Proxxima

Trends

O mercado de tecnologia e software no Brasil

Novo estudo da ABES / IDC sobre 2023

Published

on

Ontem, dia 11 de Abril, o Morse e o digitaliza.ai estiveram presentes na apresentação da 20ª edição do estudo sobre o “Mercado Brasileiro de Tecnologia e Software” realizado pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) e o IDC, trazendo dados importantes sobre o mercado que podem ajudar a nortear os desafios, oportunidades e investimentos dos diversos players da cadeia.

Overview Global, Latam e Brasil

O estudo começa trazendo números da IDC Global, apontando que o investimento em Software, Hardware e Serviços relacionados no mundo chegou a U$ 3,2 trilhões em 2023, com crescimento de 4,1% versus 2022. Os EUA lideram, disparados, na primeira posição, com U$ 1,285 trilhões, seguidos pela China com U$ 361 bilhões. O Brasil, que já esteve na sétima posição, aparece agora na décima posição, com U$ 49,8 bilhões em investimento durante o ano de 2023, tendo um decréscimo de 0,4% se comparado a 2022.

Fazendo um recorte apenas de Latam, o mercado total soma U$ 134 bilhões em investimentos e o Brasil figura na primeira posição com 37,2% do mercado, seguido de México com 24,8% e Colômbia com 8,0%.

Olhando para o futuro, a expectativa do IDC para 2024 é de um crescimento de investimentos totais de 7,4% no Mundo e 6,0% no Brasil.

Hardware, Software e Serviços

Segundo apresentado na live, a distribuição dos investimentos entre os 3 pilares; Hardware, Software e Serviços estão atrelados ao grau de maturidade digital de cada empresa ou mesmo região. Investimentos em Hardware sinalizam o início da “pavimentação” para o uso da tecnologia, enquanto o crescimento em Software sinaliza o avanço no uso da tecnologia. Já os investimentos em Serviços atrelados à Software e Hardware demonstram a melhor otimização do uso bem como a evolução com novas criações.

No mercado Global, os investimentos em Hardware representam 47,9%, porém é o único pilar com queda de investimentos, apresentando uma redução de 11,3% entre 2022 e 2023. Software representa 30,2% dos investimentos globais, tendo um crescimento de 13,4% no período e Serviços representam 21,9% dos investimentos com crescimento de 10,6% no período.

Já no Brasil, a divisão entre os 3 pilares fica com; Hardware representando U$ 23,9 bilhões (47,9%), Software com U$ 15,0 bilhões (30,2%) e Serviços recebendo U$ 10,9 bilhões (21,9%).

Oportunidades de negócios

Além dos dados do estudo, o IDC trouxe também algumas tendências do mercado que podem ajudar a nortear oportunidades e investimentos.

As soluções de tecnologia para Gestão, que consideram plataformas de ERP, CRM, Planejamento e Produção, deverão alcançar U$ 5,6 bilhões apenas no Brasil, com crescimento de 11,6% sobre o ano anterior.

O mercado de Soluções de Tecnologia para Cloud no Brasil deve movimentar cerca de U$ 1,5 bilhão, movimentando também as frentes de serviços relacionados como consultoria, integração e suporte, gerando outros U$ 1,4 bilhão, com um total de U$ 2,9 bilhões sendo investidos em Cloud como um todo.

Já o mercado de Soluções de Segurança no Brasil deve movimentar U$ 1,7 bilhão, com crescimento de 16% sobre o ano anterior.

Das companhias entrevistadas, 41% acreditam que A.I., GenAI e Analytics são as tecnologias essenciais para atingirem os seus objetivos de negócios.

Já para outros 55% das empresas o uso de dados está em evidência como tema estratégico para criar novos produtos e serviços e gerar novas fontes de receita.

O estudo na íntegra está disponível, gratuitamente, para associados e não associados da ABES, e pode ser acessado pelo link.

Continue Reading
Advertisement Proxxima

Trending

Copyright © 2021 Morse News