríade de mundos virtuais os usuários podem navegar com um avatar, que é a representação de si mesmos, e que se torna sua nova identidade digital. Com ele, eles podem acessar todos os tipos de experiências mais imersivas, mais criativas, mais divertidas com mais interações sociais e mais jogos. No metaverso, eles podem levar essa identidade, seus pertences, seus ativos digitais, seus vestíveis, seus equipamentos, seus ativos de jogo, sua terra virtual, suas casas virtuais e até mesmo sua moeda de um mundo para outro sem ter que pedir permissão para qualquer uma das plataformas onde o conteúdo pode ser adquirido, obtido ou criado pela primeira vez. Esse é realmente o verdadeiro metaverso.

Como foi o início do The Sandbox? 

A franquia Sandbox começou há cerca de dez anos, originalmente como um jogo para celular, sempre com a ideia de capacitar jogadores e usuários a se tornarem criadores, a deixar sua imaginação ganhar vida através da tecnologia, tornando-a o mais acessível possível. Foi um grande sucesso na época. Apenas com o toque de seu dedo, você já pode criar mundos 2D. No entanto, também foi frustrante: apesar dos 40 milhões de downloads e 70 milhões de criações, não conseguimos manter nossos melhores criadores engajados ao longo do tempo. O reconhecimento social não era motivador o suficiente para eles, precisávamos de mais do que isso para mantê-los engajados. Foi quando pensamos em repartição de receitas, mas não era possível nas plataformas naquela época (iOS e Android). Em seguida, começamos a explorar a tecnologia blockchain no final de 2017 e descobrimos o primeiro jogo blockchain –Crypto Kitties  – que trouxe cartões virtuais como NFTs. Nada empolgante, exceto a ideia de que você estava comprando esses ativos digitais fora do jogo diretamente dos outros jogadores. Foi aí que descobrimos que, se combinarmos NFTs com conteúdo gerado pelo usuário, poderíamos resolver nosso problema. Permitir que qualquer pessoa crie seus próprios NFTs e os use no jogo seria o próximo passo.

Como foi a mudança do The Sandbox para plataforma? 

Foi apenas em 2018 que surgiu a ideia de transformar o The Sandbox em uma plataforma. Decidimos torná-lo um mundo multijogador 3D, usar tecnologia blockchain e NFTs, construir um mercado digital gratuito junto com um criador de jogos sem código e fornecer avatares. Em seguida, construímos gradualmente esse mundo de jogos descentralizado, que se transformaria em um metaverso aberto progressivamente ao longo do tempo.

Onde você vê esse jogo de metaverso crescendo e amadurecendo nos próximos anos em termos de adoção e uso?

Já estamos no meio dela e vamos ter que falar de experiências: principalmente entretenimento como shows virtuais, shows virtuais, galerias de arte, museus e jogos claro. Mas progressivamente veremos uma maior diversidade de experiências. Acredito que dentro de 2 ou 3 anos, grande parte das atividades do mundo real entrarão no metaverso e serão aumentadas por meio da tecnologia. Também pode tomar forma em vários dispositivos: alguns mundos ou plataformas virtuais são mais focados em VR (Realidade Virtual), alguns são mais focados em AR (Realidade Aumentada), outros em dispositivos móveis. E alguns – como The Sandbox – estão mais focados no PC por enquanto com um cliente bastante voltado para jogos.

E como será essa adoção de marcas e criação de ambientes? 

Alguns se concentrarão na web, alguns serão nichos, outros se concentrarão em entretenimento, alguns em conteúdo gerado pelo usuário (como The Sandbox), outros serão apenas relacionados ao trabalho … Você ainda poderá levar seu avatar e seus pertences de um mundo e usá-los em outro. O interessante é que já estamos vendo um certo número de marcas do mundo real chegando ao metaverso, como instituições financeiras: bancos como o Goldman Sachs, marcas relacionadas a compras e varejo, até mesmo seguros ou reguladores. Isso criará uma maior diversidade de conteúdos, de experiências e até de produtos e serviços derivados em torno dos ativos digitais. Como eles já fazem parte da economia digital no metaverso, isso ajudará essa economia a crescer e atender os usuários que passam tempo e evoluem dentro desses metaversos.

Você acha que um dia haverá apenas um grande metaverso ao qual você pode se conectar como usuário e acessar todos os metaversos do mundo?

Será uma miríade deles . O ponto de entrada não é apenas uma plataforma a partir da qual você pode acessar todos eles. Ele pode começar em qualquer lugar em qualquer metaverso conectando sua carteira – que está conectada a um blockchain – e então, uma vez que eles possam ler que você possui aquele avatar (que é seu NFT), você pode começar a jogar e através dessa mesma carteira, aquela identidade descentralizada que você possui, você está conectado. O objetivo é ter um número crescente de metaversos descentralizados suportados que realmente permitirão que você jogue com aquela sua carteira única e todo o seu conteúdo digital.

E como seria essa interação entre os metaversos? 

Sua carteira é sua maneira de interagir entre os metaversos e você pode trocá-la por outra, se desejar. O que você não pode fazer no momento é, por exemplo, mudar para o Meta, pois ele ainda não lê ou suporta carteiras. Você também não pode simplesmente vagar em um mundo agrupando diferentes metaversos sem ter algumas descontinuidades, pois há muita fragmentação de plataforma: algumas rodam em VR, outras na web, outras em dispositivos móveis, etc. metaversos: instalar um cliente de jogo, baixar um aplicativo, fazer login, etc. Mas a parte comum a todos é sempre a mesma carteira onde sua identidade ou avatar é representado.

Como você visualiza a relação da criação de conteúdo e as novas tecnologias? 

Eu acredito que diminuir a barreira para a criação de conteúdo digital abre novas oportunidades para muitos e as criptomoedas podem fornecer acesso a pagamentos em países onde o sistema bancário talvez não seja tão desenvolvido. A inteligência artificial é uma das “forças motrizes” que podem capacitar os criadores e acelerar o processo de geração de ideias. 

Quais são suas expectativas para a plataforma no futuro? 

Espero criar uma plataforma onde as pessoas possam refletir melhor seus talentos e habilidades interiores, que podem florescer melhor no “mundo virtual”, ajudando na saúde mental. Ser uma plataforma que oferece essa possibilidade de as pessoas encontrarem sua própria razão é ótimo. 

Fontes: Cointelegraph; Siapartners; Forbes

Continue Reading
Advertisement Proxxima

Trending

Copyright © 2021 Morse News