Proxxima

Morse News

A AltStore se posiciona com loja de aplicativos alternativa na UE

Published

on

A AltStore, uma plataforma inovadora de distribuição de aplicativos, está se preparando para fazer sua estreia na União Europeia com uma proposta singular: oferecer aplicativos sustentados financeiramente pelo Patreon. Esta iniciativa chega em um momento crucial, à medida que a Apple adapta-se às exigências da Lei de Mercados Digitais (DMA) da UE, que busca incentivar a competição e desmantelar monopólios no setor digital.

Conhecida por sua abordagem alternativa ao sideload de aplicativos no iOS, a AltStore está expandindo seus horizontes com uma versão atualizada para o mercado europeu, que se destaca pelo suporte a aplicativos financiados através do Patreon. Esta estratégia estreita o relacionamento entre desenvolvedores e usuários, focando em um modelo de monetização que prioriza o apoio direto em detrimento dos tradicionais anúncios ou compras internas.

Riley Testut, o desenvolvedor por trás da AltStore, tem dado amostras do que esperar dessa nova versão, com a integração do Patreon como uma maneira distinta de gerar receita. Inicialmente, a AltStore na UE contará com dois aplicativos: o Delta, um emulador de videogames disponibilizado gratuitamente, e o Clip, um gerenciador de área de transferência que requer uma contribuição no Patreon para ser acessado. Esta abordagem inovadora não somente desafia o modelo convencional de monetização, mas também proporciona uma interação mais profunda entre desenvolvedores e sua comunidade.

Em resposta às novas regulamentações da DMA, a Apple está implementando APIs e estruturas que facilitam a distribuição de aplicativos fora da App Store. Esta iniciativa é crucial para viabilizar a operação de lojas alternativas como a AltStore dentro do ecossistema iOS. A AltStore está liderando esse movimento, aproveitando as novas políticas para oferecer uma alternativa robusta à App Store.

Adicionalmente, a Apple introduziu um modelo de cobrança para lojas de aplicativos alternativas, com uma “Taxa de Tecnologia Central” de 0,50 euros por cada instalação anual de aplicativos que ultrapassam o limite de um milhão de downloads. Esse modelo busca um equilíbrio entre a abertura do ecossistema da Apple e a manutenção de sua infraestrutura, embora a conformidade da empresa com as normas da DMA ainda esteja sob análise pela UE.

A chegada da AltStore na União Europeia não apenas marca o início de uma nova era para a distribuição de aplicativos no iOS, mas também serve de inspiração para o mercado brasileiro. Plataformas como o digitaliza.ai já se posicionam na expectativa de uma regulamentação equivalente no Brasil, que permitiria a criação de App Stores alternativas em território nacional. Esse cenário promissor aponta para uma tendência de mercado cada vez mais aberto e competitivo, onde a inovação e a preferência dos consumidores ganham destaque.

Fonte: TechCrunch

Continue Reading
Advertisement Proxxima

Trending

Copyright © 2021 Morse News