Proxxima

Trends

Demita-se

E comece o ano desafiando sua versão 2023

Published

on

Demita-se

E se dissermos que “qualquer pessoa com mais de dois anos na mesma empresa deveria ser demitida”? Muito radical? Antes de concordar, ou discordar, vale uma reflexão; o que você faria se estivesse começando hoje em um novo trabalho? Como você provaria o seu valor, sua capacidade e suas entregas?

Para quem acaba de chegar, existe obviamente um período de “onboard” para conhecer melhor a empresa, os produtos e serviços, o mercado, os concorrentes, os processos etc, mas passado esse tempo está na hora de colocar suas entregas em prática. Salvo exceções, nas quais a contratação tem algum foco específico, para quem chega é muito mais fácil encontrar caminhos e provar o seu valor em oportunidades de melhoria e otimização dentro do que já está sendo feito ao invés de já chegar propondo novos produtos, novos serviços ou novos mercados.

O ponto é que fazer algo melhor é diferente de fazer algo novo e, apesar de óbvio, existe aqui algo estrutural e importante para ser considerado. Estamos na semana de definir as promessas e listar as diversas iniciativas para o ano e normalmente temos um percentual muito maior de “novo” do que de “melhor” em nossos To Do’s. Novos desafios, novos projetos, novos aprendizados.

Mas você sabe o porquê?

Apesar de parecer mais desafiador fazer algo novo, existe no novo uma permissividade implícita de erro e ineficiência. Ninguém consegue começar algo do zero sem errar e já na excelência. Por outro lado, melhorar algo que já está sendo feito, na prática, acaba sendo mais desafiador se considerarmos que já temos uma baliza para seguir e indicadores para medir. E isso vale para tudo na vida. Para quem já fez dieta sabe que os últimos quilos são os mais difíceis de se perder.

Novo ou Melhor?

Muito provavelmente, seja para você mesmo, ou para o seu gestor, assumir que algo que você vinha fazendo nos últimos meses, ou quem sabe até anos, não era o melhor ou mais eficiente é algo difícil. A dúvida entre “terei elogios pelo avanço” ou “receberei críticas por não ter visto antes” provavelmente te force, no seu subconsciente, a buscar algo novo ao invés de melhor. Não estamos dizendo que inovação não deva estar na pauta de profissionais ou empresas, principalmente no planejamento de um novo ano. Muito pelo contrário, nos dias de hoje, a inovação já é algo aguardado e esperado por parceiros e clientes e sua ausência pode tirar sua empresa do jogo. Porém, enquanto o novo gera awareness e atrai novos clientes, a fidelização e recorrência está muito mais relacionada à melhorias e eficiências.

Troque a sua skin

No universo dos games, “skin” significa roupas ou elementos virtuais que compõem o seu avatar nos jogos, praticamente um visual alternativo. Na nossa vida, seja pessoal ou profissional, também temos as nossas “skins”. Skin de vendedores, de empreendedores, de líderes, de pai/mãe, de creator, e assim vai… 

Na linha de entendermos pontos de melhoria para a sua nova versão, é preciso considerar as suas diferentes “skins”. Para cada papel que você atua há dezenas de pontos de atenção e melhoria, e também de pontos positivos e conquistas. Separar estes diferentes papeis pode te dar maior clareza em relação as suas versões. Muitas vezes nos sentimos perdidos, estagnados ou desmotivados mas não paramos para pensar em quais “skins” estamos assim e qual “skin” nova queremos colocar. 

Desafie a sua versão 2023

Demitir-se é um exercício de humildade. É um processo de você talvez deixar algumas emoções e cobranças de lado, e humildemente reconhecer e analisar os seus erros e pontos críticos de 2023, assim como os pontos fortes e suas conquistas. E em um equilíbrio honesto, humilde e justo, a sua própria demissão te permitirá visualizar de forma mais clara os caminhos de melhoria contínua e também de recuperar aquela energia inicial que tanto falamos no período de experiência. 

E esta energia, empolgação, e clareza quanto as coisas ao nosso redor (que influenciam diretamente na nossa melhoria contínua) pode ser constantemente reavaliada e incentivada. Não como uma avaliação chata, com uma alta cobrança ou “peso”, pelo contrário, como um momento único de humildade, autoconhecimento e conexão. Chame do que quiser…demitir-se, resetar a sua mente, recontratar-se, mas escolha um momento da sua semana, mês ou quarter, para este momento de avaliação e clareza. E isso se aplica também aos times e negócios, afinal, provocar seu time para reavaliar com humildade e honestidade projetos e entregas criará um ambiente mais propício a melhorias, inovações e diálogos mais honestos. 

Continue Reading
Advertisement Proxxima

Trending

Copyright © 2021 Morse News