Proxxima

Trends

Oportunidades Disfarçadas

Você já identificou alguma?

Published

on

Ao seu redor, e na sua vida, neste exato momento, existem diversas oportunidades esperando pela sua atenção. Seja no ambiente em que você está, na situação profissional, nos problemas pessoais, nas crises ou na concorrência, sempre há uma oportunidade – que muitas vezes não está clara – que pode mudar a sua vida ou negócio. Calma, não estamos querendo fazer nenhum conselho estilo “coach pessoal”, mas no Morse Trends de hoje queremos trazer algumas reflexões e provocações importantes que podem te ajudar a identificar oportunidades reais, muitas vezes disfarçadas, que podem estar ao redor e no momento do seu negócio. Inspirados no livro ‘Oportunidades Disfarçadas’ te perguntamos: Você tem observado as oportunidades disfarçadas ao seu redor?

Oportunidades disfarçadas de reclamações 

Nem sempre o cliente tem razão, muitos de nós sabemos, mas todos podem contribuir com alguma oportunidade, seja para a melhoria do negócio, processo ou até mesmo a criação de um produto. Na década de 90 a companhia aérea britânica Virgin Atlantic vivia um drama interessante: Os passageiros queriam levar para casa os saleiros do serviço de bordo. E muitos roubavam para ter a lembrança, ou reclamavam por isso. Após diversas tentativas de evitar o roubo, a companhia decidiu olhar como uma oportunidade de criar um novo produto. Eles transformaram os saleiros em presentes para os passageiros, divulgando como um atrativo e ainda trazendo um trocadilho escrito “Roubado da Virgin Atlantic”. A ação impulsionou a fidelização e relacionamento com os clientes. 

Nesse sentido, você já fez o exercício de listar as principais reclamações de seus clientes? Ou de listar os comportamentos mais inusitados com seu produto? E se, por trás de todas estas reclamações e comportamentos, existir alguma oportunidades de produto, serviço, otimização e mudança?

Olhe ao seu redor 

Quem nunca notou uma oportunidade ou outra que estava “logo na sua frente” mas que foi difícil de identificar? Pela correria do dia a dia, pelas intensas e inúmeras distrações digitais e formas de nos tirar “do ar”, é difícil compreender com clareza o que acontece ao nosso redor e as oportunidades que nos cercam.

Você sabia que o Polaroid surgiu por conta de um pai que ouviu de forma ativa a vontade e necessidade da sua filha de 3 anos? Quanto tirava fotos em família em uma viagem de férias, o pai Edwin Land, teve que escutar as reclamações da filha que queria ver a foto naquele momento em que foi tirada (lembrando que na época não existia fotografia digital né). Ao entender que aquela demanda poderia ser de fato a demanda de muitos, ele decidiu desenvolver uma máquina que pudesse revelar as fotos instantaneamente já que ele já trabalhava com papel polarizado. 

A famosa e brasileira Melissa também surgiu após um insight em uma viagem. Pedro Grendene tinha uma fábrica de embalagens plásticas no Rio Grande do Sul que estava passando por uma queda nas vendas.  Foi em uma viagem para a Riviera Francesa que ele notou algo interessante: uma mulher que calçava uma sandália de plástico, a mesma usada por pescadores da região. Além de ser resistente e barato, o modelo de plástico era ótimo para  andar na areia. Ele e o irmão trouxeram para o Brasil a ideia e assim surgiu a Melissa. 

Oportunidade disfarçada ou Risco disfarçado?

Ao falar de oportunidades podemos ter a sensação que são “apenas” upsides. Ou seja, que no pior cenário, caso você não identifique ou atue na oportunidade que está ali, seu maior problema seria não aproveitar os benefícios. Mas, infelizmente, o risco pode ser bem maior caso você negligencie essa oportunidade, mas o seu concorrente, ou por vezes uma nova empresa, não…

Quem se lembra do Blackberry? Independente de qualquer questão de perda de valor da empresa ao longo do tempo por causa do hardware, a RIM, fabricante do aparelho, tinha também um serviço chamado de BBM (Blackberry Messenger). Para quem não chegou a conhecer ou utilizar, era o Whatsapp da época. Porém, o serviço tinha uma restrição, só permitia que as pessoas falassem com outros donos de aparelho Blackberry, criando uma barreira para que pudessem virar uma grande plataforma de messaging. Na época a RIM tinha a visão que este era na verdade um diferencial de seu produto, e que abrir o sistema para comunicação com aparelhos de outros fabricantes tiraria um dos pilares de valor do Blackberry como hardware. Os clientes viviam reclamando desta limitação, mas a RIM não identificou na época essa oportunidade disfarçada, e muito menos o risco disfarçado, e o restante da história conhecemos bem…

Businessfullness

Estas histórias, e muitas e muitas outras, que foram contadas no livro ‘Oportunidades Disfarçadas’, e vemos diariamente nas histórias de negócios e de empreendedorismo, nos alertam para o que pode estar bem na nossa frente, mas muitas vezes não enxergamos de fato por não estarmos 100% presentes, atentos e abertos. Conseguir essas 3 coisas não é algo simples, e nem algo que conseguimos fazer 100% do tempo, mas devemos entender como encaixar isso em nossa rotina. Em muitos momentos devemos aprender a abrir mão do controle, e do automático, para conseguir ter clareza dos direcionamentos e caminhos que podemos seguir. Hoje em dia muito se fala de mindfulness, e sobre como é importantes termos formas de estarmos presentes, de forma aberta e integral, em nossas vidas. Que tal então pensar em um businessfulness, e como criar uma dinâmica para você ou sua equipe estarem presentes, atentos e abertos para as oportunidades ou riscos disfarçados em seu negócio.


Convite:

No Morse Trends da semana que vem aprofundaremos um pouco mais no que estamos chamando aqui de businessfulness, e como esse conceito pode virar uma nova metodologia para que empresas consigam criar fluxos e processos para identificar e atuar sobre oportunidades e riscos disfarçados. Se você quiser participar desta construção com exemplos, comentários ou visões sobre o tema, será um prazer ter você conosco. Basta nos enviar um email aqui.

Continue Reading
Advertisement Proxxima

Trending

Copyright © 2021 Morse News