Trends
AdTech e MarTech!!!!
Com + de 10.000 opções, quais fazem sentido para o seu negócio?
Em alguns setores da economia as “techs” ainda são vistas como futuro, e orbitam ao redor do core business trazendo inovações pontuais, seja em ganho de eficiência ou receita incremental. Já em alguns outros segmentos podemos dizer que o setor inteiro virou “tech“, mudando completamente a dinâmica de mercado e trazendo desafios e oportunidades. Um exemplo disso é o mercado de Marketing e Publicidade. Dos gastos realizados em publicidade, as empresas de tecnologia já são os maiores players em share de verba, não à toa ganharam o apelido de “Big Techs”. Das 10 maiores empresas do mundo, 5 atuam diretamente ou indiretamente com tecnologia para marketing e publicidade; Apple, Microsoft, Google, Amazon e Meta. Falando também de formatos e possibilidades, mesmo os meios mais “tradicionais” da publicidade como o rádio, a televisão e até mídia outdoor (OOH) já são comprados e analisados através de plataformas tech de Digital OOH (DOOH). Nesse contexto, não é exagero dizer que o vertical de AdTech e MarTech já é hoje um dos maiores, senão o maior, do mercado de tecnologia.
De acordo com dados da Statista, em 2022 existiam 9.932 empresas de Martech em todo o mundo. Isso representa um aumento significativo se compararmos com 10 anos atrás, quando existiam apenas 150 empresas. No Brasil, segundo o último relatório Scape Report – AdTech e MarTech, da Pipeline Capital, já passou de 800 o número de AdTechs e Martechs atuando no Brasil. Esse crescimento vertiginoso destaca a importância crescente dessas tecnologias no mercado global e também no Brasil, e abre um grande desafio para profissionais de marketing e publicidade que precisam saber como fazer o melhor uso de todo esse ferramental existente.
Back to basics
Começando pelo conceito, as Martechs são empresas que utilizam a tecnologia e os dados para otimizar iniciativas do marketing de forma mais ampla e estratégica, indo de soluções de pesquisa e inteligência de mercado à ferramentas de automação de marketing. Já as AdTechs são focadas em otimizar a publicidade, indo de iniciativas mais voltadas a otimização da criação e produção de peças até a compra e otimização de mídia programática e gestão de iniciativas em redes sociais.
O boom de soluções de AdTech e MarTech se deve em grande parte ao crescimento acelerado do mercado impulsionado pelas Big Techs de marketing e publicidade que criaram uma série de oportunidades que estão sendo aproveitadas por milhares de startups focadas no segmento. Basta vermos a quantidade de empresas focadas em necessidades bem específicas que são complementares aos produtos e serviços destas big techs, como por exemplo as plataformas de criação e edição de conteúdo, as de gestão de grupos de whatsapp, as voltadas criação de “link na bio”, agendamento de postagens em redes sociais dentre várias outras. Chegamos a falar sobre isso no Morse Trends “Vai uma carona ai?” no qual abordamos justamente esse modelo de negócios que é focado em soluções simples, fáceis de implementar (low-code / no-code) e baratas, mas que voam junto com o ganho de escala das Big Techs. Essa semana mesmo falamos no Morse Audio News sobre o CapCut, um editor de conteúdo para redes sociais, que atingiu a marca de U$100 milhões em receita, tendo nascido com foco em ajudar a produzir conteúdo para o TikTok.
Orquestrando diversas ferramentas
“Não sei qual o maior risco para o nosso negócio; gastar tempo e recursos demais testando muitas soluções desnecessárias ou deixar passar uma solução que poderia fazer uma grande diferença em nossa operação”, esse desabafo pontual de um CMO pode facilmente ser replicado para diversos outros profissionais pois, com as cerca de 10.000 empresas e soluções mapeadas no mercado, vem junto um duplo desafio: quais soluções fazem sentido? E como escolher a melhor opção?
