Proxxima

Ghost Interview

Empreendedorismo e Filosofia com o CEO do Notion

Conheça Ivan Zhao

Published

on

O Ghost Interview é um formato proprietário do Morse que recria narrativas em forma de entrevista para apresentar personalidades do mundo dos negócios, tecnologia e inovação. 


Ivan Zhao é co-fundador e CEO do Notion, plataforma de produtividade focado na organização de tarefas e no trabalho colaborativo em projetos. A plataforma é extremamente modular e facilita a vida de designers, desenvolvedores, empreendedores e líderes. Para falar sobre sua jornada com o desenvolvimento do Notion e visão de mercado, Ivan é nosso convidado do Ghost Interview de hoje! 

Como você recomendaria que os designers começassem a aprender sobre os fundamentos filosóficos que orientam seu pensamento?

Estude um pouco da história da computação ou dos pioneiros dos anos setenta ou sessenta. Essas ideias iniciais são realmente puras. Quando o meio é tão novo, as pessoas têm campos verdes inteiros à sua frente e pensam menos nos negócios. Essas são ideias realmente boas e há muitas delas.

Portanto, para uma empresa como o Notion, não precisamos fazer nada apenas para pegar essas ideias e executá-las. E essa é uma maneira. Veja como foi a história dos negócios nas últimas décadas. Isso é útil. Você precisa saber de onde vem do lado comercial para saber como se rebelar contra isso.

Como fundador, até que ponto esta versão do Notion corresponde à que você tem em mente? Quão longe está o Notion em sua jornada?

Acho que temos um ajuste inicial que podemos dobrar. A intenção, pelo menos para mim, é um mercado muito maior. Eu me pergunto o que é necessário para cada empresa, cada equipe, cada aluno rodar no Notion?

Ou, se você tiver um laptop, deveria usar o Notion para pensar, colaborar e se comunicar. O Microsoft Office fez isso nos anos 90. Podemos reproduzir isso. E se esse é o objetivo, ainda estamos muito adiantados nisso.

O objetivo romântico é: podemos criar ferramentas que permitam às pessoas usar os computadores como um novo meio? Podemos dar isso a não programadores? Este tópico está se tornando popular novamente. Foi muito popular nos anos 90, mas de alguma forma as pessoas esqueceram essa ideia por algumas décadas.

Você acha que, assim como os designers digitais, os designers de UX e os designers de produtos, têm uma visão um pouco estreita?

Eu me sinto muito fortemente sobre isso. Pare de olhar para o Dribble. Quando você olha para lá, você só consegue ver um pouquinho à sua frente. Mas se você der um passo atrás e olhar para a história, terá toda a história mundial para olhar. Você tem todos esses outros planos de visão.

Ao fazer o Notion, você já viu o que é possível e pensou: “Quero nos empurrar até aqui!” mas você percebe que ainda não consegue?

Fundamentalmente, o Notion é uma ferramenta para resolver os problemas das pessoas. É mais sobre UX. Isso resolve os problemas das pessoas com o menor número de cliques possível? Este é o modelo mental mais simples que podemos usar? E isso se torna um pouco mais objetivo, menos fashion, menos Dribbble. Faça isso primeiro e depois descubra que pele você colocou nele. Agora, nossa pele também é bastante conservadora. Tente ser conservador.

Eu sei que você se orgulha de se manter pequeno e ágil. Mas se você está realmente crescendo tão rápido, por que não adicionar mais pessoas?

Às vezes eu brinco: “Moby Dick foi escrito por uma pessoa”. Três de [Herman Melville] provavelmente não seriam muito mais rápidos. Software é muito parecido com isso. Sem entender o que você está tentando fazer, adicionar mais pessoas irá, na verdade, atrasá-lo. Portanto, o lado do produto do Notion é de quatro ou cinco pessoas.

E o poder vem da flexibilidade, vem da modularidade do design. É isso que quero dizer com criar algo que pode fazer muitas coisas diferentes, como peças de Lego, mas que ainda é fundamentalmente um produto. Tudo unificado, mantém suas equipes unidas e seus pensamentos unidos.

Como você interrompe a pressão inegável e interminável para que vocês arrecadem mais dinheiro, contratem cem pessoas, para expandir?

É ótimo que as pessoas acreditem na empresa e acreditem em mim. A capital não vai adicionar outro Moby Dick diretamente. Nesta fase estamos bloqueados pelo nosso processo interno, pela nossa equipe e pela distribuição. Não necessariamente capital. Queremos primeiro descobrir como transformar o capital recebido em Moby Dick , antes de obter mais capital.

Você contratou quatro designers de produto. Ao contratar o quinto, o que você procura?

Cada pessoa que procuramos será semelhante ao que temos agora. Eles precisam fazer pixels, precisam fazer UX, precisam pelo menos ser capazes de codificar o React. Isso mantém nosso fluxo de trabalho muito rápido.

Não existe um design final perfeito em pixels. É tipo 90% perfeito. Não fazemos protótipos, nós enviamos o código e [depois nós mesmos o usamos internamente]. Se não parecer bom, voltaremos ao código e ao design.

Certa vez, alguém me disse que toda startup ou toda empresa é uma aposta em um futuro que ainda não foi realizado. O que você acha que vai acontecer com os produtos digitais? Em que você está apostando?

Aposto que a maioria das pessoas consegue criar suas próprias ferramentas. O presente vem do passado. Steve Jobs, Bill Gates… eles copiaram o Xerox PARC. Então Bill Gates venceu, então o Microsoft Windows funciona em qualquer lugar. A partir daí, a ferramenta que as pessoas usaram para pensar e trabalhar é o Microsoft Office e era uma ferramenta monolítica, talvez com um conjunto de programas diferentes. É assim que funcionam os negócios mundiais, é assim que as pessoas foram educadas. Tornou-se como as pessoas pensam, como as pessoas se comunicam.

Então a Internet apareceu em meados dos anos 90 e isso meio que desfez o monopólio da Microsoft. E então veio o primeiro aplicativo da web. Então, passamos de uma coisa, o Microsoft Office, e hoje ele se tornou muitos, muitos produtos SaaS diferentes.

Basta olhar para o Slack. Um dos motivos de ser tão popular é que ele encadeia todas as notificações e comunicações dos produtos SaaS, certo? Então você não precisa sair por aí para caçar novidades.

Então, estou dizendo, estou vendo e espero que estejamos nesta oscilação do pêndulo de um produto, o Microsoft Office, para muitos produtos SaaS. E agora o pêndulo está oscilando novamente em direção a algo mais agrupado.

Quero que a Notion, ou uma empresa como a Notion, pegue essa onda. Pode ser um produto tão poderoso quanto essas cinco ferramentas SaaS diferentes.

A maneira modular e flexível com que você organiza a equipe é semelhante à maneira como você contrata e à maneira como constrói o produto. Qual foi sua inspiração ou motivação para pensar sobre isso?

Eu argumento que essa é a única maneira de resolver um problema. Use o pensamento dos primeiros princípios, o que algumas pessoas chamam de “pensamento sistêmico”. Não baseie sua abordagem apenas em copiar e ajustar um pouco o que outras pessoas fizeram. Dê um passo para trás e veja como você pode resolvê-lo fundamentalmente.

Qual o seu sonho com o Notion? 

Que nos próximos 5 a 10 anos, o Notion será a infraestrutura front-end para o mundo. Basta sonhar com um software e você poderá construí-lo usando o Notion. 

Fontes: Invisionapp, Sequoia, undigital

Continue Reading
Advertisement Proxxima

Trending

Copyright © 2021 Morse News