Proxxima

Sem Categoria

A volta do Orkut

Orkut Büyükkökten, o empreendedor turco que fundou o Orkut.com.

Published

on

O Orkut.com foi um grande sucesso aqui no Brasil e a primeira rede social de muitos! A plataforma foi criada por Orkut Büyükkökten em 2004, quando ainda atuava como gerente de produto no Google. O engenheiro de computação e ciência da informação com PhD na universidade de Stanford, decidiu usar seus 20% de tempo em projetos paralelos para desenvolver o serviço de rede social. Com o alto crescimento, a rede social se tornou enorme na Índia e aqui no Brasil, mas fechou em 2014 depois que o Facebook se fortaleceu e o próprio Google avançou com o Google +. 

Em 2016, Orkut anunciou uma nova rede social chamada Hello que, segundo ele, era “a primeira rede social construída através de amizades profundas, desenvolvida para ajudar o público a se conectar com pessoas que compartilham das suas paixões”. O aplicativo chegou a ter quase 1 milhão de downloads no Brasil, contudo, tempos depois a rede social foi pausada. 

Na última semana, o empreendedor nos surpreendeu com uma possível volta da rede social Orkut.com como comentamos aqui no último morse news. E por isso, trouxemos para o Ghost Interview de hoje Orkut Büyükkökten  para compartilhar sua visão sobre redes sociais, comportamento, privacidade e negócios.  Boa leitura! 🙂 

Como foi o início do Orkut? Você já havia criado uma outra rede social em Stanford, certo?

Sim, eu criei uma rede social para estudantes em Stanford chamada Club Nexus, três anos antes de uma pessoa abandonar Harvard para lançar o Facebook. Eu comecei a trabalhar no Orkut.com quando eu era engenheiro no Google. Na época o Google dava aos engenheiros liberdade para usar 20% do seu tempo em algum projeto que eles tivessem muita paixão. Até o dia que ele foi lançado, o Orkut.com era um projeto de um homem só!

(Spotnicks – 2021)

O que você aprendeu com a jornada do Orkut?

A transparência é muito importante. Fomos transparentes quanto à privacidade, quanto aos dados do usuário. Se você ver as redes sociais hoje, os usuários não sabem como seus dados são usados ​​e com quem são compartilhados. Gostaria de dizer que hoje é mais importante do que nunca ser transparente sobre suas práticas. Portanto, a privacidade do usuário deve vir em primeiro lugar, especialmente se você tiver uma rede social. Precisamos olhar primeiro para a segurança dos dados. As redes sociais hoje se preocupam com o número de usuários, tempo gasto e engajamento. É tudo sobre marcas, corporações, anunciantes e acionistas.

A próxima coisa que eu mencionaria é que é tudo sobre comunidade – é tudo sobre pessoas. E isso é o que está faltando nas mídias sociais hoje. Estamos perdendo o elemento humano.

(Entrevista Social Samosa – 2018)

O Orkut foi um grande sucesso na índia e aqui no Brasil! Quais semelhanças você visualiza no impacto do Orkut nestes países?

Existem muitas semelhanças culturais entre a Índia e o Brasil. As pessoas em ambos os países são muito acolhedoras e extremamente amigáveis, o que transcende suas interações nas redes sociais. Eles também são early-adopters de novas tecnologias. O Orkut.com tinha tudo a ver com conectividade e comunidades que ressoam bem com a Índia e o Brasil.

(Gadgets 360 – 2016

Você imaginava que poderia dar tão certo no Brasil? Por que você acha que foi um sucesso por aqui? 

Eu não estava esperando que fosse assim no Brasil porque eu não conhecia muito sobre o país . Mas na última década, eu estive apto a aprender muito mais sobre o povo brasileiro e sobre a cultura. Hoje acredito que foi muito natural que o Orkut.com tenha sido tão popular. Os brasileiros são muito curiosos, são early-adopters, amigáveis e possuem uma forma autêntica de se conectar. Todos são acolhedores e eu construí o Orkut.com com esse tipo de audiência em mente, com pessoas que estão procurando por união e amizade. Por isso que eu acho que se encaixou muito bem com o Brasil! 

(Entrevista Zoom Digital – 2020

O que o motivou a iniciar a Hello?

Minha ambição sempre foi aproximar as pessoas por meio da tecnologia e consegui fazer isso com o Orkut.com. Mas, desde o Orkut, o cenário social mudou drasticamente. Das compras ao consumo de vídeo, tudo é feito no celular; temos uma geração inteira conectada a smartphones. Era hora de ter uma nova rede social…

(Entrevista Social Samosa – 2018)

Como você visualiza as redes sociais de hoje? 

As redes sociais de hoje são especificamente desenhadas para nos ajudar a nos promover. Estas plataformas fazem dinheiro quando você mostra interesse em exibições públicas de outras pessoas. Como resultado, nós nunca estivemos tão conscientes dos sonhos e desejos de outras pessoas. Todos os dias recebemos uma cascata de informações sobre outras pessoas que nós nunca soubemos se precisássemos e que nunca estivemos preparados. 

(Entrevista Zoom Digital – 2020

Quais são as principais mudanças no nosso comportamento diante das redes sociais?

Uma das principais tendências da tecnologia na última década foi a mudança para o celular. Estamos todos acessando serviços de busca, notícias, compras, vídeo e mídia social em telefones celulares e tablets agora. Outra grande diferença é o fato de que a nova geração está crescendo com as redes sociais, enquanto a nossa geração testemunhou a introdução das redes sociais.

O social é um cenário em constante evolução. É muito importante sempre inovar e estar em contato com a geração, os padrões de uso e a sensibilidade da comunidade. 

(Gadgets 360 – 2016

Olhando para o passado do Orkut, quais são as principais características que ainda o diferencia das redes sociais de hoje?

Acredito que o orkut.com encontrou sua comunidade porque reuniu tantas vozes diversas de todo o mundo em um só lugar. Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde o ódio e a desinformação não fossem tolerados. Nos dedicamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde você pudesse conhecer pessoas reais que compartilhavam seus mesmos interesses, não apenas pessoas que curtiram e comentaram em suas fotos.

(Mensagem oficial no Orkut.com – 2022)

O Orkut vai voltar? O que podemos esperar?

Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo….

(Mensagem oficial no Orkut.com – 2022)

Como deve ser a rede social ideal?

A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula.

(Mensagem oficial no Orkut.com – 2022)

Enquanto aguardamos as novidades do Orkut, confira algumas ferramentas para gestão das suas redes sociais: 

Mlabs: Ferramenta completa de gestão de redes sociais que permite: agendar posts, responder usuários, gerar relatórios personalizados e outros.

Hootsuite: O HootSuite é um painel de midias sociais feito para você gerenciar Twitter, Facebook, Linkedin, Foursquare, além de contas de e-mail.

Linktree: Ferramenta de fácil gerenciamento de links em redes sociais, que permite a todos os seus clientes acessarem todo seu conteúdo em apenas um link!

No Digitaliza.ai você encontra as melhores soluções digitais para seu negócio.

Continue Reading
Advertisement Proxxima

Trending

Copyright © 2021 Morse News