Segundo um estudo recente apresentado pela Martech Special Reports, o conhecimento prático sobre uma stack eficiente de Marketing já é hoje um dos pontos principais para a escolha de CMO’s. Ou seja, em paralelo ao conhecimento sobre estratégia de marketing, saber quais as melhores ferramentas e soluções fazem sentido para traduzir a estratégia em execução faz toda a diferença.
Um exemplo simples, e talvez já bem batido deste assunto, é o próprio ChatGPT. Apesar de ser “apenas” uma ferramenta, a sua adoção, ou pior a não adoção, tem impacto direto na estratégia, eficiência, competitividade e até futuro de uma empresa. De forma menos óbvia, a soma de outras ferramentas pode ter o mesmo impacto. Uma empresa que tenha soluções estruturadas, e metodologias, de CRM, CDP e MGM, provavelmente tem maior potencial de gerar receita com eficiência do que uma empresa que não tenha.
Unboxing MarTech
Se você tem filhos, muito provavelmente já deve ter assistido com ele algum vídeo no Youtube com o conceito de unboxing, ou seja, outras crianças abrindo brinquedos e mostrando na prática como eles funcionam. Além do entretenimento em si, essa é uma forma simples da criança escolher um presente já sabendo na prática como vai ser a experiência com o produto. No mundo da tecnologia algo parecido vem acontecendo e profissionais estão cada vez mais indo atrás da versão unboxing dos softwares, seja em conteúdos online, seja em eventos. O WebSummit é um evento que vem explorando isso ao máximo. Enquanto alguns grandes eventos priorizam o patrocínio e a presença de poucos e grandes players, muitos deles já conhecidos pelos profissionais que frequentam o evento, com seus stands gigantescos, o WebSummit tem uma dinâmica na qual consegue colocar centenas de startups em minúsculos “stands” nos quais Diretores, VP’s e profissionais de grandes empresas, que estão acostumados a serem tratados com biscoitos e champagne nos grandes stands, ficam em pé, sem nem uma água para beber, mas com o objetivo de estar updated das novas tecnologias. Outro formato de evento também muito popular hoje em dia no mundo da tecnologia é o “speed date“, no qual profissionais de grandes empresas são convidados a passar alguns dias em um hotel, mas com uma agenda já pré definida de pequenas reuniões e workshops nas quais empresas vão apresentar suas novidades.
Um marketplace de soluções
Eventos, workshops e “speed dates” são algumas das formas de profissionais se manterem atualizados mas, para o dia-a-dia, não seria melhor se encontrar, comparar e escolher uma solução de AdTech e MarTech fosse tão simples quanto pedir uma Pizza pelo Rappi ou iFood? Com isso em mente foi apresentado essa semana no Maximídia, evento que aconteceu no Hotel Unique em São Paulo com a participação de William Bonner, Sabrina Sato, Podpah dentre outros, o ProXXIma Marketplace. O projeto nasceu de uma parceria entre o digitaliza.ai, empresa especializada em marketplace de software, a Pipeline Capital, criadora do relatório Scape Report – AdTech e MarTech e o Meio & Mensagem, maior plataforma de marketing e publicidade do Brasil, com objetivo de organizar o ecossistema de AdTech e MarTech, criando um marketplace específico para esse vertical. O Projeto conta com Categorias e Subcategorias específicas, para ajudar os profissionais na busca por soluções para atender seus desafios, funcionalidades de Comparação, para entender os diferenciais práticos entre as soluções existentes, além de Reviews para que a própria comunidade possa trocar experiências na busca de conhecimento sobre o que pode ou não fazer sentido para cada tipo de empresa e necessidade. Em resumo, seja pelos eventos, seja pelos conteúdos ou pelo marketplace, estar antenado sobre quais as melhores soluções para os desafios de marketing e publicidade pode ser hoje o diferencial para empresas e profissionais estarem à frente dos concorrentes.